Moderadores: 51, Renie, gpenga
KrafT escreveu:Isso é normal... (float)2+(float)2=3,999999999999
Não sei como as calculadoras fazem a correção. Deve ser alguma técnica de arredondamento mais sofisticada, pois uma arredondamento generalizado, iria introduzir outros erros.
Não é a toa que dizem que os sistemas financeiros (bancos e afins) só operam com numero inteiros.
Mas MOR_AL, considerando as limitações de hardware, esses pequenos erros não são problema, ou são?
eletroinf escreveu:Só pra embaralhar um pouco ...
Eu tenho um LCF que montei, cujo projeto saiu numa revista EPE, de 2004.
Só alterei a entrada de frequência pra ficar mais sensível. Pra tudo que precisei, funcionou muy bien...
É com um PIC 628.
Abç
eletroinf escreveu:Penso, veja bem, opinião minha:
PIC é só pra brincar em asm, e coisa pequena.
Até porquê tem outros uC bem melhores e até mais baratos.
Ficar querendo enfiar coisa graúda em PIC chega a ser masoquismo.
andre_teprom escreveu:MOR_AL,
Se possível, mostra a equação a ser usada, pois se o divisor for um valor constante, dá pra contornar o uso de um float, construindo um divisor apenas com * seguido de >>. Fiz isso com o MSP430F com ótimos resultado no desempenho, mas a resolução subiu para algo na ordem de 1,5%, que não era impactante para a aplicação envolvida, mas cada caso é diferente, podendo ser melhor ou pior que esse.
A propósito, já usei compilador que permitia o ajuste da resolução float em casas decimais, mas talvez isso não impacte no consumo de memória de programa, mas somente na quantidade de iterações envolvidas.
+++
andre_teprom escreveu:MOR_AL,
Bom, pelo visto, o buraco é mais embaixo ("Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."), pois além da divisão com divisor variável, existe operação de radiciação também.
Dessa vez, sou forçado a concordar com aqueles que apenas criticam o uso do PIC sem antes apresentar alguma proposta de alternativa.
+++
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante