BARRA DE LEDS DE 1,O METRO??

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor xultz » 28 Nov 2012 15:58

Tudo depende de o que "uma grana" quer dizer prá você... :)
Mais importante que isso, também preciso saber do prazo (ou urgência, ou desespero) de entrega.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 29 Nov 2012 00:34

uma vez liguei 100 leds em serie pra uma decoraçao de natal, que ligava diretamente na tomada com um resistor .....é outra ideia, não sei se vai funcionar. Liga 100 leds em SÉRIE. Supondo que sejam leds vermelhos, 1,8 cada led, vai precisar de 180 volts pra ter toda a coluna acesa; Aplica uma tensao equivalente a seu circuito no primario
de um trafo, variando de 0 a 5 volts, no secundario de 0a 180 volts. Acho que vai ter que mandar enrolar um trafo desse tipo....
.
a tensao tem ser A.C, que voce faz com um simples oscilador, no primario.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor brasilma » 29 Nov 2012 07:10

Googleia: VU meter led
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor ze » 29 Nov 2012 08:57

acho que tô vendo coisa. parece que li que alguém sugeriu multi mc para... acender leds! eu hein...algém pôs alucinógeno no meu colírio
Se eu não fosse diabético (e macho) até que o docinho do xuts até que cairia bem. No entanto permita-me...

Na minha concepção minimalista, exceptuando-se matrizes, uma boa opção seria (a mentalização do maia) uma série de 74xx595 (ou "(aqueles que ja tem controle de corrente para led") com uma saída por led até mesmo em termos de layout face simples. Ele pode até acionar led de uns 5mA direto sem buffer. Deve dar um bom brilho com leds smd para lampadas (=ao que temos cá). Otra cosa: 255 é led pra + de metro. e 255 (0xff) prum mc 8 bits é um mel (íchi. isso pega). Seriam 16 ci´s.

Quanto ao sw, uma meia duzia de linhas seria capaz de fazer um bargraph com o resultado de um ad de 8 bits. Junto com seu iéca, mentalizo um pic12f683 fazendo o serviço com o pé nas costas. Tô pensando seriamente em fazer uma simulação a qualquer momento pu c v... hummm... acabo de viajar em 8 i2c io expander de 16 saídas... mas deixa pra v.0.0.2A ou quiçá para a v.1.X.L.b.$$
sucessos.
ze
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 29 Nov 2012 09:14

Sugestões...

Está faltando a presença do mestre MOR_AL, o fera de Angra dos Reis..

E aí MOR_AL??
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 29 Nov 2012 09:26

Xultz, a minha intenção é de apresentar uma proposta para um cliente, para médio prazo de execução, tipo 3 meses. Deverão substituir umas oito colunas de mercúrio do navio.

mas estou agora dislumbrado de ver uma coluna dessa instalada aqui no meu laboratório.(tenho um laboratório de instrumentação com diversos manometros padrão analógicos e digitais, colunas em U de água,etc).

Quero, pretendo ter uma dessas aqui no meu laboratório, para servir como um manometro de 0 a 1 Kg.
obs.: Trabalhamos bastante com instrumentação pneumática que se comunicam com um sinal de 0.2 a 1.0 Kgf/cm2, e um manometro desse seria shown de bola, nem que fosse para os eventuais clientes e colaboradores se deliciarem quando vierem até nosso laboratório.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor xultz » 29 Nov 2012 10:09

Então, esse é meu problema, até pelo menos meio de fevereiro estou sem tempo prá nada...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 29 Nov 2012 10:47

Abaixo a idéia da coluna, largura pode ser maior, bem como a profundidade.

Essa escala de 1.0 Kg depende básicamente do sensor/transmissor.
Posso amostrar o que quiser:
temperatura, nível pressão, tec.
Imagem

:P
http://img594.imageshack.us/img594/9670 ... coluna.jpg

[http://img594.imageshack.us/img594/9670/idiadacoluna.jpg]

não consigo inserir a imagem aqui....
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 29 Nov 2012 10:59

http://imageshack.us/photo/my-images/59 ... coluna.jpg[IMG=http://img594.imageshack.us/img594/9670/idiadacoluna.jpg][/IMG][/URL]

Uploaded with ImageShack.us][/img][img][IMG=http://img594.imageshack.us/img594/9670/idiadacoluna.jpg][/img]

Uploaded with ImageShack.us[/img]

DESISTO..
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor ze » 29 Nov 2012 11:17

como voce não comentou meu comentário, desmotivei temporariamente de fazer uma simulação. talvez um pouco depois que voce fechar com o xuts...

Tudo bem. não é totalmente ruim ser invisível.

Ah... agora que eu vi. Apesar do apelo o moris comentou outro post e nem bola procê. A invisibilidade pode ser contagiosa. Entretanto, vamos ver se tenho moral com o mo_ral. ... "ô môr, tem gente aqui precisando docê aqui querido!!" rs

veja sua imagem
Imagem

para isso faço assim: visualizo no browser, clico direita, copiar endereço da imagem e colo entre os tags [i-m-g] e [/i-m-g] sem hifen

ao observar sua imagem teorizei que de longe muita resolução é desnecessária. então me veio a cabeça (sim tenho) uma coluna para centena e outra para unidade. sei lá. algo como 100 + 100 leds. de longe ve um. se quiser ver mais detalhes (resolução) , chegue perto uai. com 2 cores então... bem gay mesmo....viajem...

boa sorte!
ze
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 30 Nov 2012 09:02

LELIS, aceito e muito sua participação, mesmo porque XULTZ, para meio de fevereiro, carnaval em cima...hummm...muito tempo.....

Como se trata de um instrumento de medição e amostragem, onde o operador vai ver o nível do tanque, acho que essa resolução de 2.5% dá para o gasto mas não pode ser maior.
200 LEDS já dariam 5%(1000/200), 100 LEDS então dariam 10% de resolução...não ficaria legal.

É... cadê o MoR-AL..era só para ver a idéia do MOR-AL...mas acho que ele está só nos observando...

Mas levo fé no seu taco LELIS...vamos conversar.

haroldocoelho@sigma-automacao.com.br :wink:

meu técnico que estava embarcado e chegou hoje de manhã, indo direto pra casa, bateu umas fotos das colunas de mercúrio do navio..depois posto aqui.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 30 Nov 2012 11:03

Haroldo Coelho escreveu:LELIS, aceito .....

Como se trata de um instrumento de medição e amostragem, onde o operador vai ver o nível do tanque, acho que essa resolução de 2.5% dá para o gasto mas não pode ser maior.

Com 255 leds (AD com apenas 8 bits) dá para ter resolução de 100%/255 = 0,4%. Use um CI 431 como fonte de referência e um pic como CAD e 8 saídas. Depois é o que você deseja e o pessoal já postou.

200 LEDS já dariam 5%(1000/200), 100 LEDS então dariam 10% de resolução...não ficaria legal.

Está errado!
200leds 100% / 200 = 0,5%
100leds 100% / 100 = 1%

É... cadê o MoR-AL..era só para ver a idéia do MOR-AL...mas acho que ele está só nos observando...

Tava! As idéias foram boas. Acho que seu desejo é que está complicando, pois terá que acionar 400 leds, ou 400 pontos.
É muito mais fácil acionar continuamente apenas um led em uma matriz 20X20. Coloque alarmes com limites (inferior e superior) programáveis e pronto. O que o pessoal faz, faz porque é o melhor compromisso custo/benefício.
[]'s
MOR_AL

Mas levo fé no seu taco LELIS...vamos conversar.

haroldocoelho@sigma-automacao.com.br :wink:

meu técnico que estava embarcado e chegou hoje de manhã, indo direto pra casa, bateu umas fotos das colunas de mercúrio do navio..depois posto aqui.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 30 Nov 2012 13:04

valeu MOR_Al.

Realmente é possível uma coluna com 200 LEDS(0.5%), mas ela ficará pequena para esse bargraf em questão. tamanho de 50 cm. Ela substituirá coluna de 1.45m.

O objetivo é também criar algo inovador, beleza pura, que agente vai pondo os concorrentes "no chinelo".

Como em qualquer lugar, a concorrencia é grande.
quanto ao custo,,,ainda não temos a grandeza, vamos ver.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor guest2003 » 01 Dez 2012 16:51

Ola Haroldo,

Como eu te disse, posso fazer isso pra vc sem problemas...

Inclusive uma sugestão para vc matar a concorrência :) coloque também abaixo da coluna 4 displays de 7 segmentos...

Ai vc tem a barra de 400 leds... e tem 4 dígitos abaixo mostrando com a precisão que quiser a leitura da barra.

A barra fica para dar o efeito gráfico e rápido... os 4 dígitos para quem quiser ler com mais precisão ;)

eh isso... qquer coisa manda um alo.

Onde pensa em fabricar a placa?? pode ter problemas por causa deste tamanho.. (nao eh qquer fabricante que faz neste comprimento)

[]'s
Marcelo
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor jorgeluiz » 02 Dez 2012 00:13

me explique uma coisa. Praque uma coluna tão grande assim ? Uma linha de leds não é suficiente ?
.
leds de 5mm, na base tem 6mm, então uma coluna de 100 leds juntinhos dá exatos 60 centimetros. Já não é suficiente ?
jorgeluiz
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos