Perfeitamente, agora sim estamos chegando na solução, realmente faltava informação de minha parte.
Caro Phophollety, não sei se me expressei mau, mas na minha primeira mensagem eu disse “...Estou pensando em usar quatro transistores em ponte para fazer a inversão de rotação mas eu não quero usar um transistor convencional tipo 2N3055...”, mas tudo bem, a reversão de rotação é indispensável e acredito que não seja tão crítica assim.
Como eu havia dito acima e na descrição das fotos, existem dois relés para cada motor, um para ligar a alimentação e outro para fazer a reversão, consequentemente estou usando duas saídas do CLP pra isso. Com estas duas saídas disponíveis, o circuito dos transistores vai ficar simplificado pois todos os quatro podem ser canal P ou N, posso usar por exemplo uma saída para sentido horário e outra para anti-horário e quando eu precisar desligar eu desativo as duas. A mudança do programa do CLP não é problema, eu até prefiro assim.
De imediato pensei em usar fusíveis ultrarápidos mas a idéia de monitoramento eletrônico não é ruim e confesso que vou continuar precisando da ajuda de vocês....rs... eu duvido muito que a corrente possa chegar nestas proporções que você citou pois como pode ser visto na foto, aquele transformador dificilmente conseguirá fornecer mais que 3A . A propósito, quando eu disse que a corrente média era de 6A eu estava me referindo aos dados do datasheet, apesar de saber que a corrente real era menor eu decidi manter esta informação para poder garantir um lugar no céu...rs...mas agora podemos ser mais realistas.
Ddkks, isso é exatamente o que eu quero e é o que originou esta discussão, preciso (se possível) dispensar os dissipadores de calor.
Procurei essa informação que você citou no datasheet mas estou inseguro, se for o que estou pensando o RDS(ON) do IRF3205 é da ordem de 0,008R, segue abaixo o link do datasheet do IRF3205 sugerido pelo JeanPaul.
http://www.irf.com/product-info/datashe ... rf3205.pdf
PS: Phophollety, aquele CLP é um Micrologix1500 da Allen Bradley, nele estão acoplados dois cartões com entrada e saida analógica 4-20ma, um cartão de saida digital 16 pontos, uma NET-AIC e uma IHM Panel View 500 em 485.
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.