Moderadores: 51, Renie, gpenga
norad58 escreveu:Já usei ha algum tempo atras uma emulsão da Agabe de cor vermelha para alta definição de telas de silk-screen. Lembro que junto da emulsão vinha um vidro com o sensibilizador e no rotulo tinha uma caveira...hahahahah Dizia que era toxico e para ter cuidado com o produto, não ter contato com a pele e nem inalar.
A transferencia na pcb do desenho ficou otima, mas quando começei a corroer, a emulsao sensibilizada se soltou, acho que a quimica para corrosão do cobre era muito forte(não era o percloreto).
Esta FastPCB e outras de cor verde ou azul, nada mais é que a emulsão comum para silk-screen. O valor que vendem, de alguns ml, dá pra comprar um litro da emulsão original.
norad58 escreveu:Mor_Al,
Qual problema teve com a emulsão para PCB? Problema com a transferencia, secagem, corrosão?
Segui o procedimento de um sítio. Parece que foi o primeiro que apareceu. Nele a camada de tinta era grossa.
1 - Preparação da placa com a tinta sensibilizadora. Demorava muito tempo para secar. Até usei o secador de cabelos, mas não podia usar. Algumas sujeiras grudavam ou começava a sensibilizar. Hoje observo que minha camada de tinta era grossa, por isso demorava a secar. Tinha que esperar algumas horas até secar. Mesmo assim tive problemas (adiante relatados).
2 - Quando conseguia revelar, ficava um véu (finíssima camada sobre o cobre) nas partes que deveriam ser corroídas, prejudicando o tempo de corrosão. Talvez, com uma camada mais fina este véu não aparecesse.
3 - Ao corroer, com percloreto de ferro, mesmo com tinta a base de óleo, a tinta descolava logo no início da corrosão. Hoje acredito que é porque a tinta não estava totalmente curada, já que a camada era grossa.
Certa ocasião, no início, eu pincelei o azulejo que ficava ao Sol com a tinta. Acabei esquecendo dele. Algumas dezenas de dias após, vi a tinta e decidi removê-la. De tanto Sol que pegou, nem esfregando vigorosamente com Bombril a coisa saía. Deixei molhada a bagaça durante um bom tempo, mas ainda assim não foi fácil removê-la. Concluí o seguinte:
--- Com uma boa sensibilização o produto curava e bem.---
Obs:
Na pincelada que dei no azulejo exposto ao tempo (e ao Sol), a tinta passou do azul piscina para o marrom azulado. Isso mostra que a tinta tinha ainda que passar por uma sobre exposição.
Como eu tinha dito, usei a emulsao de alta definição para telas de silk-screen e a transferencia da imagem ficou muito boa, o problema que tive foi com a corrosão, eu usava a mistura de agua oxigenada com acido de limpeza, e era muito forte, na epoca nao testei com percloreto de ferro.
Eu li em algum canto da net... que usavam a mesma tinta de silk para pcb, mas o acido para corrosao era outro.
Outra tinta que pode servir é aquela que usam no processo de silk-screen, não a tinta para a tela, falo da tinta a ser transferida para o objeto. Eu instalei numa fabrica de CD ha um tempo atras uma maquina mix machine, que misturava a tinta conforme o pantone. Esta tinta é usada na impressão da imagem no CD. O processo é silk de varias camadas/cores e após passar por alguns segundos na lampada UV a tinta estava seca.
Larguei este processo do silk depois que encontrei a emulsao spray da Electrolube, nunca mais tive problemas na transferencia da imagem. Processo rapido e limpo.
norad58 escreveu:Mor_Al,
Acho que não perguntei direito, quando falei em banda UV queria saber qual a faixa do espectro em "nm" que sua lampada UV emite(UVA, UVB ou UVC), não com referencia a área emitida da UV.....
Pois a secagem de determinadas tintas e vernizes dependem do tipo de UV emitido.
Depois posto a minha casinha de UV... Coloquei duas lampadas de "Luz Negra" faixa de emissão 400 – 320 nm, numa caixa fechada, pra no maximo sensibilizar uma PCB de 20x20cm pois o tamanho da lampada UV é igual ao formato de uma lâmpada em espiral economica comum de 20W. Esta emissão de UVA é requerida para o spray que tenho do PRP da Electrolube.
Tenho uma lâmpada germicida UVC com emissao na faixa de 280 - 100 nm, mas está emissão não está na faixa de cura do PRP da Electrolube.
Por isso que perguntava se tu possuia o datasheet das tintas UV silk para saber qual a faixa de UV(UVA,UVB ou UVC) que dá secagem.....
Pode ser que a luz UV emitida por suas lâmpadas não casem com a faixa de UV necessária para estas tintas de Silk-Screen. Pois as impressoras que vi trabalhar, usam lâmpadas UV diferentes, há somente um pino em cada extremo da lâmpada e são alimentadas por alta-tensão acima de 500Vac.
Outra dica é forrar o fundo da caixa onde estão montadas as lâmpadas UV com papel aluminio ou reflexivo assim pode se ganhar mais alguns Lux na emissão!
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante