Amplificador para TV a cabo ( existe ? Onde comprar ? )

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Amplificador para TV a cabo ( existe ? Onde comprar ? )

Mensagempor andre_luis » 14 Fev 2011 08:43

Olá pessoal,

Estou com problemas de sinal, que piorou depois que passaram para o modelo de conversor digital.

Eu moro numa casa onde o cabeamento instalado era baseado num modelo de cabo considerado pela operadora ( NET ) como obsoleto.

Entretanto, como ninguem consegue retirar esse cabo do conduíte, a única opção está sendo passar o novo cabeamento por fora da parede, o que seria uma verdadeira favela, ao meu ver.

Já pensei em trocar por outra operadora ( SKY ), mas nesse caso, eu teria de contratar a internet banda-larga com uma terceira operadora, e o custo seria desvantajoso.

A solução que pensei então, foi por conta própria, comprar um amplificador e resolver o problema. Alguém conheçe algo do tipo ?
( Obs.: A internet e o quarto principal tem sinal razoável, mas na sala é que está com problema )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 14 Fev 2011 10:23

Olá André, realmente o cabo interfere muito na qualidade do sinal, estes cabos coaxiais comuns (geralmente pretos com malha de cobre) não são recomendados.

Qto ao amplificador, na minha casa tenho TV a cabo e uso um amplificador para RF de linha, basta que você verifique se a banda passante é suficiente.

Você compra em lojas de eletrônica.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Fev 2011 18:39

Beleza, vou procurar numa loja especializada em antenas aqui na minha cidade. Suponho ser então o melhor caminho.

Sabe como o pessoal chama esse equipamento ? Tipo, se eu pedir um amplificador de RF, vão entender ?
Sabe mais ou menos a faixa de preço disso ? :)

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor daniellp » 15 Fev 2011 06:54

a proeletronic tem excelentes produtos para isto... procure no mercadolivre, tem bastante gente vendendo amplificadores de linha lá... acho que uns 26dB já deve resolver teu problema... só procure saber se o amplificador suporta sinal digital, e ele deverá ser colocado depois do modem, se não tua internet já era...

Boa sorte

Daniel.
daniellp
Byte

Mensagempor brasilma » 15 Fev 2011 07:32

No meu (que está no forro) me parece que estava escrito amplificador de linha.

Se disser para o que é não tem erro.

Abraços.
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 15 Fev 2011 14:05

Procurando pelo nome que voce disse, achei um modelo que parece ser um dos mais vendido no mercado e o preço varia de ~40 reais á ~70 reais.

Vou comprar um e ver se melhora.

+++
Imagem
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 16 Fev 2011 09:20

Nossa, se me recordo bem o meu era muito parecido com esse, funciona bem e já tem uns 3 anos em cima do forro sem problemas!!!
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Fev 2011 18:47

Bom, estou planejando ir amanhã no centro comprar esse troço.
Mas pintou uma dúvida.

Considerando que a TV que assino é Digital, isso implica que possui tráfego em mão-dupla no cabo. Entretanto, esse amplificador - que certamente é baseado em transistor - deve operar em mão-única ( na foto há indicação de Entrada e de Saída ).

Aí vem a dúvida : Mesmo que eu não faça uso do recurso de PPV - onde alguma informação sai daqui ( casa -> central ) - será que há alguma outra funcionalidade onde seja mandatório o tráfego daqui pra lá ? Tipo, só libera se receber onúmero do SmartCard que tá pendurado atrás do conversor ?

No meu entender, enquanto não era digital, o trafego se dava somente de lá pra cá ( central -> casa ), mas agora me parece que há muito mais coisas candidatas a fazer o amplificador de linha não deixar o conversor funcionar. Digo isso, porque num dos atendimentos, o camarado no outro lada da linha, me disse do nível do sinal que eu estava recebendo aqui.

Encontrei esse outro na web, mas pelo preço parece mais simples ainda, mas diz que suporta TV DIGITAL :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -25dbs-_JM

Tenho medo de amanhã ter de confiar na palavra do vendedor.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 18 Fev 2011 23:55

Considere que se houver algum tipo de ruido no sinal (interferências) também será amplificada.
Informe-se sobre algum tipo com filtro.
Se possivel busque em alguma loja especializada em antenas, as "lojinhas" de eletrônica são muito superficiais nessa área.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor andre_luis » 05 Mar 2011 18:07

Pessoal,

Comprei um amplificador da www.proeletronic.com.br de 30dB.
Por enquanto não deu pra concluir nada porque não estou usando um cabo apropriado, pois o pino central parece curto demais, e diferente do instalado pela operadora, mas eu gostaria de entender a seguinte nomeclatura da opção menu > configuração > diagnóstico :
PS : [0 à 100%]
QS : [0 à 100%]
BER : [1E0 à 1E-7]

Alguém sabe quais são os valores adequados ?
Tenho impressão que não está funcionando porque aparentemente está saturando.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2011 16:51

Encontrei a resposta em outro fórum.

Os valores de PS e QS deveriam estar igual ou acima de 70%.
Entretanto para todos canais problemáticos da minha TV, o valor encontra-se com ~50%.

A pergunta agora é :

Quantos dB deve ter o Amplificador de linha que eu for usar ?
Comprei um com 30dB, mas algo acontece que a tela fica toda azul, aparentemente saturando.
Isso é bizarro pra mim. A saturação do sinal antes do conversor seria capaz de impedir aparecer a tela de menudo conversor ???
A configuração testada foi :
CABO_DA_RUA -> DISTRIBUIDOR_PASSIVO -> AMPLIFICADOR_DE_LINHA -> CONVERSOR -> TV

Segue para conhecimento :
http://www.htforum.com/vb/showthread.ph ... -PS-QS-BER

Há outras informações no linkbastante exclarecedoras, como o fato de que os valores acima variam de canal para canal.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 17 Mar 2011 22:04

Pessoal,

Pra conhecimento :

Depois de algums semanas, consegui tempo pra comprar material necessário pra ligar o amplificador na TV ( adaptadores, conectores, atenuadores, cabo coaxial ).
Tive de tentar várias combinações, até conseguir um ganho mais adequado. O sinal não ficou muito bom, mas os canais que antes sequer apareciam, agora funcionam, mas cheio de chuvisco.
Como sugerido pelo Edison, realmente a relação de sinal/ruído deve estar muito baixa ( ou seja, estou amplificando um sinal pequeno e um ruído pequeno, e no final ambos estão elevados )
A próxima tentativa, será amplificar o sinal logo na entrada da casa, para que a amplificação seja de um sinal com melhor relação sinal/ruído, mas terei de adquirir outro amplificador de menor potencia (15dB) já que vou atuar na entrada da casa, onde o sinal anda não está tão atenuado, pois não quero saturar ou distorcer o sinal com um ganho elevado do amplificador atual (30dB)
Depois posto o resultado aqui.

OBS.:

Encontrei um link interessante, mostrando a atenuação de cada tipo de cabo:
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tuto ... gina_1.asp

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Circuitos Diversos