Carregador sem fio

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Carregador sem fio

Mensagempor Nibble » 24 Set 2012 16:47

Boa tarde,

Preciso fazer um carregador sem fio. Pelo que pesquisei esse carregador consiste em uma primeira bobina(primário), onde é aplicada uma corrente variável no tempo, essa corrente gera um campo magnético e esse campo ao enlaçar uma segunda bobina(secundário), gera sobre ela uma tensão induzida.
A minha duvida qual o cálculos que devo utilizar para isso e qual o que é melhor usar uma bobina ou uma toroide?
Nibble
Bit

Mensagempor xultz » 24 Set 2012 21:01

O toroide é uma bobina. Tem como principal característica manter todo o fluxo magnético dentro do núcleo, que é exatamente aquilo que voc~e não quer.

Não existe um cálculo simples para projetar isso. Na verdade, é bem complicadinho. A menos que você abra exatamente como o projeto será, tensões e potências associadas, ninguém vai conseguir te ajudar não.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 25 Set 2012 01:19

tbem nao encontrei muita literatura sobre isso, voce pode chamar de "transformador ar-ar", isto é, sem nenhum material ferromagnetico pra aumentar os campo e a a transferencia de energia.
Faz uma bobina trabalhar dentro de outra, na externa voce aplica uma corrente alternada, chaveada com um fet. Tenho conseguido bons resultados numa frequencia de 3 a 10 khz, que depende do numero de espiras da secundaria. Qual tensao voce precisa e que corrente ?
jorgeluiz
Byte

Mensagempor ze » 25 Set 2012 09:21

certa feita (milênio passado) fiz um transmissor de fm que pegava até em brasilia. Era com bd135 na configuração base comum. Uma (01) volta de fio no ar e a 0,5mm (ou menos) acendia uma lampadinha de lanterna. Bom note-se aí o conceito ar-ar. Tá sei, não ajudei nada. Mas quem sabe é uma vela? uma uma luzinha de lanterna. Ah era uma brasilia 77 de meu irmão. Só que não podia ir muito longe não.
ze
Dword

Mensagempor ze » 25 Set 2012 10:01

1img>1kwords
não estou conseguindo editar o post. Era tipo assim, seillá
Imagem
O transmissor era +- assim
Imagem
Também me lembro que muito antes tivera feito um a válvula e queimou minha meu dedo com o sinal da antena. Mas isso é outro causo
ze
Dword

Mensagempor Nibble » 25 Set 2012 13:51

xultz, o projeto que eu preciso é uma saída no final do circuito, já retificada de 7,2V e no máximo 0,2A.
Uma descrição do projeto mais completa seria uma entrada de 220V ou 127V, a entrada do circuito, que chavearia a bobina primária para gerar um campo, e no secundário uma outra bobina, para receber esse campo, que depois será retificada, e utilizada para o carregamento de uma bateria. Para a carga dessa bateria eu preciso de uma tensão de 7,2V e a corrente de carga máxima de 0,2A, sendo máxima, pois conforme essa bateria irá carregando a corrente irá reduzir.
Inicialmente pensei em fazer algo parecido com o projeto que o lellis postou, com diferença que o chavearia essa bobina primaria por uma fonte chaveada, onde também me daria uma autonomia de utilizar a entrada de 127V ou 220V.
Para a posição das bobinas pensei no que jorgeluiz falou e lellis postou, em que para essa carga, a bobina do secundário fique dentro da bobina do primário, onde o fluxo magnético será maior já que não houve dispersão do campo.
A questão é preciso projetar a fonte chaveada e fazer os cálculos na dimensão das duas bobinas.
Acredito que o projeto da fonte seja mais simples, já que há programas para isso.
Mas os cálculos das bobinas são mais complicados, pois preciso fazer esses cálculos além das perdas ocorrentes.
Nibble
Bit

Mensagempor MOR_AL » 25 Set 2012 16:03

Caro Nibble!

Você realmente precisa fazer o transformador com núcleo de ar?
A dispersão das linhas do fluxo magnético é altíssima. A transmissão de energia fica muito dispersa. Tanto que é usado para transmissão de sinais de rádio. Mesmo diminuindo a distância entre o primário e o secundário, sem núcleo ferromagnético que envolva as duas bobinas, o secundário captará pouca energia.
Dê mais detalhes de seu projeto. Talvez haja solução mais prática e simples.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 26 Set 2012 05:33

Eu tenho aqui uma luminária de emergência e lanterna com sensor de presença a qual a base (carregador) não faz contato elétrico algum com ela.
Custou R$ 35,00

Imagem

"Luz de Emergência com 15 LEDs de alto brilho;
Lanterna superior com 5 LEDs de alto brilho;
Sensor de Presença Infravermelho;
Relé Fotocélula;
Baterias de Íon-Litio com autonomia de 5 horas;
Carregador por Indução;
Bivolt."
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Nibble » 26 Set 2012 15:54

MOR_AL, não necessariamente tem que ser a núcleo de ar, o fato de ter pensado nisso é que imaginei que com o núcleo de ar eu poderia fazer uma mecânica de modo que a segunda bobina (secundário), encaixasse exatamente no centro da primeira bobina (primário), onde acredito eu o campo seja maior. Mas se você tiver uma opção melhor estou aberta a sugestões.
Você pediu mais detalhes do projeto, mas que tipo de detalhes?
Nibble
Bit

Mensagempor MOR_AL » 26 Set 2012 15:54

Nibble escreveu:MOR_AL, não necessariamente tem que ser a núcleo de ar, o fato de ter pensado nisso é que imaginei que com o núcleo de ar eu poderia fazer uma mecânica de modo que a segunda bobina (secundário), encaixasse exatamente no centro da primeira bobina (primário), onde acredito eu o campo seja maior. Mas se você tiver uma opção melhor estou aberta a sugestões.
Você pediu mais detalhes do projeto, mas que tipo de detalhes?

1 - O que o Edson mostrou deve ser assim. Uma bobina na base (primário) e outra no bloco com os leds.

a) Vantagem. Pode-se colocar e retirar facilmente.
b) Desvantagem. A transmissão de energia é bem menor que se tivesse núcleo ferromagnético.

Detalhes:

2 - Qual é a finalidade do circuito?

2.1) Carregar a bateria de um aparelho ou outra finalidade.
2.2) ...

3 - Quais são as especificações do aparelho?

a) Tensão de carga (saída): Vx(V).
b) Corrente de carga (saída): Ix(A).
c) Tensão de entrada:
c.1) Rede entre 90Vca e 240Vca.
c.2) Bateria de 13,6V.
c.3) Bateria de 24V.
c.4) ...

4 - Quais são as diretivas?

a) O aparelho tem que poder ser retirado e recolocado na base carregadora com facilidade.
b) Isolamento galvânico entre a entrada e a saída.
c) Usar op CI xxx.
d) Usar o programa yyy.
e) Custo máximo do projeto concluído com um protótipo funcionando: R$ zzzz,00
f) Prazo máximo do projeto: 30/02/kkkk.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Nibble » 27 Set 2012 14:31

1 - O que o Edson mostrou deve ser assim. Uma bobina na base (primário) e outra no bloco com os leds.

a) Vantagem. Pode-se colocar e retirar facilmente.
b) Desvantagem. A transmissão de energia é bem menor que se tivesse núcleo ferromagnético.

Acredito que seja basicamente o que eu preciso. Mas estou na duvida, no caso para utilização de um núcleo ferromagnético, como deveria ser a construção?

Detalhes:

2 - Qual é a finalidade do circuito?

2.1) Carregar a bateria de um aparelho.

3 - Quais são as especificações do aparelho?

a) Tensão de carga (saída): 7,2(V).
b) Corrente de carga máxima (saída): 0,2(A).
c) Corrente de carga minima (saída): 0,02(A).
d) Tensão de entrada:
d.1) Rede entre 90Vca e 240Vca.

4 - Quais são as diretivas?

a) O aparelho tem que poder ser retirado e recolocado na base carregadora com facilidade.
b) Isolamento galvânico entre a entrada e a saída.
c) a bobina primaria ficará um pouco longe do circuito.
d) a frequência não pode estar entre a faixa de 100 a 150KHz.
d) Usar preferencialmente o CI da familia Viper.
e) Usar o programa para fonte chaveada de VIper Flyback Converter Design Help.
f) Custo máximo do projeto concluído com um protótipo funcionando: não há ainda um custo maximo, não precisa ser estremamente barato, para tambem não pode ser uma fortuna
Nibble
Bit

Mensagempor ze » 27 Set 2012 15:10

sem falsa moralidade, sem chorumelas, sem nhenhenhém, curto e grosso. compra aquela pôha que o edison indicou e copia carai!! Ou pelo menos o use como inspiração, peso de papel, suporte de porta, vibrador mas sem frescura tipo "ái, é contra meus princípios..., assim não aprendo..." e outras viadagens
ze
Dword

Mensagempor edison » 01 Out 2012 15:11

Não aguentei a curiosidade e desmontei a "bixa"!!

O carregador aparentemente não tem núcleo (não deu p/ desmontar a capa da bobina).

Creio que o segredo está na lanterna e acredito que tentar copiar não valha a pena ,vejam:

Imagem

Imagem

Imagem

Notem que o núcleo de ferrite acima é apenas encaixado na bobina receptora a qual aparentemente vai direto nas baterias.

Imagem

O integrado MAIOR é um "BISS001 " Infrared Sensors (PIR) do sensor de movimento.
Quando no escuro ela acende por detecção de movimento e apaga por tempo.

Imagem

Essa plaquinha no carregador fica em paralelo entre a rede e a bobina.

Imagem

Imagem

Imagem

Sábado eu estive na loja onde a comprei e havia acabado ,sem previsão de nova remessa.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Fandango » 01 Out 2012 20:34

Ao que parece, a placa da base é uma fonte sem transformador (estranho)... :roll: Como é que isso pode induzir algo na bobina da lanterna?
Não tá faltando nada aí não?
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor jorgeluiz » 02 Out 2012 01:54

só vai induzir uma tensao na bobina se for uma corrente alternada. Ou pulsante. Deve ter algum oscilador ali. Usando os 60 hertz da rede é pouco eficiente, melhor usar uma frequencia alta. Ja enrolei algumas bobinas de "propeller clock", e funciona bem. Se tivesse camera postava umas fotos.
jorgeluiz
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos