Diferenciador de 2a. ordem com opamp

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor EDSONCAN » 17 Jun 2009 18:53

Voce vai probelmas de drift nesse circuito, voce teria fazer com que RiCi=R0C0.
Procura essa documentação na texas "HandBook_of_OpAmp_Applications";
La explica como isso pode ser feito.
As impedancias da entrada inversora e não inversora ficaram desbalanceadas, mas para o que voce quer não deve dar problemas
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor albertorcneto » 18 Jun 2009 03:08

EDSONCAN escreveu:Voce vai probelmas de drift nesse circuito, voce teria fazer com que RiCi=R0C0.
Procura essa documentação na texas "HandBook_of_OpAmp_Applications";
La explica como isso pode ser feito.
As impedancias da entrada inversora e não inversora ficaram desbalanceadas, mas para o que voce quer não deve dar problemas
Edson

Valeu, Edsoncan.

Foi dessa documentacao mesmo que eu tirei o circuito. Ja coloquei o capacitor Co no meu circuito justamente pra essa compensacao de drift, como diz na documentacao. Mas acho que vou tentar o circuito do MOR_AL primeiramente.

Valeu, MOR_AL.

Acho que mais completo que isso so se voce montasse e testasse o circuito pra mim. :D :D :D :D Sua proxima cerveja eh por minha conta.

Eu so nao entendi ainda como posso resolver o problema de oscilacao perto do zero. Como eu posso aumentar a corrente de polarizacao de um circuito com amplificador operacional? Talvez no seu circuito isso nao aconteca, mas eu gostaria de saber pra caso eu vivencie alguma coisa parecida no futuro.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor MOR_AL » 18 Jun 2009 08:43

Olá Albertorcneto.

1 - Valeu pela cerveja. :lol:
2 - O 741 NÃO possui este inconveniente. A mudança da classe de amplificação do estágio de saída de B (tensão de saída mais alta), para A (tensão de saída mais baixa).
3 - Visualizo o seu problema de duas maneiras.
a) No seu circuito, como o ganho em altas frequências é bem maior que o de baixas frequências, pode estar ocorrendo o seguinte: A senóide mostrada é de mais baixa frequência que o ruído, e olhe que ela tem uma amplitude bem maior que o ruído, logo um ganho Gs (Ganho senóide). O seu ruído possui um nível bem mais baixo, porém o ganho Gr (Ganho ruído ) é bem superior ao Gs. Logo, qualquer instante em que o seu sinal estiver passando próximo ao zero volts, todo o ruído aparecerá. Não sei se o seu circuito é o que você mostrou, mas se for, o ganho por estádio seria de 50.
b) Tente colocar dois capacitores de 100nF entre (junto) os pinos de +Vcc, Terra e -Vcc do CI 741. Talvez seja isso.

Você já sabe qual é o ganho que você precisa?
Tente fazer com o meu circuito. Você não poderá usar CI's 741, devido à sua resposta em frequências em malha aberta ser insuficiente.
Se você fizer CiRi = C0R0 os dois polos ficarão na mesma frequência. É uma das opções. Procure colocá-los (os polos) em cerca de 80kHz, para que o seu diferenciador não sofra influência destes polos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos