Motor ou Buzina ?

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Mensagempor RobL » 30 Nov 2011 17:21

Coloquei mal, no seu caso não precisa tempo morto. Não havia visto seu esquema, com reles.

Mas está faltando um diodo sobre o motor para dissipar a energia ao comutar. Normalmente usa-se um schottky. Na falta deste, para teste, use um UF4004 mesmo. Mas note, este diodo fica sobre o motor, polarizado inversamente. Teste em um só sentido do motor.
Se colocar o diodo para teste, não mude o sentido de direção do motor se não ficará em curto através do diodo.

O circuito de base do MosFet não é o ideal mas não tem por que não funcionar.
O motor não está parando pois deve estar formando um divisor de tensão com o resistor de 33 ohm e o R de 470ohm está sem controle, ou seja mesmo sem sinal de controle, haverá corrente nessa malha que está ligada direta ao +V pelo R de 33ohm via motor. Não precisa o R de 33ohm onde está no esquema.

Há circuitos que este diodo não ficam sobre o motor mas na PCI.
Penso que funcionou melhor com o R de 33ohm pois este mantém um caminho para dissipar energia ao comutar que seria papel do diodo.
RobL
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Mensagempor sergiotronic » 01 Dez 2011 17:00

PESSOAL, mudei todo o circuito e dispensei o PIC e passei a usar um integrado 74AC14 enviando o PWM para o IRFZ48N. Funcionou perfeitamente sem ruído e controlando o motor do jeito que eu queria. Muito obrigado a todos. MAS, tem sempre um mas, quando tirei o IRFZ e coloquei o sinal num MOC3043 + BTA-40-600 controlando uma lâmpada 220 AC o troço não funcionou direito. Notei que não tenho um controle linear sobre a lâmpada. E se deixo o potenciômetro no começo do ajuste vejo a lâmpada dar umas piscadas sem nenhum sincronismo, aí mexo um pouco no potenciômetro e a lâmpada já vai para o brilho máximo. Quando troco o capacitor do 7414 passando de 1 nF para 100 nF aí consigo ajustar a lâmpada numa linearidade tolerável mas ela fica aumenta e diminui o brilho sempre piscando, coisa que eu não queria. Meu objetivo é vê-la indo de completamente apagada até completamente acesa sem piscar, como se fosse um dimmer controlando ângulo de disparo. Será que tem jeito ?...obrigado
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Mensagempor EvandrPic » 01 Dez 2011 17:22

O controle em corrente alternada tem que ser sincronizado com a senóide... tem que usar um detetor de passagem por zero e aí você atrasa mais ou menos o gatilhamento do TRIAC de acordo com o nível de tensão que você quer (nesse caso o brilho da lâmpada).
Tem tópicos bem atuais discutindo isso no fórum....


sergiotronic escreveu:PESSOAL, mudei todo o circuito e dispensei o PIC e passei a usar um integrado 74AC14 enviando o PWM para o IRFZ48N. Funcionou perfeitamente sem ruído e controlando o motor do jeito que eu queria. Muito obrigado a todos. MAS, tem sempre um mas, quando tirei o IRFZ e coloquei o sinal num MOC3043 + BTA-40-600 controlando uma lâmpada 220 AC o troço não funcionou direito. Notei que não tenho um controle linear sobre a lâmpada. E se deixo o potenciômetro no começo do ajuste vejo a lâmpada dar umas piscadas sem nenhum sincronismo, aí mexo um pouco no potenciômetro e a lâmpada já vai para o brilho máximo. Quando troco o capacitor do 7414 passando de 1 nF para 100 nF aí consigo ajustar a lâmpada numa linearidade tolerável mas ela fica aumenta e diminui o brilho sempre piscando, coisa que eu não queria. Meu objetivo é vê-la indo de completamente apagada até completamente acesa sem piscar, como se fosse um dimmer controlando ângulo de disparo. Será que tem jeito ?...obrigado
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Mensagempor EDSONCAN » 01 Dez 2011 17:31

O Moc tem detector de zero, portanto não da controlar angulo de fase.

Edson
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Mensagempor RobL » 02 Dez 2011 14:29

Tem uns problemas já dito nos posts anteriores e outros:

1- Tem que usar o MOC3023 e não MOC3043, caso venha a usar um opto acoplador.
2- Seu sinal de PWM tem que ser sincronizado com a senóide e terá um DT máx de meio ciclo. Tem que mudar a f do PWM.
Note que para potência aumentar a partir de zero, o pulso só pode subir em de 180* vindo para 0* da senoide e vir aumentando o DT, ao contrário do que é feito para o seu motor, ou inverter o sinal do PWM mas sincronizado com a senóide.
3- Para aproveitar seu circuito como está para o motor, a lâmpada teria que trabalhar com corrente contínua em 220Vcc e o chaveador ser para no mínimo 2x essa tensão. Esquisito para essa finalidade.

Não lembro nada melhor para aproveitar seu PWM para uma lâmpada de 220Vca, estou curioso se houver algo, sem ser como narrei acima.
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Mensagempor sergiotronic » 02 Dez 2011 15:52

Valeu RobL e demais colegas.
Mas eu estava cansado de insistir naquele circuito e resolvi arregaçar as mangas e reunir informações pesquisadas até que montei este circuito que agora divulgo numa boa para quem quiser. Já testei, usei fonte chaveada para alimentação, e os resultados foram excelentes. O motor gira muito lento, quase parando e bem estável, sem zumbidos. Mas ele para também. Gostaria que alguém me ajudasse a proteger o MOSFET contra curto-circuito na saída ou contra travamento do eixo do motor, e eu queria que tivesse um fusivel também. Ou seja, resistor de proteção e fusivel. Alguém desenha e posta ?...obrigado rapaziada.

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Mensagempor EvandrPic » 02 Dez 2011 16:11

Para proteger contra sobrecarga/travamento do motor você pode usar um relé térmico bimetálico.
Quando há sobrecorrente ele corta a alimentação do motor.
Isso é usado nos motores do sistema de vidro-elétrico dos automóveis por exemplo.

Relé Térmico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%A9_t%C3%A9rmico
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Mensagempor ELFS » 02 Dez 2011 17:06

Não vou entrar em detalhes, agora é so trocar o diodo 1N4007 por um mais apropriado para circuitos chaveados, em um dos post anteriores alguem já deu uma dica. A sugestão do 1N4007 foi pela pratica, munca temos disponivel um diodo rapido quando queremos.
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