Sensor e Alarme para nível de Água

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Sensor e Alarme para nível de Água

Mensagempor MOR_AL » 31 Out 2014 19:32

Olá pessoal!
Tive que fazer um aparelho que monitorasse o nível de água da minha caixa, que situa-se logo abaixo do telhado.
Ele também produz um alarme sonoro, caso o nível de água da caixa atinja determinado valor. Pode-se estabelecer este valor.
No link a seguir tem todas as informações necessárias para o entendimento de minha intenção.

http://www.4shared.com/zip/6iBBcN4Jce/N ... LM339.html

Ah! A senha é MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Sensor e Alarme para nível de Água

Mensagempor Maffeis » 31 Out 2014 19:51

Terias foto do sensor?
Maffeis
Word

Mensagempor MOR_AL » 31 Out 2014 23:46

Baseei meu projeto neste sítio daí.
Fiz algumas modificações para ficar mais barato e para atender às minhas necessidades.
No arquivo pdf tem muitas explicações.

http://archive.siliconchip.com.au/cms/A ... ticle.html

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 01 Nov 2014 10:41

Legal, parabéns!!!

Uma opção também viável: http://carros.mercadolivre.com.br/acess ... ionamento/ (porem o prazer ficará apenas por conta da instalação... :roll: )
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 01 Nov 2014 15:12

brasilma escreveu:Legal, parabéns!!!

Uma opção também viável: http://carros.mercadolivre.com.br/acess ... ionamento/ (porem o prazer ficará apenas por conta da instalação... :roll: )

Olá Brasilma!
Esta opção é interessante. Se me atendesse eu até que estaria disposto a comprar o aparelho.

1 - No meu caso precisaria de pelo menos 8 metros entre o sensor e o aparelho. Esta é a distância mínima entre a caixa d'água e a cozinha, que é o local mais apropriado. Não sei se eu poderia estender o fio entre o aparelho e o sensor. Caso possível, ainda teria que ver a emissão de EMI em meus aparelhos.

2 - Precisaria instalar uma fonte de 12V/200mA junto do aparelho.

3 - O nível do meu alarme é bem alto. Na verdade chega a ser insuportável no ambiente do aparelho. Observe os componentes R19 e C2 que incluí para diminuir o esp... her barulho. Quanto ao alarme do kit, acredito que poderia ser aceitável.

4 - No meu caso, os pontos de alteração dos leds são de 55 cm, 42 cm, 29 cm e 16 cm. O medidor do kit que observei possuem múltiplos de 0,1 m e a partir de 0,3 m. Não atendem ao que necessito para a minha caixa d'água.

5 - O ritmo de apagamento, ou acendimento dos leds são contrários ao meu caso. Na medida que a caixa d'água esvazia, os leds vão apagando. Meu alarme está setado (via jump ajustável) para disparar quando o led vermelho apagar. Isso corresponde a 20% do volume total da caixa. Uma opção para o uso do kit, seria instalar o sensor colado na base da caixa d'água. Do lado de fora. Esta opção não seria prática. Imagine ter que esvaziar a caixa, desconectar os canos para instalar o sensor. Isso considerando que o aparelho não detectaria a base de plástico. Acho que quanto a esse detalhe não haveria problema. Também poderia instalar o sensor submerso no fundo da caixa.

Agora. Se este kit me servisse, eu seria o primeiro a comprá-lo, já que adoro projetar, mas odeio ter que fazer o layout, a PCI, montar a placa, adaptar as outras partes (a fonte de celular e o alarme), montar tudo na caixa, imprimir as inscrições, colá-las e fazer o sensor.
Valeu.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 02 Nov 2014 18:33

Sim seria muito legal se desse para usar, ele informa com bargraf e numericamente, e o sensor não toca a água!!!
brasilma
Dword

Mensagempor Jairo15 » 03 Nov 2014 06:42

Não sei se é o sensor adequado, mas o sistema ultrassônico é amplamente utilizado para essa finalidade, existem sensores com saída 4-20mA para usar em CLP´s, no software precisa usar a formula para calcular o volume e pronto.

portuguese.alibaba.com/product-gs/ultrasonic-level-sensor-694586598.html

Tem um pessoal que já tentou fazer isso com aquele sensor do arduino, mas teve problemas de acumulo de gotas de condensação e oxidação, no começo funciona mas depois começa a dar problema, talvez esse de carro daria menos problemas ...
Jairo15
Nibble

Mensagempor brasilma » 03 Nov 2014 07:23

Sim este que sugeri é para auto, a prova de água e pode ser encontrado o conjunto completo por 46 pilas!!!
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Nov 2014 15:41

Jairo15 escreveu:

Não sei se é o sensor adequado, mas o sistema ultrassônico é amplamente utilizado para essa finalidade, existem sensores com saída 4-20mA para usar em CLP´s, no software precisa usar a formula para calcular o volume e pronto.

portuguese.alibaba.com/product-gs/ultrasonic-level-sensor-694586598.html

Tem um pessoal que já tentou fazer isso com aquele sensor do arduino, mas teve problemas de acumulo de gotas de condensação e oxidação, no começo funciona mas depois começa a dar problema, talvez esse de carro daria menos problemas ...

Realmente!
Com ultrasom, somente um sensor à prova de água.
Lá dentro, entre o telhado e a laje, a umidade é enorme. Fica escorrendo água pelo lado de fora da caixa, devido à condensação.
Há outro problema com relação ao ultrasom. São as ondas refletidas na lateral da caixa d'água.
Já tive oportunidade de estudar ultrasom a fundo e o problema do sinal refletido é chato pacas.
Além disso, minhas diretivas foram outras.

"Diretivas:
1. Usar componentes de baixo custo.
2. Cinco intervalos de nível de água definidos por indicação visual de quatro leds.
3. Alimentação por carregador de celular com conector USB (5,1V).
4. Alarme sonoro quando o nível de água se encontrar no intervalo determinado por conexão (jump).
5. Apenas dois fios entre os sensores e o aparelho.
"

Alarme: R$ 2,50
Fonte de celular: R$ 0,00 (da sucata).
LM339, etc: Aprox. R$ 3,00 (tudo XingLing comprado a rôdo). Acho que foi até menos...
Caixa: R$ 7,00 (?)
Total: Aprox. R$ 12,50

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 03 Nov 2014 16:24

O projeto do Mor_Al, tá ficando bom, o descritivo ja esta virando um livro....hehhehehe
Mais simples que isso: um galvanometro, uma pilha, um potenciometro e trimpots, uma haste com boia. Como faziam antigamente! hehehe
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 03 Nov 2014 21:28

Pois é! Nunca o primeiro projeto é o definitivo... :(
Agora pensei no seguinte. :idea:
Exteriorizar os jumps na face frontal do aparelho.
Com isso pode-se fazer o seguinte:
1 - Deixar o jump junto com o led de 80%. Aí o alarme toca quando a água chega a 80%. (Cuidado!)
2 - Passa-se o jump para o led de 60%. Aí o alarme silencia. Quando a água chega aos 60% o alarme toca. (Atenção!)
3 - Passa-se o jump para o led de 40%. Aí o alarme silencia. Quando a água chega aos 40% o alarme toca. (Perigo!)
4 - Passa-se o jump para o led de 20%. Aí o alarme silencia. Quando a água chega aos 20% o alarme toca. (Pânico!)
Aí desliga-se o alarme e espera-se pelo fim... Hehehe!

Tenho aquelas chaves (acho que se chama "Micro switch"). São 4 com pinos DIL. Não é uma "chave de onda" com um polo e 4 posições. O legal é que as saídas do LM339 são open colector, ou seja, mesmo que inadvertidamente, mais de uma chave esteja fechada ao mesmo tempo, não vai queimar nada. :D
Vou ver se monto os sensores esta semana.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 04 Nov 2014 23:17

norad58 escreveu:...............Mais simples que isso: um galvanometro, uma pilha, um potenciometro e trimpots, uma haste com boia. Como faziam antigamente! hehehe

No tanque do meu Fusca é assim ,mas to pensando e fazer algo tipo um tubo fino de pvc com vários reeds magnéticos alinhados e blindados dentro. Do lado de fora desliza uma boia toroidal imantada.
Conforme atuam os reeds vão acendendo leds em um bar no painel. :wink:
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Nov 2014 08:30

norad58 escreveu:O projeto do Mor_Al, tá ficando bom, o descritivo ja esta virando um livro....hehhehehe
Mais simples que isso: um galvanometro, uma pilha, um potenciometro e trimpots, uma haste com boia. Como faziam antigamente! hehehe

Estou fugindo de sistemas mecânicos feitos por mim.... Sempre deixam a desejar em termos de durabilidade.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Nov 2014 08:35

edison escreveu:
norad58 escreveu:...............Mais simples que isso: um galvanometro, uma pilha, um potenciometro e trimpots, uma haste com boia. Como faziam antigamente! hehehe

No tanque do meu Fusca é assim ,mas to pensando e fazer algo tipo um tubo fino de pvc com vários reeds magnéticos alinhados e blindados dentro. Do lado de fora desliza uma boia toroidal imantada.
Conforme atuam os reeds vão acendendo leds em um bar no painel. :wink:

Procure na net, porque tem um cara que fez isso, mas parece que tem que manter a informação do reed, qual atuou por último, em eeprom. Ao se ligar o aparelho (carro), se o nível se encontrar entre dois reeds, então vale a informação da eeprom.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 28 Nov 2014 16:44

Terminei de instalar o sistema, com LM339, com as indicações com os leds.
Incluí a tal micro chave. Agora posso escolher em qual nível de água o alarme é acionado.
A figura do aparelho está em seguida.

Imagem

Fiz um furo na tampa da caixa d'água para encaixar o sensor. Um tubo com cerca de um metro.
Como o telhado fica a uns 50cm da tampa da caixa d'água, forcei UM POUCO para tentar inserir o tubo.
PQP. O tubo quebrou.
Imagine a cena. Eu curvado entre a laje e a telha. Um calor infernal. Eu suava a ponto de minha roupa colar no corpo. Meus óculos com os vidros todos embaçados. Poeira para todo lado. Eu estava todo sujo. ... Com o tubo quebrado na mão. :(
Bom.
Acabei inserindo um pedaço de madeira na região quebrada e ele voltou a ficar reto.
Ainda fico pensando como consegui colocar o tubo pelo buraco da tampa.
No final O aparelho funcionou.
Ressalvas:
Apesar de serem necessários apenas dois fios entre o sensor na caixa d'água e o aparelho na cozinha (10m), já que o sistema é linear com 5 valores fixos de tensão, os fios ficam aparecendo e em um trecho ficam ao tempo.
Uma descarga elétrica nas proximidades pode induzir uma tensão proibitiva e queimar o aparelho. Pior ainda, se cair um pequeno raio e descarregar entre o terra do sensor (dentro da caixa) e o terra da laje. Aí fura a caixa d'água e a água molha toda a casa. :cry:

Ainda estou esperando chegarem os LM3914, com possibilidade de registrar até 10 níveis diferentes. Mas com apenas 4 com o LM339, já foi suficiente. Com o LM3914 os problemas vão persistir.
Aí eu pensei em outra solução para eliminar tanto os fios longos e a estética.
Usar um PIC com um CAD interno e um transmissor de RF.
Para minimizar minha ida ao telhado, segui quatro diretivas:

1 - Este PIC seria alimentado por duas pilhas (3V).
2 - O nível d'água seria monitorado a cada minuto aproximadamente.
3 - O oscilador é externo (Rext e Cext) e a frequência é bem baixa, algo em torno de 50kHz. O gráfico do manual não apresenta precisão (33023a.pdf, Figure 31-24: Example Typical RC Oscillator Frequency vs. VDD).
4 - Após cada monitoramento, o PIC entraria em sleep.

Seguem os fluxogramas do firmware do PIC e seu diagrama preliminar básico.
Os fluxogramas são imediatos. São somente formados por retângulos.
As chamadas às rotinas possuem texto em negrito e as rotinas não.
A transição dos fluxogramas para o programa é quase que imediata, caso se programe em Assembler. Inclusive algumas partes do fluxograma encontram-se a nível de instrução do PIC.
Como o PIC12F675 que escolhi (possuo diversos deles) não tem USART, estou transmitindo com codificação Manchester (vide no fluxograma).
Gostaria de receber críticas sobre este projeto, principalmente quanto aos fluxogramas.
Não estou interessado em comentários referentes à linguagem, pois esse assunto já foi exaustivamente tratado em outros tópicos.
Imagem

http://www.4shared.com/office/oeBxFwoAb ... 675_1.html

http://www.4shared.com/office/HEF_LxORc ... 675_2.html

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos