Utilizar a USB como paralela/Serial

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Utilizar a USB como paralela/Serial

Mensagempor joao » 02 Jan 2007 15:41

Ola pessoal!

Sempre que eu vejo alguns projetos de CNC ou algo que seja controlado pelo computador, sempre vejo que as portas utilizadas são as famosa paralela e a serial.
Gostaria de saber se alguém tem algum projeto que simplesmente consiga fazer com que se trabalhe com a porta USB, mas de maneira tão simples quanto a um as paralelas e seriais.
Por exemplo, a pessoa conecta no computador e o mesmo reconhece a entrada como se fosse uma impressora(ou algo parecido) instala ela e está pronto para utilizar ela, simplesmente manda bits para o dispositivo e ela já começa a funcionar(nesse caso, converte os bits para a sinais elétricos que são lidos pelo microprocessador, por exemplo).
:)

Alguém poderia me ajudar nesse tipo de projeto?

muito obrigado.
João
joao
Byte

Mensagempor Andremp » 02 Jan 2007 18:04

eu dei uma estudada por cima sobre o assunto a algum tempo pra usar a usb como serial com pic e windows,
e a melhor maneira que achei foi o usb cdc, o código do pic vai ter uma estrutura pra esse cdc com duas variaveis pid e vid, e você pluga a usb no pc e quando ele pedir o driver você joga um arquivo que tem o mesmo pid e vid que você pos no pic (um deles nao lembro qual voce pode alterar pra diferenciar entre os varios projetos) entao o windows passa a emular uma serial para aquela porta usb, criando um nova COM no sistema que pode ser acessada como qualquer outra serial COM.
Com isto voce pode migrar seus projetos para usb sem alterar o programa do pc só alterando o codigo no pic. Os códigos do pic e do driver voce encontra no site da microchip. E eu nao testei nada do que estou falando, se conseguir alguma coisa comenta ai.

Alguem tem alguma ideia de como faço o código no pc para que ao conectar um projeto desses na usb o meu programa encontre automaticamente qual é a porta COMx que está o meu projeto ?
Talvez precise de alguma alteracao no driver, nao sei...
Andremp
Bit

Mensagempor andre_luis » 03 Jan 2007 08:20

Pessoal,

Usar um conversor USB/serial, não vale ? Voce usa o mesmo programa feito, sem alteracao alguma.
O cabo conversor custa uma fortuna, mas os chip's da FTDI são bem baratos.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Rinaldo » 03 Jan 2007 08:47

Outra forma seria utilizar uma classe HID, e utilizar uma biblioteca tipo LibUSB para se comunicar com seu hardware. existem também uma DLL MPUSBAPI.DLL que pode ser utilizada em VB ou C para acessar o hardware.

Rinaldo
Rinaldo
Nibble

Mensagempor Andremp » 03 Jan 2007 12:49

para vender um projeto para varios clientes (com o mínimo de especificacoes necessárias para o pc), por mais interessante que seja a usb ainda tem muita gente com computador que só tem a serial, por isso ainda é bom manter um esquema que utilize ambas as entradas.
Andremp
Bit

Então

Mensagempor joao » 04 Jan 2007 12:39

Fiz está pergunta pois estou curioso para saber porque não existe uma maneira fácil de se fazer isso.
A minha idéia de facilidade seria você poder plugar a USB e a máquina CNC virar uma impressora do tipo CNC. Dai a aplicação(AutoCAD por exemplo) mandaria imprimir nessa impressora.
Até onde eu sei, existe um padrão de protocolo de impressão, que é tratado pelo driver, para que cada impressora tenha o seu próprio protocolo. mas poderia ser criado um driver que fosse plug and play, que ao conectar, o windows tenta baixar do dispositivo diretamente. Entenderam a idéia? Deixar ela diretamente ligada ao software de design da placa (AutoCAD/eagle e etc)
Pergunto isso porque se usar a serial, hoje em dia a gente faz um prog em C/VB e etc, e o mesmo pega o arquivo gerado por outro arquivo e então manda imprimir, o que seria exatamente o driver da impressora no meu caso.
Por outro lado, como o amigo falou, esse mesmo driver poderia ser utilizado para mandar imprimir na serial, ou seja, para o usuário final, tanto faz se é paralela/serial/USB. Vou dar mais algumas estudadas e caso consiga mais info, passo para vocês.
Ok?

[]'s João
joao
Byte

Voltar para Circuitos Diversos