Lâmpada fluorescente

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor MOR_AL » 14 Fev 2011 12:16

xultz escreveu:Moral, a linha não está aberta, ele colocou uma netname na linha ...

Valeu Xultz! Não tinha conhecimento desse detalhe.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Fev 2011 12:34

xultz escreveu:...Já vi vários erros de projeto por causa desse treco, sem contar que o esquemático não fica evidente sobre quem está ligado com quem, como acabou de acontecer com você...

Sei que é OffTopic, mas no PADS do Mentor Graphics, se existe alguma conexão no Net em outro sheet, o número deste sheet é apresentado no final do Label desse Net.

Voltando...de qualquer modo, falta o stig confirmar se realmente existe a conexão no pino.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor styg » 14 Fev 2011 17:07

É o cap de desacoplamento do lcd esqueci mesmo.

O mcu tá ali circuladio só que na layer azul, embaixo do cristal.
Lucas
styg
Word

Mensagempor styg » 07 Out 2011 17:34

Desenterrando...

Voltei a mexer nesse circuito pra resolver de vez esse problema de interferencia. Apliquei algumas ideias dos amigos e melhorou.

Mas o pior é que agora só acontece bem de vez em quando, daí fica muito dificil de monitorar.

Resolvi trocar o reator que era um bem furreca, por um modelo melhor e com alto fp (e parece que melhorou, será o fator de potencia influencia?).

O primeiro problema que deu logo de cara, é que o meu triac liga a lâmpada, mas depois não desliga, depois de ativado a lâmpada só apaga desligando o equip mesmo, mto doido. Alguma idéia?
Lucas
styg
Word

Mensagempor FabioSom12 » 11 Out 2011 07:23

styg escreveu:O primeiro problema que deu logo de cara, é que o meu triac liga a lâmpada, mas depois não desliga, depois de ativado a lâmpada só apaga desligando o equip mesmo, mto doido. Alguma idéia?

Salve,
Seu circuito AC deve estar capacitivo ou indutivo, troque o opto triac por 2x opto scr.
FabioSom12
Nibble

Mensagempor RobL » 14 Out 2011 14:50

O seu problema está na corrente do opto para o diodo está muito abaixo do valor típico de 8mA. Por isso fica zumbindo ou pipocando. Para partida garantida deve ter 10mA para o MOC3021.
O valor do seu resistor deve ser de 3/8mA melhor 3/10mA = 0.375K valor comercial 330ohm. Acabou o zumbido. Teste aí.

Se tiver limitação de corrente, use o MOC3023 com 5mA.

Mas o problema mostra que seu layout não está bom, em termos de ruido.

Acrescentando: o problema de não desligar com o novo reator. Ficou mais indutivo e defasou V de I . Quando V chega a zero I está acima de Ih (corrente de manutenção ). Altere o valor do snubber para corrigir ou corrija o atraso, avançando capacitivamente.
RobL
Dword

Mensagempor styg » 15 Out 2011 12:50

Fabiosom, valeu a dica, dei uma pesquisada e vi que realmente substituir o triac por 2 scrs resolve esse problema do não desligamento por causa da defasagem V/I, mas não posso alterar a placa.

Robl, esse esquema do inicio do topico já foi mudado por sugestões de outros colegas do forum, inclusive esse resistor que limita corrente no emissor do opto agora é 100R, medi agora a corrente e tá acionando com 20mA, mais que o suficiente de acordo com o DS.

Eu devo aumentar o capacitor do snubber para diminuir a defasagem?

Minha placa fica presa em um suporte de metal, que por sua vez é parafusado no gabinete de metal tb. Notei que quando o suporte tá parafusado no gabinete, aumenta bastante a imunidade do circuito.

[/b]
Lucas
styg
Word

Mensagempor RobL » 15 Out 2011 13:14

Pode tentar pelo C do snubber, para dv/dt e di/dt, mas tem limitação, pois quanto maior, mais corrente vai passar para a carga. Note que ele está em paralelo com o Triac e tem o resistor em série que ajuda a segurar. Este resistor pode baixar até o limite da corrente máxima no C do snubber.

Se for defasagem a correção é feita através de um C em paralelo (igual a correção fator de potência) , após o triac, mas há risco de ressonância, tem que verificar.

Pode não ser defasagem. Se não estiver senoidal, transientes podem estar disparando o triac. Um snubber melhorado resolve.
Tem soluções com RC +Diodo e RCD + MOV (varistor).

Lembre que um Triac pode disparar com alto dV/dt ou com di/dt. Esta é a maior função do snubber.

Esqueci e acrescento aqui: Tente um snubber no opto, entre os pinos 6 e main 2 . Acrescente em serie um R de 470ohm. Veja onde:
Sai do pino 6 um R de 330 ohm para o main 2 do Triac. Adicione um R de 470 ohm em série com o de 330ohm, indo para o main do triac. O seu de 330 continua saindo do pino 6.
Da junção desses dois resistores, ligue um C de 47nF para o main 1 (Não para o pino 4 como estava escrito antes ).
Pode ser a falta deste segundo snubber, para o disparador do opto, pois sua carga é muito indutiva.

Main 1 (é o que fica junto ao gate).

Se colocar um scope, ajuda a interpretar. Cuidado com a seleção da ponteira, pois pode ter picos altos de tensão.

Editando: Corrigi umas besteiras que escrevi acima.
RobL
Dword

Mensagempor rona123 » 17 Out 2011 10:06

styg

Não tinha visto essa discussão antes, mas pelas descrições vc está com problema de suscetibilidade a interferencia (EMI) e está fundindo a cuca para contornar isso. A maior evidência é o aumento de estabilidade funcional quando voce blinda seu circuito em caixa fechada conforme seu relato.

