Cara, primeiramente parabéns pelo código.
Dificilmente é encontrado pronto assim.
Há um tempo atrás eu desenvolvi uma central de alarme aqui pra casa, foi o começo de uma longa jornada hehehe.
A primeira versão da central usava vários 555, 7474 e mais uns que não me lembro. Infelizmente o alarme precisava de um controle remoto, senão não teria como ligar, usando chave não daria certo.
Assim comecei a estudar microcontroladores através de tutoriais achados na internet.
Comprei meu primeiro PIC16F628A e montei um gravador JDM. =D
O primeiro tutorial foi o pisca-pisca de leds (é o melhor pra começar a entender

)
Depois de aprender o básico do CI, consegui fazer a segunda versão do alarme. Comprei um receptor de controle remoto que pulsava um relé quando acionado.
Infelizmente o alarme foi pouco usado, pois dificilmente todo mundo saia de casa ao mesmo tempo, e também esqueciam de ligar
Aí depois de um tempo criei a 3ª versão do alarme, que funciona até hoje

. Nela é possível escolher 3 funções de operação: TOTAL, Anunciador e Somente Externo.
O Total, é habilitado todos os sensores (4 no total) e dispara as sirenes quando é detectado movimentos. 5 minutos de barulho e rearma automaticamente.
O Somente Externo, só é habilitado os sensores fora da casa (2), o funcionamento é o mesmo do Total.
O Anunciador é o mais usado aqui. Nele, quando alguém passa no sensor da garagem, a 2ª sirene dispara por 2 segundos e acende as 2 luzes da casa por um tempo. Mas não termina por aí, os 2 sensores internos também são usados para acender as luzes internas quando alguém vai na cozinha ou na sala, parecido com os sensores de presença, mas usando os do próprio alame.
E agora vou começar a desenvolver a 4ª versão do alarme, 3 anos depois.
Essa promete, hehehe.
Quero ligar a central junto com a internet banda larga, se possível sem depender de computador 24hrs, e sim ligado direto no roteador. Assim seria possível controlar toda a casa (luzes, alarme, portão) através de um computador ou um celular via WAP.
Já usei o PIC16F628 para vários projetos que já fiz e ele nunca me deixou na mão. =D
Não uso ele pra fins comerciais, e sim um hobby que nunca vou abandonar, a eletrônica.
Também estou começando a estudar processadores usados em set-top boxes. Selecionei o GSD-1500 da SKY para desenvolver um novo software para ele pra sintonizar canais livres (FTA).
Aqui o site que fiz pra acompanhar o projeto:
http://www.comdek.com.br/gsd1500/
Infelizmente tá parado por um problema de gravação da flash (29LV160), mas espero que em breve resolva esse problema.
De novo, parabéns pelo código e muito obrigado por disponibilizar para todos. Quero ver se consigo um receptor de 433Mhz, achei da PROLIT:
http://www.prolit.com.br/manuais/manual_PLT25.pdf que é uma empresa daqui de Curitiba e assim que conseguir, testo o seu código.
Obrigado mesmo!!
Abraços
Comdek