Problema de acionamento de válvula solenóide com Triac

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Problema de acionamento de válvula solenóide com Triac

Mensagempor Everton Esteves Lino » 12 Set 2011 09:57

Eu tenho um circuito de acionamento de válvula solenóide com Triac. Porém, vez ou outra recebo uma placa em que o Triac está queimado (em curto) apenas em um sentido, ou em outros casos, nos dois sentidos. Com isso, o triac conduz mesmo sem o sinal no Gate, fazendo com que a válvula seja acionada sem permissão.

Caso 1: Há um tempo atrás eu utilizava o Triac BTA12-600B com um snubber RC, sendo R=39ohms e C=10nF.

Caso 2: Para resolver o problema, troquei o Triac para o modelo BTA16-600BW (que é um modelo Snubberless), e deixei de colocar o snubber RC.

Nos dois casos descritos acima, existe o mesmo problema de o Triac entrar em curto. A diferença é que no caso 2, o problema acontece menos frequentemente.

O circuito utilizado no segundo caso é:

Imagem

O que poderia levar a queimar o Triac? A força eletromotriz ou contra eletromotriz da válvula solenóide? O que pode ser feito para solucionar este problema?

Eu pensei em (1) utilizar uma ponte de diodos para a válvula, (2) colocar um varistor em paralelo com o Triac ou (3) trocar o Triac por um relé.
Everton Esteves Lino
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Mensagempor Everton Esteves Lino » 12 Set 2011 10:04

O circuito é este:

Imagem
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Mensagempor edison » 12 Set 2011 21:41

De que tensão estamos falando?

Se a válvula + alimentação tb pode se trocada por uma CC , um diodo em anti-paralelo com a bobina segura o "tranco".

Varistor creio que requer um bom dimencionamento (Fabin ,help !)

Relê tem o inconveniente do desgaste de contato por arco (pior se for em CC). Eu (sou das antigas....)particularmente prefiro-os mas em CA.

Tem tb os de relês estado sólido ,mas não saberia dizer os prós e contras,só que são bem mais elaborados.

Nos dois últimos é melho pecar por excesso que por falta.

Deixo aos expertes comentarem ou corrigir.
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Mensagempor edison » 12 Set 2011 22:03

De que tensão estamos falando?

Se a válvula + alimentação tb pode se trocada por uma CC , um diodo em anti-paralelo com a bobina segura o "tranco".

Varistor creio que requer um bom dimencionamento (Fabin ,help !)

Relê tem o inconveniente do desgaste de contato por arco (pior se for em CC). Eu (sou das antigas....)particularmente prefiro-os mas em CA.

Tem tb os de relês estado sólido ,mas não saberia dizer os prós e contras,só que são bem mais elaborados.

Nos dois últimos é melhor pecar por excesso que por falta.

Deixo aos expertes comentarem ou corrigir.
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Mensagempor edison » 12 Set 2011 22:17

De que tensão estamos falando?

Se a válvula + alimentação tb pode se trocada por uma CC , um diodo em anti-paralelo com a bobina segura o "tranco".

Varistor creio que requer um bom dimencionamento (Fabin ,help !)

Relê tem o inconveniente do desgaste de contato por arco (pior se for em CC). Eu (sou das antigas....)particularmente prefiro-os mas em CA.

Tem tb os de relês estado sólido ,mas não saberia dizer os prós e contras,só que são bem mais elaborados.

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Mensagempor edison » 12 Set 2011 23:42

De que tensão estamos falando?

Se a válvula + alimentação tb pode se trocada por uma CC , um diodo em anti-paralelo com a bobina segura o "tranco".

Varistor creio que requer um bom dimencionamento (Fabin ,help !)

Relê tem o inconveniente do desgaste de contato por arco (pior se for em CC). Eu (sou das antigas....)particularmente prefiro-os mas em CA.

Tem tb os de relês estado sólido ,mas não saberia dizer os prós e contras,só que são bem mais elaborados.

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Mensagempor Everton Esteves Lino » 13 Set 2011 08:37

Edison, a tensão de alimentação e da válvula é 127VCA.

Se eu for utilizar varistor, como faço para dimensionar ele?
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Mensagempor andre_luis » 13 Set 2011 20:53

Everton,

Eu já tive problemas com o uso de solenoide, a tal ponto, que era induzido ruído da solenoide para o rele, do rele para os 12v, e dos 12v para o 5v ( cuja trilha de 5v estava próxima do 12v ).
Também já usei um Triac BTA-40 paa acionar um motor de lavadora, quando é comum se usar outros de menor capacidade.

Enfim, apesar de não ter detalhes da sua válvula, o Triac parece estar bem dimensionado.

Entretanto, o uso de proteção contra sobrecorrente é mandatório com cargas indutivas.

Algo que já fiz numa aplicação em específico, foi também a colocação de um capacitor de poliester de alto valor na cara do motor, além do snubber na cara do tiristor, no PCB.

Enfim, voce precisa dar mais atenção á proteção do tiristor.

+++
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Mensagempor edison » 14 Set 2011 00:33

Veja ,apenas dei algumas dicas.
Cálculo de comp. eletrônico não é minha praia.
Mas com certeza aqui no forum tem gente mais interada e competente no assunto.
Tanto que pedi um "help" na resposta anterior.

Aguarde mais respostas.
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Mensagempor EDSONCAN » 14 Set 2011 08:26

Nesse tipo de Triac é dificil saber se esta queimando por sobrecorrente ou tensão, nos do tipo pastilha se tiver um furo no centro é sobrecorrente, se tiver um rasgo negro na lateral sobretensão.

Mas voltando ao seu circuito diria que existe grande chance de que seja por sobre tensão, antigamente vendia-se um RC pronto para se colocar em reles de alta carga para se evitar a sobretensão, mas creio que isso tenha desaparecido, coloque um RC na solenoide e monitore o pico de abertura.

Edson
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Mensagempor xultz » 14 Set 2011 09:09

Eu vou dar um chute bem chutado: esse MOC tem detetor de zero cross da tensão, mas o solenoide defasa a corrente e pode ser que na hora que ele abra, a corrente esteja no máximo (se for um indutor puro), e a corrente armazenada no indutor eleve a tensão e destrua o triac. Eu experimentaria colocar um capacitor prá corrigir o fator de potência, deixa ele bem perto de 1 prá ver se ajuda.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
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