Confecção de PCI. Método Fotográfico x Método térmico?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor enigmabox » 22 Set 2008 11:35

Já usei as duas tecnicas, termica e quimica.
Atualmente uso a termica com papel/poliester de transferencia para impressora a laser.
Não é o mesmo papel para inkjet, pois este não tem aquela resina/primer para absorver a tinta da inkjet.
Este método é mais rápido, não tem que ficar esperando o papel dissolver, pois após passar o ferro de passar roupa, já bota na agua fria e puxa com cuidado o papel.
Com a transferencia quimica usei um produto da Reprochem, usado para gravação de cilindros de cobre para máquinas de Rotogravura, mas é uma sujeira só...e muito caro, o revelador é um corante azul, se não tomar cuidado mancha tudo. Funcionava bem, mas tem que ficar testando o tempo de revelação. A lampada que usei foi uma de luz mista, que emite tb o UV.
enigmabox
 

Mensagempor styg » 22 Set 2008 12:04

sempre usei o metodo termico, com ferro de passar, até da pro gasto.
mas semana passada precisei fazer umas plaquinha adaptadoras para cis com espacamento de 0.5mm e 0.65mm, eu ja tava desistindo mas dai resolvi tentar, e usei, em vez do ferro de passar, uma maquina de plastificação (nao sei o nome) mas eh bem simples, bota a placa e o rolo começa a girar esquentando e fazendo pressao na placa.
passei umas 3, 4 vezes e vou dizer.. ficou perfeito.
nenhuma mal contato, uns 4 curtos, considerando que as plaquinha tinham 48 trilhas.
Lucas
Avatar do usuário
styg
Word
 
Mensagens: 799
Registrado em: 16 Out 2006 08:24
Localização: Floripa abaixo de zero.

Mensagempor Haroldo Coelho » 22 Set 2008 19:10

Processo fotográfico: Hoje meu parceiro aqui na firma fez diversas tentativas no sentido de achar os parametros corretos para este método: tempo de secagem, tempo de exposição, etc ..mas não conseguiu bom resultado. Mesmo seguindo as instruções( básicas) da PCIFáCIL.

Ele desistiu lá pelas 15:00 H. Enquanto isso eu estava comprando uma impressora a LASER, comprei uma baratinha, modelo 1005 da HP, R$ 279,00 reais. Comprei também um ferro BLACK&DECKER.

Ao chegar na firma, rapidinho imprimimos e transferimos a imagem para a placa.

obs.: Tinha uns papéis há muitos anos guardados, que pensava que nunca mais iria usar... diversas folhas da FERRAGINI DESIGN, que eu havia comprado mas deixado de lado.

Agora useio-os.

na hora de retirar o papel da primeira placa a ansiedade era grande e fui muito afoito.

Já na segunda tentativa, lembrei-me que havia uma solução ácida que havia comprado da PCIFÁCIL - para revelar as placas pelo outro processo - e usei essa solução, bastante concentrada, para desmanchar o papel mais rápido. Foi uma beleza. Deixei nessa bacia o papel por alguns minutos.

Retirei o papel já se desmanchando e o circuito ficou uma beleza. Ainda não corroí mas isso é o de menos.

Quer dizer, acho que esse processo térmico é melhor. Mais rápido, mais barato e ainda sobra o ferro de passar roupas que pode ser usado para dar uma passada nas nossas roupas. EHEH.

Ainda não testei com um papel fácil de se encontrar, tipo COUCHE ...Será que vai dar na mesma. Talvez amanhã eu experimente.

Será que dá para fazer isso em alumínio e inox escovado. E nas placas de fibra depois de corroídas para colocar nomes dos componentes., segundo fala nosso parceiro RENIE.

Utilizei as informações do RENIE, do MORAL e de voces mas estou querendo evoluir . Talvez uma prensa ou uma ferramenta tipo rolo que o STYG comentou.
Haroldo Coelho
Byte
 
Mensagens: 343
Registrado em: 14 Out 2006 00:20
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor enigmabox » 22 Set 2008 22:14

Haroldo,

Quando tu utilizou o spray com laca fotosensivel, vc passou na PCI e secou no escuro? Ou sob lampada de proteção? Acho que se deixar bater luz natural ou florescente, a placa "queima" antes do tempo....
enigmabox
 

Mensagempor Renie » 22 Set 2008 23:31

Olá Haroldo,

Quando comecei a usar o processo térmico, usava papel comum, era um
pouco mais trabalhoso a hora de retirar o papel, mas,dava bons
resultados também.

Quem gosta de fazer uma pseudo máscara de silk é o Richard, eu não
sou tão detalhista (hehehehhe), ele usa acetato (acho que é isso) de
transparência, já fiz algumas, inclusive com o mesmo acetato que o
Richard me deu.

Atualmente uso glossy paper para ink, ele tem tipo uma geléia que
dissolve na água facilitando bastante a retirada do papel, acertando
a mão todo o toner fica na placa.

Teste de pseudo silk com acetato:

Imagem


Glossy descolando da placa, todo o toner ficou na placa:

Imagem


uma placa feita com papel comum em 2004. tem 6x6cm

Imagem

placa recente feita com glossy:

Imagem
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word
 
Mensagens: 732
Registrado em: 11 Out 2006 22:35
Localização: RJ - Niterói - Brasil

Mensagempor Haroldo Coelho » 23 Set 2008 08:06

olá enigmabox. No início fizemos sob uma luz fraca incandescente. Mas nesta segunda, aplicamos o PRP no escuro mesmo. Colocamos pra secar numa estufa( na verdade um grande forno eletrico da continental 2001 que temos aqui) Nào sei se o meu parceiro mediu a temp do forno. O termostato estava regulado para 60 graus. --ainda vou fazer um TIS - termostato com indicação de temperatura digital com PIC para este ótimo forno.

Aplicou luz negra BLB numa caixa a uma distancia de um palmo + ou -. E deixou um bom tempo sob a luz...

Depois revelou e o PER nào conseguiu corroer...

Ainda tenho meia lata de PRP e precisamos aprender a usar não é verdade?

Hoje vou tentar ligar pro tel do engenheiro da PCI QUE ME ENVIARAM POR E_MAIL.
Haroldo Coelho
Byte
 
Mensagens: 343
Registrado em: 14 Out 2006 00:20
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor Haroldo Coelho » 23 Set 2008 08:19

Olá Renie.

1 - Esse GLOSSY tem gramatura específica?

2 - Acetato...desculpa minha ignorancia, mas isso é o que mesmo?

2 - Numa placa de dupla face também fica legal, não?

Quem sabe que produto químico se usa para corroer cobre, além do percloreto de ferro?
Haroldo Coelho
Byte
 
Mensagens: 343
Registrado em: 14 Out 2006 00:20
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor jeff » 23 Set 2008 08:32

Semana passada usei um papel glossy de impressao de fotos, dizem que o ideal é gramatura 100, mas só achei gramatura 190, mas mesmo assim ficou bom a transferencia.
Abraços
jeff
Byte
 
Mensagens: 389
Registrado em: 20 Out 2006 10:14
Localização: Uberlândia/MG

Mensagempor enigmabox » 23 Set 2008 08:58

Haroldo,

Neste processo de transferencia quimica, onde usei a emulsão fotosensivel, usei um secador de cabelo para secar a placa, mas não podia esquentar muito, creio que a temperatura deve ser por volta dos 40 graus, porque se for mais alta pode cozinhar a emulsão.
Depois de seca, a placa, para queimar com um negativo, deixei a 30 cm de uma lâmpada mista acho que de 150W, durante um tempo entre 3 a 4 minutos.
Todo o processo de manipulação da emulsão e secagem deve ser feito no escuro ou sob luz de proteção, porque depois de seca a placa fica sensivel a luz.
Outra dica é passar uma camada bem fina de emulsão, se passar muito acontece o mesmo problema que vc está tendo.
Depois disso colocava a placa no revelador colorido(azul), para limpeza usava agua corrente, mas não diretamente. Secava novamente a placa com secador e logo após colocava no percloreto de ferro, mas a solução pode ser tb 50% de acido para limpeza de cimento, que contenha o HCL e 50% de água oxigenada 10Vol liquida.
Posso te dizer que funcionava bem, mas o problema era o preço da emulsão da Reprochem, custa R$300,00 o litro da emulsão!
Este da Eletrolube deve funcionar bem pois a emulsão deve ser parecida.
enigmabox
 

Mensagempor rocknroll » 24 Set 2008 15:15

R$300,00 1 Litro... muito caro... rs

Estou quase voltando a fazer minhas placas através de telas de serigrafia... Hoje em dia se você comprar um tela de 200 fios e alguma emulsão com grande definição tipo as da Agabê, você consegue fazer placas tranquilamente... O unico problema é que você adiciona etapas a mais no processo, porém a margem de erro é muito menor. E também tem o detalhe que a tela você pode usar por diversas vezes, bastando armazena-la de forma adequada e evitando usar produtos de má qualidade.

Faz anos que não faço placas por este processo, mas cansei de tentar achar algo prático. Já tentei diversos métodos desde Eletrolube, transferencia de torner, emulsão resistente a água aplicando direto na placa... vários...

flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte
 
Mensagens: 218
Registrado em: 11 Out 2006 14:19
Localização: Butantã - São Paulo - SP

Mensagempor enigmabox » 24 Set 2008 16:01

Rocknroll,

Também apliquei direto sobre a pci a emulsão de silk, para alta resolução(cor vermelha), mas a minha quimica de corrosão era muito forte e soltou toda a emulsão. Já tentei com percloreto e funcionou. Por falar nisso, tem umas firmas(Tecno....) que enviam spam direto, vendendo emulsão para pci. Digo, não comprem!! Comprei uma vez e é emulsão verde de silk. Vende um frasquinho por uma fortuna. Mais barato é comprar direto da loja de silk.
enigmabox
 

Mensagempor Renie » 24 Set 2008 18:40

Olá Haroldo,

1- eu uso gramatura 150, é a mais fácil de achar e dá menos problemas
com algumas impressoras laser.

2 - Acetato é um material parecido com plástico, as transparências para
laser são feitas com este material.

3 - Sim, o negócio é conseguir dominar a técnica, depois, conseguir
casar corretamente os 2 lados , geralmente é feito um lado da placa,
após corroída (com o outro lado protegido com fita gomada ou
semelhante), furar algumas ilhas em extremos da placa, fazer os
mesmos furos no layout do outro lado, com alfinetes ou outro material
posicionar o layout, fixa-lo e seguir os procedimentos normais.
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word
 
Mensagens: 732
Registrado em: 11 Out 2006 22:35
Localização: RJ - Niterói - Brasil

Mensagempor MOR_AL » 24 Set 2008 20:09

Olá.

Eu escrevi:
O que está acontecendo hoje é que a minha impressora está depositando bem menos toner que quando era nova. Nem se nota em textos, porém, quando você olha para a impressão contra a luz, vê que está "meio claro", com pouco toner.

Comprei um cartucho de toner novo e a impressora voltou a depositar a quantidade de toner correta. O problema era o cartucho antigo. O cartucho da minha HP1022 contém todos os cilindros embutidos.
Um técnico me falou que poderia ser:
1 - Tonner velho. Acontece que na embalagem do toner que comprei, consta que a validade é por tempo indeterminado. Logo o toner não fica velho assim tão fácil.
2 - O cilindro que contém uma película plástica em sua superfície, pode estar deixando de acumular a carga eletrostática. É bem possível, pois já alcancei o número de impressões que o cartucho previra.
3 - O bastão cilíndrico magnético está com sua capacidade magnética reduzida. É possível.

Bom o que me deixou satisfeito foi que resolvi o problema. :D

Renie
Atualmente uso glossy paper para ink, ele tem tipo uma geléia que dissolve na água facilitando bastante a retirada do papel, acertando
a mão todo o toner fica na placa.

O papel que uso é o S041117 da Epson (High Quality), para ink jet printers, recomendado em um link desses. Ele funciona perfeitamente, porém ele sai da placa de CI em "escamas enroladas" e não inteiro e sem toner como na sua foto.
Qual é a especificação desse seu papel? Modelo, código e fabricante.
MOR_AL
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor Renie » 25 Set 2008 00:35

Olá Mor_al,

Glossy paper da Sistem, 150 g/m2, tem em qualquer papelaria e lojas
de informática.

Deixe um pouco na água, depois vá levantando vagarosamente que a
água vai infiltrando mais na gelatina (puxe o papel em ângulo de 90
graus ou menos com a placa, não "dobre" o papel sobre ele mesmo).

Se passar do ponto no ferro, fica um pouco mais difícil pois, entre a
gelatina e o papel tem uma camada plástica bem fina, e ela começa a
grudar na placa também.

PS: veja que na foto, no final da placa, bem no meio, ficou um pedaço
com o plástico também, alí passou um pouco do ponto o calor, mas
não foi quase nada, foi só esfregar o dedo de leve que ele soltou.
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word
 
Mensagens: 732
Registrado em: 11 Out 2006 22:35
Localização: RJ - Niterói - Brasil

Mensagempor MOR_AL » 25 Set 2008 08:26

Valeu, Renie.
Grato.
MOR_AL
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x