Voce tambem escreveu que não pode refazer o layout e voce já experimentou o teste de blindar.

Costumo fazer layouts com planos de terra. Eu vinculo um poligono ao terra (ligo o poligono a net de terra VSS ou GND) nas duas faces para fazer a blindagem. Tambem procuro acrescentar vias nos planos de terra em locais escohidos para tentar manter o mesmo potencial de terra em todos os pontos da blindagem. Ai no caso, se precisa cuidado para rotear os sinais para mante-los blindados (protegidos) pelas blindagem formadas pelos planos terra.

Uma outra observação ficou na posição relativa do LCD. Porque não formou um sanduiche de forma a colocar o corpo do LCD sobre a PCB de controle. Isso na montagem total pode garantir um "dente" de blindagem a mais para o LCD (que deve de qualidade meia baixa no sentido de imunidade).

Um observação sobre esquemas. Tenho como conceito, que o esquema tem quer claro no sentido de entendimento. Prefiro não usar as nets, mas quando projeto fica grande e se tem que dividir em páginas, não se tem outra saida. Nessa situação tambem fica mais claro usar NETs para alimentação.

Tambem fica fácil colocar as alimentações de CIs centralizadas, justamente para facilitar o posicionamento dos elementos de desacoplamento no layout da PCB. Isso quando o programa permite colocar partes da biblioteca em outra página - é claro.

Já vi projetos industriais falharem por erros sutis de layout de PCB e tambem produtos pegarem fogo por falha de layout. Eu mesmo já pagei micos para bibliotecas oficiais dos fabricantes de programas de layout e voce já percebeu isso pois comentou que faz suas proprias libs.

Espero ter ajudado (um pouquinho ao menos com minhas ideias)
[]' rona123
rona123
Byte

Mensagempor styg » 21 Out 2011 14:43

rona123, obrigado pelas sugestões.

Robl, valeu muito as dicas, dei uma olhada com o scope na forma de onda na carga, e ela está senoidal normal, indicando como voce falou o problema da defasagem V-I.

Testei com um cap que eu tinha aqui de 1,5uF 250V e de cara acabou com o problema, agora o circuito consegue ligar e desligar o circuito.

Agora vou medir alem da tensao na carga, a tensão no resistor R21 (usar ele como shunt), pra ver certinho o quanto é essa defasagem.

Notei também que o capacitor deu uma filtrada no ruído (a senóide ficou mais limpa) e fez cair a tensão na carga com o triac desligado.

TENSAO CARGA / TRIAC ON / SEM CAP
Imagem

TENSAO CARGA / TRIAC ON / COM CAP
Imagem

TENSAO CARGA / TRIAC OFF / SEM CAP
Imagem

TENSAO CARGA / TRIAC OFF / COM CAP
Imagem

TENSAO x CORRENTE (SHUNT DE 10R)
Imagem
Lucas
styg
Word

Re: Lâmpada fluorescente

Mensagempor ÁgioFelipe » 03 Fev 2014 10:36

Estou tendo exatamente o mesmo problema, quando desligo a lampada o LCD se apaga!
Utilizei a leitura do LCD, sempre que escrever uma letra ele já faz a leitura daquela posição para verificar se a letra foi realmente escrita, se não foi reinicia o LCD.
Após fazer isso ele não se apaga, mas fica todo manchado mas com os caracteres escritos, e o pior que não é toda vez, é uma vez perdida.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor brasilma » 03 Fev 2014 12:30

Ruido é complicado, tem de ir testando até encontrar por onde está entrando: alimentação, indução eletromagnética.

Colocar ferrite com fios de entrada enrolados, capacitores 100nF em paralelo e para o terra, plano de terra, blindagem, filtro no circuíto da lâmpada.

Isolar o circuíto de acionamento da lâmpada da placa de controle.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor styg » 06 Fev 2014 11:23

Bom, o que eu fiz para resolver:

1 - comecei a usar reator magnético (aqueles pesados), com ele praticamente não existia o problema.
2 - ultimamente, parei de usar reator e estou usando iluminação por LEDs.
Lucas
styg
Word

Mensagempor Delano Lima » 30 Mar 2014 15:43

Boa tarde, pessoal!

Não sei se minha dúvida pode ser respondida nesse pessoal, mas tenho procurado uma solução para meu problema e não tenho achado e em minhas pesquisas na internet acabei chegando nesse tópico.

Meu caso é o seguinte, em minha casa instalei um ventilador de teto com iluminação comandado por controle remoto, sempre funcionou perfeitamente, até que um dia por teimosia mesmo, cismei de instalar uma lâmpada fluorescente dessas compactas de bocal de roscas no lugar da lâmpada incandescente. Eu já tinha ciência de que o circuito não era compatível com lâmpada fluorescente, mas fiz. Consequência, o sistema de controle da lâmpada parou de funcionar, não consigo mais desligar e ligar a lâmpada pelo controle remoto, somente o ventilador.

Alguém sabe me dizer qual foi o problema que foi causado ao circuito? Como posso resolver e porque isso acontece.

Se eu tiver que postar em outro lugar ou a moderação quiser mover minha mensagem tudo certo, pois fiquei meio sem saber onde postar.

Obrigado pela atenção!
Delano Lima

Mensagempor andre_luis » 30 Mar 2014 16:04

Delano,

O problema é que os Dimmers trabalham realizando um corte abrupto na condução de cada ciclo da senoide, conforme imagem abaixo:

Considerando que o circuito completo da instalação de uma lampada fluorescente inclui o reator, que é um elementos altamente indutivo ( imagem abaixo ), você estará criando uma fonte de ruidos que irá se propagar pela própria rede elétrica, e dependendo da qualidade da blindagem do reator, também estará se propagando também pelo ar, atrapalhando no caso, a comunicação do circuito RF.

Imagem

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos