algúem pode dizer como gerar sinal de vídeo com CI's TTL?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Re: algúem pode dizer como gerar sinal de vídeo com CI's TTL

Mensagempor vtrx » 05 Nov 2013 14:44

Os TK 82 geravam vídeo, liam teclado, produziam sons, e ainda tinham tempo para processar o software do usuário (durante os tempos de retraço vertical e horizontal do vídeo)!!!

Horizontal e principalmente o mais longo,o Vertical.
Realmente Mrs.Sinclair é um genio.
vtrx
Dword

Mensagempor renan-papaco » 05 Nov 2013 17:33

eu comprei os CI"s MC6847... por SEDEX e ainda por cima comprei 18 unidades... e ai pergunto... o CI pode ter a saida de iluminância ligada direto no conector RCA de video composto da TV?
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 05 Nov 2013 22:35

esse livro deve ser realmente muito bom... pena q não existe isso no maldito país q vivemos... não tenho paciência pra ler um manual em inglês pq demoro muito pra assimilar as coisas...alias... em português ja é difícil...
renan-papaco
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 06 Nov 2013 00:56

renan-papaco escreveu:eu comprei os CI"s MC6847... por SEDEX e ainda por cima comprei 18 unidades... e ai pergunto... o CI pode ter a saida de iluminância ligada direto no conector RCA de video composto da TV?

pq vc comprou tantos? use o circuito abaixo:

Imagem

o sinal Y IN eh o que vem do 6847 e o COMP OUT eh justamente o RCA da TV.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor renan-papaco » 06 Nov 2013 07:09

foi o unico site q encontrei vendendo essas belezinhas... e eles só vendem apartir de uma determinada quantidade... mas q bom isso pq posso vender alguns no ML...
renan-papaco
Byte

Mensagempor norad58 » 06 Nov 2013 09:49

eu comprei os CI"s MC6847... por SEDEX e ainda por cima comprei 18 unidades... e ai pergunto... o CI pode ter a saida de iluminância ligada direto no conector RCA de video composto da TV?

Tu consegue ligar em qualquer tv o sinal de video Y com o circuito que o Marcelo Sam publicou. Para ter cores na imagem, tem que montar um circuito de misturador de crominancia aparte para os sinais R e B. Como já informei anteriormente, analise o circuito do MC1000 dá CCE e leia do datasheet do MC6847 que tem todas as informações lá.
Já montei uma placa com o MC6847 e digo que é bem facil de usar, instale uma sram 6264 de 8k como memoria de video, endereçe o MC6847 como um I/O no espaço de memoria da CPU.
Configure o modo de video do MC6847, carregue na sram 6264 os caracteres ou pixeis nos endereços correspondentes.

Na epoca com um hardware simples e bem pensado o sinclair spectrum(tk95 ou tk90x) era mais rapido com mesmo clock de CPU Z80 que um MSX na apresentação de video.
Tanto o Sinclair e AppleII usavam hardware similares para o video, no caso do Sinclair havia uma ULA Ferranti dedicada pra video e teclado.
norad58
Word

Mensagempor renan-papaco » 06 Nov 2013 21:42

norad58 escreveu:

Tu consegue ligar em qualquer tv o sinal de video Y com o circuito que o Marcelo Sam publicou. Para ter cores na imagem, tem que montar um circuito de misturador de crominancia aparte para os sinais R e B. Como já informei anteriormente, analise o circuito do MC1000 dá CCE e leia do datasheet do MC6847 que tem todas as informações lá.
Já montei uma placa com o MC6847 e digo que é bem facil de usar, instale uma sram 6264 de 8k como memoria de video, endereçe o MC6847 como um I/O no espaço de memoria da CPU.
Configure o modo de video do MC6847, carregue na sram 6264 os caracteres ou pixeis nos endereços correspondentes.

Na epoca com um hardware simples e bem pensado o sinclair spectrum(tk95 ou tk90x) era mais rapido com mesmo clock de CPU Z80 que um MSX na apresentação de video.
Tanto o Sinclair e AppleII usavam hardware similares para o video, no caso do Sinclair havia uma ULA Ferranti dedicada pra video e teclado.

nossa.. interfacear a memória de 8KB logo assim de cara? eu não conheço bem esse CI a ponto disso... por enquanto só preciso q ele gere caracteres em monocromático, depois eu penso em algo mais avançado...é a primeira vez q vou usar esse chip... ou será q não dá pra usar ele sem memória externa de vídeo?
renan-papaco
Byte

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos