Moderadores: 51, Renie, gpenga
E daí???
Daí que no semiciclo negativo da tensão, entre 180 graus e ATÉ 270 graus, a corrente principal será positiva. Se você acionar a "chave" negativa neste intervalo, vai produzir uma corrente negativa, contrária a que já estiver estabelecida. Isso provocará um curto-circuito e queimará a chave.
RobL escreveu:Estou acompanhando a troca de idéias com grande interesse.
Não entendí esse trecho:E daí???
Daí ... um curto-circuito e queimará a chave.
Suponho que sendo um Triac, essa "chave", se estiver passando corrente, tanto no sentido positivo ou negativo, ele estará ligado, mesmo sem sinal no gate. Não há como ligá-lo nesse momento, fazendo passar corrente contrária. Daí não ví como ocorrer um curto (ou sobrecorrente).
Em outras palavras, enquanto passar corrente, não há como ligá-lo em outro ângulo qualquer.
É um caso a se pensar. Mas não sei se isso resolveria para o meu caso.Ví outra sugestão no mesmo fabricante, poderíamos ter um arco para partida (que ele chama de plasma) e passar para o arco secundário, o eletrodo de solda. Com a região estaria ionizada, não seria necessário encostar o eletrodo na peça, bastaria aproximar, já com corrente limitada.
Desta forma o controle de corrente bastaria um simples dimmer.
Minha idéia barata, seria tentar um tipo de acendedor de fogão, com bobina de automóvel para ionizar o ponto. O que acham disso? Será viável. Teria potência suficiente para ionizar a ponto de abrir o arco com o outro eletrodo?
Sou pior soldador pois nunca conseguí soldar abaixo de 60A, seja com eletrodo fino ou não. Tenho muita dificuldade para abrir arco com 60A.
Vamos manter a idéia do controle com dimmer,para solda acima de 40A.
...que garantisse um valor de tensão bem acima dos 120V
O que estou tentando mostrar é que com PWM podemos manter um valor constante de tensão e pouca potência. Esta tensão vai garantir o arco.
MorAl tem razão em se preocupar se o arco vai se manter. Acho que vai se extinguir muito facilmente. Neste caso, de baixa corrente, penso que a fonte de alta tensão deveria manter a ionização o tempo todo de solda.
Tenho uma dúvida: Quando soldei ...furava o metalon.
RobL escreveu:Edson, tem idéia do preço dessa máquina?
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante