Um NTC na entrada da fonte

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor fabim » 23 Set 2009 20:13

esse literalmente um soft starter..rsrs

kkkkkkkk...

Isso é igualzinho a lithelfuse.

MOV with spark gap acopled in same receptacule.

A lógica desse NTC aí, é igual o sistema de um soft start para trafos de amplificador de potencia.
Tipo 25°C 100R
Quando liga-se a fonte, esta resistencia impede de acontecer o pico de alta corrente pelos caps pós retificador estarem zerados, conforme acontece a operação a potencia dissipada sobre o NTC o faz aquecer de tal forma a baixar a sua resistencia, oferecendo uma maior passagem de corrente, operando assim dentro do especificado.

Proteção contra o pico de corrente no startup do capacitor, e não proteção contra sei lá do que...rsrs

CADUMA... mereço...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 23 Set 2009 20:43

fabim escreveu:

esse literalmente um soft starter..rsrs

kkkkkkkk...

Isso é igualzinho a lithelfuse.

MOV with spark gap acopled in same receptacule.

A lógica desse NTC aí, é igual o sistema de um soft start para trafos de amplificador de potencia.
Tipo 25°C 100R
Quando liga-se a fonte, esta resistencia impede de acontecer o pico de alta corrente pelos caps pós retificador estarem zerados, conforme acontece a operação a potencia dissipada sobre o NTC o faz aquecer de tal forma a baixar a sua resistencia, oferecendo uma maior passagem de corrente, operando assim dentro do especificado.

Proteção contra o pico de corrente no startup do capacitor, e não proteção contra sei lá do que...rsrs

CADUMA... mereço...

Agora sim está certo. :oops:
Se não colocar o NTC a fonte pode queimar ou o fusível pode abrir fácil fácil.
Aconteceu isso com um projeto meu. Usei um NTC desses pequenos (pouca potência mesmo, para esquentar e diminuir o seu valor). O valor nominal a 25ºC era da ordem de Ohms. Não me lembro mais se era 47 ou 4,7. Após colocar o NTC, o fusível deixou de queimar por corrente de surto inicial.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor proex » 23 Set 2009 21:16

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
proex escreveu:Só não entendi pra que usar soft starter numa fonte de alimentação.Proteger o que mesmo? .

O Fusível , o Interruptor, a Tomada, a Ponte Retificadora, a Rede em fim.

Lembrar que a Intensidade da Corrente Inrush tende ao Infinito no Instante t(zero)
.

Então quer dizer se eu não colocar isso na minha fonte, quando eu liga-la vai explodir tudo?

Agora fiquei na duvida se eu rasgo meus diplomas ou me candidato ao premio Nobel.

Estranho, minhas fontes nunca explodiram.

.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 23 Set 2009 21:32

entendeu os porque pirex, !?

hehehe...

Os reatores eletronicos então eim ?

Lampadas economicas,,

kkk

mereçu
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Set 2009 22:09

proex escreveu:Então quer dizer se eu não colocar isso na minha fonte, quando eu liga-la vai explodir tudo?

Agora fiquei na duvida se eu rasgo meus diplomas ou me candidato ao premio Nobel.

Estranho, minhas fontes nunca explodiram. .

Fabim / Proex, do Datasheet do Diodo 1N4007:

*Non–Repetitive Peak Surge Current
(surge applied at rated load
conditions, see Figure 2)
IFSM 30 (for 1 cycle) Amp

30 Ampéres. Logo há que limitar a Intensidade da Corrente a esse valor durante o
primeiro ciclo.

Então: 127V . 1.41 = 179Vp
179 Vp / 30 A = 5.9 Ohms

Nesse valor de 5.9 Ohms esta incluido a Resistência da Rede, do Fusível , do Interruptor
do Circuito enfim.

A Confibilidade de um Equipo depende muito da Análise dos Transiêntes que ocorrem
ao ligar ou desligar.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 24 Set 2009 07:33

proex escreveu:
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
proex escreveu:Só não entendi pra que usar soft starter numa fonte de alimentação.Proteger o que mesmo? .

O Fusível , o Interruptor, a Tomada, a Ponte Retificadora, a Rede em fim.

Lembrar que a Intensidade da Corrente Inrush tende ao Infinito no Instante t(zero)
.

Então quer dizer se eu não colocar isso na minha fonte, quando eu liga-la vai explodir tudo?

Estranho, minhas fontes nunca explodiram.

.

Calma Proex :lol:
Não rasgue os seus diplomas ainda não. 8) Mas também não se candidate ao Nobel. :twisted:
MOR_AL escreveu:Se não colocar o NTC a fonte PODE queimar ou o fusível PODE abrir fácil fácil.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 24 Set 2009 08:48

aí tipo, houve uma queda de fase, por 2S, sei lá por que motivos, e esta fase retorna de modo abrupto com angulo em 90°, quer dizer que se não tiver o NTC os diodos vão fechar curto ?
Pois o NTC ja esta aquecido e com impedância bem abaixo do nominal projetado pelo fabricante , e aí ? vai queimar mesmo né ?

Seja NTC ou PTC, dependendo da aplicação tipo este start aí, o NTC até funciona.

Mais veja MORAL, você melhor do que ninguem sabe que o DT dos termistores e muiiiito lento...

Claro, o PPTC por exemplo tem um polimero diferente do PTC, ele trabalha com aumento avalanche de resistencia, quando ultrapassado alguns parametros, ou seja a dilatação celular do polimero tem um tempo muiiiiito menor que o ptc, mais respeitando-se sua tensão de isolação.. O que adianta ele chegar a 10K ohms, se a isolação é de 250V e tu aplica um VP de 325V ?

Issso é lonnnnngo......
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor austrax » 24 Set 2009 12:30

fabim escreveu:aí tipo, houve uma queda de fase, por 2S, sei lá por que motivos, e esta fase retorna de modo abrupto com angulo em 90°, quer dizer que se não tiver o NTC os diodos vão fechar curto ?
Pois o NTC ja esta aquecido e com impedância bem abaixo do nominal projetado pelo fabricante , e aí ? vai queimar mesmo né ?

Exatamente meu caro, mas não necessariamente vai queimar e sim irá estressar os componentes podendo trazer problemas a longo prazo. Por isso que o NTC nesta configuração normalmente é usado em fontes de baixo custo.
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." (Henry Ford)
austrax
Byte

Mensagempor fabim » 24 Set 2009 12:45

austrax escreveu:
fabim escreveu:aí tipo, houve uma queda de fase, por 2S, sei lá por que motivos, e esta fase retorna de modo abrupto com angulo em 90°, quer dizer que se não tiver o NTC os diodos vão fechar curto ?

Exatamente meu caro, mas não necessariamente vai queimar e sim irá estressar os componentes podendo trazer problemas a longo prazo. Por isso que o NTC nesta configuração normalmente é usado em fontes de baixo custo.

Exatamente kemaroshka!!!

hehe, por isso disse que o projetista tava bebado!!rsrsrs

Se o problema é start, igual a uma fonte que eu tenho aqui,...
Resistor de 5W e 15W na entrada,...no sisteminha soft com triac ou relay.

Mais nada que um filtro em modo diferencial na entrada, não ofereça um Z artu, para o pico que sature o nucleo, evitando o soco no zói da ponte, ou no capacitor pós retificador!!rsrs

aÊÊÊÊ coperfield!!! tu é dos velhacos !!!

Bração pro6!!

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 24 Set 2009 12:50

Fabim olha as probabilidades.

Ligar/ Desligar ocorre todo dia, as vezes diversas vezes por dia.

Energia retornar com sen = 1 (rs) após breve interrupção mui raramente.

Probabilidade Fabim, probabilidade...
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor vtrx » 24 Set 2009 13:07

Ave,quanto confusão sobre dois componentes que ja estão em fase de extinção na eletronica...
Como dito acima,PTC é 'positivo',quando aquecido aumenta a resistencia,e o NTC o contrario.
PTC é muito usado na desmagnetisação de tubos CRT ao ligar monitores e tv,onde ativa uma bobina com tensão AC em volta do tubo para eventual desmagnetização.
O NTC,usado em principalmente em fontes chaveadas para uma durabilidade maior dos componentes da fonte,pois na partida existe picos de tensão,pela carga dos capacitores.
Usando um NTC,'economiza-se' componentes,como a chave power que produz menos faísca,os diodo retificadores da fonte e até dos fusíveis.
Não é considerado solução muito eficaz pois se o ambiente for de muito calor,o NTC ja não vai apresentar resistencia eficaz,ou se voce ligar e desligar logo em seguida a fonte.
vtrx
Dword

Mensagempor fabim » 24 Set 2009 13:30

vtrx escreveu:Ave,quanto confusão sobre dois componentes que ja estão em fase de extinção na eletronica...
Como dito acima,PTC é 'positivo',quando aquecido aumenta a resistencia,e o NTC o contrario.
PTC é muito usado na desmagnetisação de tubos CRT ao ligar monitores e tv,onde ativa uma bobina com tensão AC em volta do tubo para eventual desmagnetização.
O NTC,usado em principalmente em fontes chaveadas para uma durabilidade maior dos componentes da fonte,pois na partida existe picos de tensão,pela carga dos capacitores.
Usando um NTC,'economiza-se' componentes,como a chave power que produz menos faísca,os diodo retificadores da fonte e até dos fusíveis.
Não é considerado solução muito eficaz pois se o ambiente for de muito calor,o NTC ja não vai apresentar resistencia eficaz,ou se voce ligar e desligar logo em seguida a fonte.

Em TOBI desta semana,
Bate Bola, jogo rápido!!

Num ta vendo, que tudo mundo principalmente eu estamos chutando cachorro morto, e simplesmente discutindo algo para passar o tempo ?

hehehe, mimi !!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 24 Set 2009 14:12

Proex, a informação está correta, a corrente no exato instante que você liga a fonte tende (note que TENDE) ao infinito porque os capacitores estão descarregados. E isto só no momento de ligar a fonte.
Dessa forma, vai passar uma corrente bem alta no fusível, que se não queimá-lo, vai estressá-lo (e vai queimar mais facilmente, ou seja, com corrente menor que a especificada, ou em outro estresse). Então é uma prática comum colocar o NTC na entrada para ele segurar o tranco da partida, logo em seguida ele esquenta e sua resistência cai, e ele pára de enxer o saco na fonte.
O PTC é usado como fusível rearmável, porque ele mantém uma resistência que limita a corrente de entrada, se o circuito pifou e entrou em curto, ele garante que não queima a fiação que alimenta a fonte.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 24 Set 2009 14:50

Psiu!

Silêncio! rs
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Francesco » 24 Set 2009 15:14

Xultz,

Quanto ao NTC, depois de quase 30 mensagens foi exatamente isso que eu entendi.
No entanto, ainda não absorvi a idéia do PTC. Ele seria ligado como no circuito?

Francesco
Francesco
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos