Moderadores: 51, Renie, gpenga
KrafT escreveu:Matlab, simulink e wolfram vc já deve ter descartado... É o que minha ignorância consegue associar à tua questão...
KrafT escreveu:wolfram vc já deve ter descartado...
MOR_AL escreveu:Alguém conhece um aplicativo, que à partir de componentes literais (sem valores ainda determinados) chegue à tal equação V0(s) / Vg(s) na forma de produto de termos em s e s2, ou seja (s - a) * (s - b +jc) * (s - b - jc), tanto no numerador como no denominador?
MOR_AL escreveu:KrafT escreveu:Matlab, simulink e wolfram vc já deve ter descartado... É o que minha ignorância consegue associar à tua questão...
Pelo que eu sei, sim, eles calculam o circuito com os coeficientes numéricos (valores numéricos) e não com coeficientes literais R, L, Cs.
Imagine um aplicativo que você entre com o circuito mostrado, mas sem os valores e sim com Rg, R0, C1, C2, C3, R1, R2 e R3, e ele te forneça o polinômio com os coeficientes em função dos componentes Rg, R0, C1, C2, C3, R1, R2 e R3. Mais ainda. Na forma de produto de modo a que se conheçam as raízes dos polinômios.
Cheguei até aqui, como na figura.
MOR_AL
andre_teprom escreveu:KrafT escreveu:wolfram vc já deve ter descartado...
Esse é fantástico, talvez resolva o problema dele.
Certa ocasião mexi um pouco com esse aplicativo. Não procurava resolver este problema específico, mas achei muito mais trabalhoso de usar.MOR_AL escreveu:Alguém conhece um aplicativo, que à partir de componentes literais (sem valores ainda determinados) chegue à tal equação V0(s) / Vg(s) na forma de produto de termos em s e s2, ou seja (s - a) * (s - b +jc) * (s - b - jc), tanto no numerador como no denominador?
Isso não deixaria de ser um numero complexo ?
Tanto quanto sei, multiplicação de conjugado dá numero real; se minhas contas estão certas, seria algo do tipo:
E tirando as raizes da equação de 2o grau daria isso:
Estou perdendo algo ?
Aquino escreveu:O Matlab resolve simbolico tambem.
Ja fiz um programa que calculava a funcao de transferencia com base nos parametros do circuito.
Perdi esse codigo-fonte, mas lembro que na epoca encontrei tudo no proprio site.
milordy escreveu: ....
No matlab utilizando simbolicos,da para utilizar as variaveis,e também realizar simplificações,já utilizei bastante.
Aqui tem um material que pode ser o começo: http://www.mat.uc.pt/~alma/aulas/matcom ... ancado.pdf
andre_teprom escreveu:Rapaz, será que não daria pra simplificar isso ai, sabendo que os filtros são calculados com valores simétricos nos componentes C1≡C2 e R1≡R2 ?
É claro que dá para simplificar e certamente é isso que vou fazer, depois de chegar ao resultado parcial tão pesado.
A primeira coisa que farei é considerar C1 = C2 = C3 = C e Rg = R0/10. Como mostrei antes, as variáveis caem de 8 para 4.
Aí vou analisar se continuo a simplificar, fazendo Rg = 0 e R0 = infinito. É que eu queria fazer tudo com transistores, pois a ideia é alimentar tudo com 1,5Vcc, mas funcionando até 1,3Vcc. Para Rg = 0 teria que acrescentar mais um transistor em configuração coletor comum. Para R0 tendendo a infinito, teria que acrescentar mais um transistor, com a mesma configuração. Engraçado isso, né?
Outra coisa que surgiu á mente - sem pensar muito nas consequencias, mas será que não daria pra ter reduzido a quantidade de nós do circuito fazendo a conversão estrela→delta ?
Isso funciona para circuitos mais simples. Acompanhe o meu raciocínio. É inegável que a função v0(s) / vg(s) TEM que dar aquela função enorme, certo?
Então a conversão também teria que dar um resultado igual. Em outras palavras, não haveria como fugir deste resultado, qualquer que fosse o método empregado. Talvez conseguisse uma pequena simplificação de tarefas, mas... sei lá. Agora já cheguei até aqui. Vou partir para a simplificação mesmo.
Também gosto de usar a força-bruta pra inferir algumas coisas, mas pra outras pode haver um atalho, enfim...
MOR_AL escreveu:Por fim, seria muito bom, se alguém ou alguma empresa, criasse um aplicativo de resolução de circuitos na forma literal. Como ferramentas teriam que usar algumas funções do Matlab, que o Aquino lembrou.
eletroinf escreveu:Pois então, eu não tive tempo pra fazer um estudo desse assunto postado, mas já que estão falando em matemática simbólica, conheço algumas pessoas que usam o MathCad pra resolver este tipo de problema.
https://www.ptc.com/en/products/mathcad
Claro, é um software pago...
botei no google uma pesquisa relacionada a Python, parece que tem também:
http://www.sympy.org/pt/index.html
Mas não conheço nada, são só ideias.
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante