Circuito para gerar FATOR DE POTENCIA e HARMONICA.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Re: Circuito para gerar FATOR DE POTENCIA e HARMONICA.

Mensagempor eng.viniciuspais » 23 Out 2013 10:05

MOR_AL, ainda estou terminando a graduação rumo ao quarto ano de engenharia elétrica!
Quero desenvolver o TCC e ficar tranquilo para estagiar!
Entendi sobre o circuito, e gostei muito!!! Valeu!

XULTZ, tu já viu um analisador de qualidade da energia? Acho que ele é isso mesmo, pega uma amostra, calcula e exibe no LCD... ou não?
Criei um tópico mais específico sobre o assunto: viewtopic.php?f=48&t=15258

Muito obrigado a todos!
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor xultz » 23 Out 2013 12:25

Já vi sim, inclusive participei (minha parte foi bem pequena) de um projeto de filtro ativo de qualidade de energia. A questão que citei é que a amostragem da tensão tem que ser muito periódica, por exemplo, para juntar mil amostrar por ciclo, tem que amostrar certinho a 60kHz. Isso prum microcontrolador safado é bico de fazer, se ele só fizer isso. Prum sistema rodando Linux, com IHM e o escambau, garantir essa temporização pode ser um problema. Então eu sugeri fazer uma plaquinha que só faça a amostragem dos valores de tensão e corrente, e deixe o ARM prá mastigar esses dados e calcular tudo o que você quiser.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor eng.viniciuspais » 24 Out 2013 09:31

Legal, Separar um sistema para capturar os dados e enviar (por ethernet por exemplo) para o sistema calcular e apresentar os dados!
Excelente idéia, pois eu posso deixar o sistema de aquisição de dados instalado em vários pontos com seus respectivos endereços e no IHM selecionar os dados apenas de um endereço, utilizando qualquer rede já existente para transferir os dados! :D :D :D :D
eng.viniciuspais
Byte

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos