Como funciona realmente um Inversor Grid Tie Chinatown ?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Re: Como funciona realmente um Inversor Grid Tie Chinatown ?

Mensagempor migleo » 12 Nov 2015 04:33

Testei ontem a noite com minhas 02 baterias DF2000 com menos de 40% de carga, Brasilma.

Nem acreditei quando vi ele se auto ajustar, o consumo DC subiu gradualmente de 0 até fixar em 35,6A em 22V , a saída no wattímetro chines mostrava 132,3V , 5,3A , 676W , Fator de potência 0,98 , estável , alicate amperímetro minipa mostra 5,6A AC, e fui no medidor, e exagerando diria que virou um ferro de passar roupa girando pra trás.

Detalhe, ele tem 02 LEDs, verde OK e vermelho error, em 12,5 e 15,38V , ele pisca lentamente o led verde, acelera o piscamento, ao se auto ajustar, e depois estabiliza aceso trabalhando.

Em 24V que caiu pra 22V com carga de 35,6A, ele pisca lentamente até se ajustar , e quando sincroniza e passa a injetar pra valer, ele fica piscando rapido o tempo todo como se estivesse mostrando que está mandando ver.

Por aí você imagina, porque um ferro de passar tem fama historica de vilão, e gastar 1KWh, imagina correndo pra trás!

Agora é entender, o grid tie de 10,5 a 30V , com 24V trabalha no meio da faixa, o que parece melhor, já o grid tie 20 a 40V vai trabalhar com 24V no início da faixa aí vai ficar faltando mais tensão de novo, igual ao meu com 12,5 a 15V.

Agora é re estruturar meu painel de controle todo de 12V para 24V, mas só meu Inversor off grid de menor consumo e o DVR não trabalham em 24V.

Talvez eu retire 3 fios no banco de baterias 24, 12 e 0V pra poder aproveitar minha terceira fase já passada em 04 quartos da casa.
Asm51 desde 19-03-2003 Atmel Avr Assembler Projects
migleo
Byte

Mensagempor brasilma » 12 Nov 2015 08:53

Hummmmm...

Como é o esquema de ligação dos painéis às baterias e controlador de carga neste sistema de 24V???
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Alexandro » 12 Nov 2015 09:00

Seu relogio vira ao contrario ? Nos novos não acontece isso.
Alexandro
Byte

Mensagempor migleo » 12 Nov 2015 10:33

O meu gira ao contrário, tá errado, tá errado, tá errado, tô muito triste com isso e vou ligar nervoso e obrigar a trocar por um novo que não gira ao contrário, ou então um melhor que conta kwh em dobro, hehehe!

O Controlador de carga funciona normalmente em 12 ou 24V , a ligação é simples , no controlador não muda nada , só os painéis precisam ficar em série e tomar todo cuidado pra não energizar o inversor off grid e o DVR com 24V , precisa ser com 12V. Este negócio de 12V é porque quero ter as duas possibilidades funcionando, Off Grid e On Grid, aí eu escolho como utilizar, uma 100% le*g*al e a outra alternativa é só pra quando a le*g*al der defeito,rum rum rum.

Provavelmente compro outro inversor de alta eficiência para 24V Off grid de 1000W Senoidal Pura para substituir oficialmente o meu que está sendo utilizado nos testes.

Além disso , quando tiver energia suficiente pra trabalhar com painéis fornecendo tudo , igual no teste com as baterias, 35 a 50A em 24V é muita potência (840 a 1200Wh) , tem que arrumar um jeito de limitar pra gerar só o consumo no instante , garantindo que não gira pra trás , nem que tenha que sincronizar as geladeiras e freezer para trabalharem simultaneamente, o que é perfeitamente possível, ou ligar meus arcondicional de dia com o sol quente pra imobilizar pernilongos.

Isto é para um futuro bem próximo , porque com a estrutura básica já elaborada, posso comprar os painéis de 2 em 2 e rapidinho serão mais de 12.
migleo
Byte

Mensagempor KrafT » 12 Nov 2015 11:26

Aqui no sul não tem sol para isso... ;(
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor migleo » 14 Nov 2015 18:47

Aqui na minha região tem dia que dá até 11h de sol, sendo umas 7h com sol intenso.

Realizei novos testes no Inversor grid tie, e percebi que quando trabalhando acima de 500w , os 02 coolers dele não são suficientes, parece que a temperatura de trabalho não pode passar de uns 55 graus porque ele desarma, mas rearma quando a temperatura volta dentro da faixa.

Na superfície de fora nem estava tão quente porque dava pra colocar o dedo. Quente pra mim é quando seca cuspe sem fazer barulho tissssss. Quando faz o barulho passou da conta e já está fervendo.

Com um ventilador em cima dele ele não desarma, portanto exige ventilação forçada com cooler externo acima de 500W.

Vi ele trabalhando fornecendo 826W, elevando a tensao de rede de 127 para 132V e injetando 6,44A AC consumindo uns 45A em 20,1V , na bateria tinha uns 22V e estava perdendo uns 2V no cabo de alimentação.

Com fio de 6mm vindo das baterias, perde quase uns 2V quando a corrente está em 45A, ele não passou dos 826W, e o fio esquenta muito, tenho que trocar o fio pra testar de novo.

Pode ser que ele chegue nos 1000W mesmo porque está especificado com até 65A emDC e até 1200W de pico.

Abaixo de uns 200W o led verde não fica piscando quando está injetando, de vez em quando pisca como se tivesse se reajustando.

Percebi também que a tensão DC nos terminais dele se mantém estável, de forma que as baterias vao baixando a capacidade de fornecimento e ele vai diminuindo a corrente se consumo com o MPPT , mantendo a mesma tensão DC na entrada, variando só a corrente.

Se não tivesse o MPPT funcionando, as baterias iriam baixar a capacidade de fornecimento, e a tensão iria cair gradativamente acompanhando a queda de capacidade.
migleo
Byte

Mensagempor Alexandro » 16 Nov 2015 07:09

Eu ja trabalhei muito com UPS (NO-Break) e nessa tensão de 24V de baterias e correntes entre 30 e 40A os americanos usavam cabos de 10mm e o mais curto possivel.
Alexandro
Byte

Mensagempor brasilma » 16 Nov 2015 09:18

Agora compreendi o porque de trabalhar com tensões DC mais altas, mesmo assim 100W de perda é significativo, com certeza deve aumentar a bitola dos cabos!!!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor migleo » 16 Nov 2015 20:22

Percebi outro evento interessante, a tensão que se estabilizava em 15,38V na entrada do grid tie com ele ligas era porque eu tinha desconectado a bateria, mas estava mantendo o DVR como carga adicional junto com o grid tie, quando percebi que o DVR estava atrapalhando o teste, desconectei ele, e a tensão subiu um pouquinho entrando no range do MPPT.

Não tive oportunidade de pegar o sol forte porque pelo segundo dia está 100% nublado.

Provavelmente já tenho tensão por volta de 16,5V ou superior em cima do grid tie, mas preciso testar com o sol intenso.

Também está descartado o procedimento de ligar os painéis em série, porque meu grid tie é para tensões de 10,5 a 30V , e 02 painéis em série chegam a dar 38V sem carga, o que inviabiliza a ligação em série.
migleo
Byte

Mensagempor Alexandro » 17 Nov 2015 07:11

migleo escreveu:Percebi outro evento interessante, a tensão que se estabilizava em 15,38V na entrada do grid tie com ele ligas era porque eu tinha desconectado a bateria, mas estava mantendo o DVR como carga adicional junto com o grid tie, quando percebi que o DVR estava atrapalhando o teste, desconectei ele, e a tensão subiu um pouquinho entrando no range do MPPT.

Não tive oportunidade de pegar o sol forte porque pelo segundo dia está 100% nublado.

Provavelmente já tenho tensão por volta de 16,5V ou superior em cima do grid tie, mas preciso testar com o sol intenso.

Também está descartado o procedimento de ligar os painéis em série, porque meu grid tie é para tensões de 10,5 a 30V , e 02 painéis em série chegam a dar 38V sem carga, o que inviabiliza a ligação em série.

Ué ! Me falaram que não podia colocar paineis em serie, então pode ?
Alexandro
Byte

Mensagempor migleo » 17 Nov 2015 14:12

Pode sim, podem ser interligados em série ou em paralelo , os paineis possuem "diodos de proteção" na caixa de conexão que trabalham em paralelo com o bloco de celulas fotovoltaicas , de forma que na pior hipótese eles fazem uma espécie de bypass retirando o bloco de celulas que não estiver gerando tensão, para que não prejudique mais ainda o outro bloco que estiver gerando .

No caso do meu painel ele possui 02 destes diodos, porque meu tipo de painel é seccionando em 02 blocos geradores , e inclusive estes 02 blocos estão interligados em série para formar o painel de 17,8V x 8,43A = 150W.

Tem outro diodo que recomendam que seja usado e que nos meus painéis não vem na caixa de conexão , que seria o "diodo de bloqueio" , este deve ficar sempre em série com o painel, de forma que não retorne corrente do sistema de baterias na direção do painel, mesmo que ele esteja ligado diretamente em um conjunto de baterias , e nem retorne corrente de outro painel que tiver tensão maior que a dele num mesmo conjunto interligado em paralelo.

Normalmente estes diodos são do tipo Shottky , o mais comum e em evidência hoje em dia inclusive no mercadolivre, é o modelo 15SQ045 , diodo para 15A e 45V reverso , muito utilizado nos sistemas solares. Sua queda de tensão em plena corrente = 15A é de apenas 0,55v segundo o datasheet.

Complementando a informação do post anterior : Percebe-se também que o Grid tie trabalhando com apenas 120 a 155W já liga e desliga automaticamente seus 02 coolers indicando que está se resfriando sozinho , portanto ao menor sinal de calor já se percebe a ação dos coolers automaticamente.
migleo
Byte

Mensagempor Marcelo_SP » 18 Nov 2015 14:13

olá

Hoje em dia esse diodo de bloqueio não é mais necessário, o painel aguenta a corrente reversa do outro painel que estiver em paralelo - caracteristica chamada de resistência à corrente inversa.

retirado deste livro :http://cursosolar.com.br/site/index.php/home/k2-items-3-cols
Marcelo_SP
Nibble

Mensagempor migleo » 24 Nov 2015 11:42

Eis o motivo do inversor Grid Tie não entrar consumindo o máximo possível quando ligado em uma unica bateria de 12V :

- No instante em que o inversor é energizado, o led vermelho ( error ) acende durante 5 segundos , e é nestes 5 seg iniciais com o led error aceso que ele confere se tem rede AC conectada na saída dele e faz a leitura da tensão de entrada DC e se a tensão de entrada estiver acima de 15,5V ele dá start ao recurso MPPT ).

Comprovação do evento acima :

Meus 02 paineís de 150W estão protegidos por diodo de bloqueio em série com eles e os catodos estão todos juntos , em aberto tenho tensão de 19,5V , quando coloco a bateria de 12V sendo carregada diretamente conectada nos catodos dos diodos vindo do conjunto de painéis a tensão sobre a bateria sobe para 13,6V enquanto a corrente circulante de carga é de 16A .

Se neste instante com 13,6V ligar o Grid Tie em paralelo com a bateria, o grid acende o led vermelho por 5 seg, faz a leitura de entrada DC e vê que tem só 13,6V e não dá start no MPPT , desta forma ele funciona mas só consome no máximo entre 9 e 12A , mesmo a bateria podendo fornecer até 100A se ele exigisse.

Agora eu posso enganar o Inversor assim : desligo o Grid Tie , desconecto a bateria pelo disjuntor e a tensão sobre o Grid Tie vem direto dos painéis e fica em 19,5V. Ao ligar o Grid Tie e esperar ele fazer o Start de 5 seg enquanto a tensão está em 19,5V , e assim que o led verde acender conecta a bateria de 12V, ele fez a leitura inicial viu a tensão de 19,5V deu start ao MPPT e agora funciona até que a bateria descarregue e chegue aos 10,5V , consumindo o máximo possível que ela for capaz de fornecer e injeta na rede até ela descarregar totalmente.

Detalhe : Quando o MPPT que havia sido enganado com os 19,5V iniciais e estiver funcionando gerando o máximo de potencia possível vindo de uma única bateria de 12V , em qualquer instante que você desligar a conexão de saída dele com a rede AC provocando um erro , ele percebe que faltou rede, para todo o processo de geração, fica com o led vermelho error aceso, e só reinicia quando voltar a rede AC, e estando na bateria de 12V ele volta à estaca Zero e inicia sem dar start ao MPPT como descrito anteriormente.
Editado pela última vez por migleo em 24 Nov 2015 13:48, em um total de 2 vezes.
migleo
Byte

Mensagempor norad58 » 24 Nov 2015 12:47

Migleo,

Lendo o trecho:
Agora eu posso enganar o Inversor assim : desligo o Grid Tie , desconecto a bateria pelo disjuntor e a tensão sobre o Grid Tie vem direto dos painéis e fica em 19,5V. Ao ligar o Grid Tie e esperar ele fazer o Start de 5 seg enquanto a tensão está em 19,5V , e assim que o led verde acender conecta a bateria de 12V, ele fez a leitura inicial viu a tensão de 19,5V deu start ao MPPT e agora funciona até que a bateria descarregue e chegue aos 10,5V , consumindo o máximo possível que ela for capaz de fornecer e injeta na rede até ela descarregar totalmente.

Como fica a vida útil da bateria? Se ficar neste ciclo de carga e descarga diariamente, dependendo do quanto consome, a vida útil tende a cair.

Vi neste site uma tabela:

http://minhacasasolar.lojavirtualfc.com ... dom-df2500
norad58
Word

Mensagempor migleo » 24 Nov 2015 13:43

Norad58 ,

Este procedimento foi um teste comprobatório somente pra entender porque o inversor não havia utilizado toda a capacidade de fornecimento de energia da bateria de 12V , sendo que ela poderia fornecer até 100A pro inversor e ele não consumia mais do que 9 a 12A.

A conclusão é de que ele só dá start ao recurso MPPT se a tensão de entrada estiver acima de 15,5V. ( Na verdade existe uma faixa de 15,5 a 23,5V ou algo parecido. E quando ele utiliza este recurso MPPT , ele rastreia a tensão de entrada e consegue se ajustar conseguindo trabalhar no Ponto de Máxima Potência dos Painéis. ( ex: nos meus painéis seria em 17,8V x 8,43A ).

Quando for utilizar pra valer tem que ser alimentado direto dos painéis com tensões em torno de 17,8V a plena carga.
migleo
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos