amplificador de 70W alguem já montou ?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

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Mensagempor aguivone » 27 Set 2010 10:08

já montei um amplificador com o tda2002 o som é excelente mas o circuito precisa ser fonte simetrica tentei usar ele no carro mas não deu certo , tô achando que vou ter que fazer um conversor dc dc e dai fica mais facil fazer funcionar! mas valeu pessoal vou ver como vou fazer aqui .
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 27 Set 2010 11:15

fabim escreveu: ... OH proex,,, não deixa os meninos acreditarem em contos de fada não, você tem que mostrar a verdade nua e crua pra eles....

A Verdade nua e crua ...

Em um Amplificador a Válvula a Tensão de Placa de uma 12AX7 é de 250 V
(Fonte de 400 Vdc)
para um Sinal de 10 V no último estagio amplificador.

E isso faz toda a diferença

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Mensagempor zazulak » 27 Set 2010 22:06

Aqueles amplificadores automotivos tipo "booster", que tem saída em push-pull com transformador de carga, conseguem ter na saída uma tensão de pico próxima ao dobro da tensão de alimentação, o que poderia ao menos beirar os 70w rms (considerando a tensão de bateria com o motor ligado), ao custo de uns 20% de distorção.

Este esquema do "amplificador inversor" foi scanneado de uma edição "fora de série" da revista Saber Eletrônica, onde são publicados projetos enviados pelos leitores. Este esquema tem erros.. nem adianta montar que não funciona.

------------------------------------

Este arranjo de saída com dois transistores NPN era popular há algumas decadas atrás, quando ainda não existia tecnologia para fabricar transistores PNP de potência igual a um NPN similar.


Se você quer uma potência maior que uns 20W com uma qualidade descente no carro, não terá como fugir de um circuito elevador de tensão. Não precisa necessariamente ser um conversor isolado, com transformador. Um conversor boost com saída de uns 50V já lhe dará uma potencia razoavel, algo tipo 50W rms. Inclusive, diz a lenda que existem alguns cd players automotivos que usam este recurso.
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Mensagempor MOR_AL » 28 Set 2010 12:07

Bom. Claro que não é uma solução elegante, mas não há necessidade de usar apenas um falante de 4 ohms. Podem ser diversos em paralelo. Ou aumenta-se, e bem, as bitolas dos fios que vão para os falantes, ou conecta-se cada falante à saida com o seu par de fios.
Outra solução, também sem usar elevador de tensão, seria colocar-se vários amplificadores, de menor potência, recebendo o sinal do pré. Cada um com o seu falante. Melhor ainda se os falantes fossem alimentados por meio de ponte H.
Nunca parei para perguntar, mas já ví muitos amplificadores para veículos, prontos à venda. Usam MOSFETS, e acho que em ponte. Procure se informar. Parece que sai mais barato que fazer, e ainda ter que descobrir porque não funcionou, ou pior, porque queimaram os transistores de potência.
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Mensagempor renatokodaira » 28 Set 2010 15:43

Nunca parei para perguntar, mas já ví muitos amplificadores para veículos, prontos à venda. Usam MOSFETS, e acho que em ponte. Procure se informar. Parece que sai mais barato que fazer, e ainda ter que descobrir porque não funcionou, ou pior, porque queimaram os transistores de potência.


Muitos amplificadores comerciais para carro colocam a palavra MOSFET na caixa, mas na verdade os transistores MOSFETs nao estao na etapa de saida, mas sim sao usados como chaveadores do conversor DC DC e usam transistores bipolares no circuito de saida. Afinal, quem compra amplificador de muita potencia para carro nao estah muito preocupado em ter alta fidelidade, mas sim em atazanar a vida dos outros fazendo muito barulho.
Nessa area de som automotivo tem muita enganaçao.
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Mensagempor xultz » 28 Set 2010 15:49

Os amplificadores de carro não são feitos em classe D, são classe AB?
Pensei que os MOSFETs fossem chaveadores de saída classe D...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
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Mensagempor Sergio38br » 28 Set 2010 16:09

Na verdade fora as fontes chaveadas, nos estagios de saida voce encontra classe AB com Mosfets ou transistores de Potencia e Classe D com os Mosfets.

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Mensagempor renatokodaira » 28 Set 2010 16:23

Xultz, me expressei mal. Existem sim amplis MOSFETs com transistores MOSFETs na saida (eu tenho um Pioneer antigo de 100W x 2 que tem saida mesmo MOSFET). Mas muitos sao enganaçao mesmo. Talvez uma boa pista eh ver a especificaçao de THD, se for bem baixa, a chance de ter MOSFETs na saida eh mais alta (mas jah nao sei qual seria esse valor pra um ampli classe D)..
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 28 Set 2010 17:47

renatokodaira escreveu: ... Afinal, quem compra amplificador de muita potencia para carro nao estah muito preocupado em ter alta fidelidade, mas sim em atazanar a vida dos outros fazendo muito barulho. ... .

E depois um Som com distorção parece (e é ) de maior intesidade (mais alto).

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Mensagempor MOR_AL » 29 Set 2010 05:59

Bom.
1 - Quem usa som em automóveis está incluindo o barulho da rua. Portanto, mesmo fechando as janelas, haverá inclusão de "ruído" e consequentemente, perda de fidelidade.
2 - Eu cheguei ao ótimo, usando fones de ouvido de alta qualidade. Daqueles que entram no ouvido. O barulho externo ficou muito atenuado mas foi proibido por motivos óbvios.
3 - Fazendo uma analogia do sistema de som com uma corrente com elos de diversas espessuras. A corrente rebentará no elo mais fraco, correspondendo aos falantes e suas caixas. Elas produzirão diversos problemas. Distorções, retumbância, etc.
4 - A distorção de amplificadores com transistores pode até ser inferior aos irmãos com mosfets (ambos em classe AB). Com transistores se consegue 0.1% e com mosfets um pouco menos, porém as caixas com seus falantes normalmente apresentam distorção perto de 5 a 10%. É a tal da corrente. Acrescente-se os tais ruídos externos e se conclui que um amplificador com 1% de distorção já dá muito bem para o "gasto".
5 - Digo "gasto", porque para se reduzir a distorção introduzida pelas caixas, a ponto de se poder perceber a diferença da qualidade do amplificador, teríamos que gastar uma pequena fortuna. Isso tudo também não seria compatível com um som veicular.
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 29 Set 2010 10:07

MOR_AL escreveu:Bom.
1 - Quem usa som em automóveis está incluindo o barulho da rua. Portanto, mesmo fechando as janelas, haverá inclusão de "ruído" e consequentemente, perda de fidelidade.

Isso é discutível.

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Mensagempor MOR_AL » 29 Set 2010 13:54

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
MOR_AL escreveu:Bom.
1 - Quem usa som em automóveis está incluindo o barulho da rua. Portanto, mesmo fechando as janelas, haverá inclusão de "ruído" e consequentemente, perda de fidelidade.

Isso é discutível.

O Som é um fenômeno Psicoacustico
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...mas psico ou não, ou distinguindo ou não, atrapalha o barul.. erh ... o som! :lol:
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