Micro sensor de água.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Micro sensor de água.

Mensagempor fabim » 03 Jul 2012 09:44

Pessoal.
Tenho uma aplicação onde eu necessito aferir a presença de água.

Necessito de um sensor eletromecânico, eletrônico, poder da mente, ou qualquer outra forma necessária para o fim indicado.

Minhas dimensões são pequenas, e eu preciso apenas de um feedback se existe ou não água, em uma mangueira, ou em um pré reservatório, ou qualquer outra coisa. Não existe nada ainda definido!!!

OBS: Condução de corrente pela água, esta eliminado!!

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 03 Jul 2012 10:29

Fabim, sem conhecer os detalhes mecânicos fica difícil sugerir, mas vou dar uma idéia que usei uma vez e ficou massa.
Eu precisava detectar a presença de água num cano de PVC (daquele mais fno que vaina parede, acho que é 3/4, ou 1/2 polegada, sei lá, aquele cano marrom que a gente compra no material de construção.
A máquina era muito semelhante a uma máquina de lavar de roupa (mas o objetivo era completamente diferente.). Eu precisava detectar quando estivesse meio cheia, completamente cheia, quase vazia (ela tinha uma resistência no fundo, e quase vazia era com água cobrindo a resistência completamente), e completamente vazia.
A máquina tinha um cano desses que corria verticalmente ao lado dela, ligada lá embaixo, e por vaso comunicante, o nível de água no cano era o mesmo nível da máquina. Então eu tinha que detectar a presença de água em determinados pontos deste cano.
As limitações eram óbvias: tinha que funcionar com componentes do mercado (ou seja, comprável nas malditas lojas da 24 de maio de Curitiba), tinha que ser ridiculamente barato e tinha que funcionar.
Minha ideia foi fazer um sensor capacitivo. E deu certo. A permissividade relativa do ar é 1, enquanto da água é 80. Ou seja, um capacitor com água como dielétrico tem 80 vezes o valor do mesmo capacitor com ar.
O capacitor eu fiz com uma placa, onde fiz duas trilhas correrem paralelas, mas em espiral. Ficou lindo de se ver, pena que não tenho mais o projeto, fiz ele há uns 9 anos atrás. Essas trilhas formavam um capacitor, e no centro da espiral tinha um furo de uns 3mm. Assim, eu fazia um corte horizontal no cano e colocava essa placa. A água vinha enchendo por baixo, e passava por esse furo e continuava enchendo.
O capacitor tinha metade o fenolite como dielétrico (sei lá que permissividade ele tem), e metade o ar acima da placa. Quando a água enchia o sensor, a metade de cima era substituída por água, e a capacitância aumentava.
Esse capacitor ficava num circuitinho jaguara de oscilador com um operacional, tem uma simulação do circuito quase igual aqui: http://www.falstad.com/circuit/e-relaxosc.html (a diferença pro meu é que eu usava alimentação simples, e o schidt trigger tinha então três resistores).
O sinal do oscilador passava por um bufferzinho prá aguentar a viagem, e ia até um pino do PIC, e esse analisava o período, se aumentava a partir de um determinado valor, pimbo: tinha água ali.
Provavelmente tua situação seja com dimensões muito menores, mas ainda assim é possível usar esse princípio.

Se funcionar, não esqueça dos meus 10 purça.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 04 Jul 2012 08:14

Xuxu, muito obrigado pela idéia !!
Eu não havia pensado na capacitância, só condutância direta da água, ou algo mecânico.
Vou montar um oscilador aqui numa placa padrão, e fazer alguns testes!!!
A mangueira tem 6mm de diâmetro externo, e 4 mm de diâmetro interno. É feita de silicone.
O reservatório tem 1,2L de água que alimenta o sistema piezoelétrico de umidificação.
A pastilha piezo fica por baixo de um reservatório de 5cm de diâmetro por 12 de profundidade, e o ponto ideal de água sobre a pastilha é de 2.5CM para este diâmetro.
No meu caso, o reservatório fica 4cm acima dos 2.5 centímetros de água sobre a pastilha.
Eu vou utilizar uma solenoide 12V de um fabricante nacional para fazer o servo controle de nível sobre a pastilha.
Desta forma eu preciso de um fbk do nível da água, e caso eu abra a válvula e em X segundos o nível não estiver ok, eu gero o alarme de nível baixo de água!!
Capisco ?

Abraços. e obrigado.!!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 04 Jul 2012 08:42

Uma outra sugestão é talvez usar um sensor ultrasônico de bolhas. Eu estou procurando desesperadamente um fornecedor desse tipo de sensor, mas tá complicado. Esse aqui parece que tem algo que possa te servir: http://www.moog.com/products/sensors/li ... -detector/
Se você conseguir comprar deles, me avisa como fez.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 04 Jul 2012 09:09

xultz escreveu:Uma outra sugestão é talvez usar um sensor ultrasônico de bolhas. Eu estou procurando desesperadamente um fornecedor desse tipo de sensor, mas tá complicado. Esse aqui parece que tem algo que possa te servir: http://www.moog.com/products/sensors/li ... -detector/
Se você conseguir comprar deles, me avisa como fez.

hehehehe, já encontrou então!! KKK

O Marco da ASLA!!! www.asla.com.br

Eu auxiliei ele no dimensionamento de um sensor deste, e hoje ele fornece para um fabricante de bomba de infusão.
Mano, ve só.
fabim
Dword

sensor de agua

Mensagempor valddir » 05 Jul 2012 11:13

boa tarde tem um sensor que monto com um red switch e um ima como se fosse uma boia e usado em humidicadores de ultrasom pra saber quanto tem agua se precisar me avisa
valddir
Bit

sensor de agua

Mensagempor valddir » 05 Jul 2012 11:15

boa tarde tem um sensor que monto com um red switch e um ima como se fosse uma boia e usado em humidicadores de ultrasom pra saber quanto tem agua se precisar me avisa
valddir
Bit

Re: sensor de agua

Mensagempor fabim » 05 Jul 2012 17:18

valddir escreveu:boa tarde tem um sensor que monto com um red switch e um ima como se fosse uma boia e usado em humidicadores de ultrasom pra saber quanto tem agua se precisar me avisa

ou me manda então o datasheet, ou etm deste itêm !!

pd2@olidef.com.br
Mano, ve só.
fabim
Dword

sensor

Mensagempor valddir » 05 Jul 2012 17:53

olha nao tenho datasheet porque e uma peça que faço pra uso interno, nao te perguntei uma coisa essa agua e em um tanque ?
valddir
Bit

Re: sensor

Mensagempor fabim » 10 Jul 2012 08:02

valddir escreveu:olha nao tenho datasheet porque e uma peça que faço pra uso interno, nao te perguntei uma coisa essa agua e em um tanque ?

Possuo sim um tanque, de 1,2L.
Só que este tanque é auto clavavél em 120°-15min 100 ciclos, e não posso ter nenhum tipo de apetrecho eletro-eletrônico anexado nele. E após ele tenho uma eletro-válvula, e por fim o reservatório de água onde está a pastilha piezo que trago de um cara da china.
Não posso criar nenhum pré reservatório interno por causa da assepsia, compreendes ?
O reservatório final foi feito em politec, e ainda tenho a possibilidade de mexer nele antes de fazer o molde final.
Sendo assim qualquer idéia é bem vinda!!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

sensor

Mensagempor valddir » 10 Jul 2012 08:53

veja bem a ideia e a seguinte uma boia com um ima dentro e um pino que tem um reed switch dentro conforme o ima sobe fecha o reed que indica que tem o nivel de agua acho que pode dar certo como vc disse que pode mexer no reservatorio
valddir
Bit

Mensagempor MOR_AL » 10 Jul 2012 09:19

Fabim!
Dependendo da necessidade, você pode pesar o tal recipiente. É um procedimento externo a ele. Não causando nenhum problema com contaminação.
Sua balança poderia produzir um sinal sempre que o peso da água no recipiente ficasse abaixo de um determinado valor.
Claro que você teria que descontar o peso da tara e fazer com que o objeto que introduz a água no recipiente (mangueira ?) não mascarasse a medição.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

sensor

Mensagempor valddir » 10 Jul 2012 09:43

a boia pode ser feita em politec e pode ficar dentro do tanque ja o reed fica do lado de fora nao tendo possibilidade de contaminaçao olhe os humidificadores de ultrasom funcionam nesse principio o que eu uso so serve de ideia porque e feito em pp de baixa densidade mas a ideia serve se for feito em politec
valddir
Bit

sensor

Mensagempor valddir » 10 Jul 2012 09:47

a boia pode ser feita em politec e pode ficar dentro do tanque ja o reed fica do lado de fora nao tendo possibilidade de contaminaçao olhe os humidificadores de ultrasom funcionam nesse principio o que eu uso so serve de ideia porque e feito em pp de baixa densidade mas a ideia serve se for feito em politec
valddir
Bit

Mensagempor gordomlm1 » 10 Jul 2012 10:17

O mesmo principio de algumas máquinas de lavar roupas. Uma mangueria ou tubulação conectada na base do tanque e na outra extremidade um sensor de pressão ou chave de pressão inox.

aumenta o nível do líquido, aumenta a pressão e é ou registrado ou aciona o interruptor de pressão.

Pode até se medir o nível do líquido e aumentando o sensoriamento de outros parametros, temperatura, densidade, pressão atmosférica... se aumenta a prescisão. Claro que não é o caso, mas com um sensor diferencial, se sabe quando a quantidade de líquido esta abaixo ou acima do ponto crítico.
principio de vasos comunicantes.

Abraços
gordomlm1
Nibble

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos