Fonte Variavel a Partir de uma fonte AT/ATX

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor Ricardo_Franco » 17 Nov 2009 08:26

Caros
Mor_Al: Minha idéia inicial éra aproveitar algumas unidades de fonte PC que tenho encostadas aqui. Para melhor aproveitamento pretendia modificar seu circuito, minha intensão éra usar um simples potenciometro ou algo que o valha, para poder modular a PWM e variar a tensão, com o melhor aproveitamento da potencia fornecida pela fonte.
Mas ... suas explanações me fizeram pensar melhor sobre a fonte chaveada, fiz uma rapida pesquisa no "São Google", e vi que vocÊ tinha razão sobre a modulação da PWM logo pensei em uma alternativa. Em usar a fonte AT/ATX como se fosse o estagio inicial de uma fonte variavel (Trafo+Ponte+Filtro). e após este toda a circuitaiada de controle de corrente e tensão.

Que vantagem Maria leva com isso (visto que eu poderia montar com trafo mesmo).

Custo: Fonte linear
24VDC@10A cerca de R$85,00
Circuito de controle cerca de R$40,00 nas lojar locais (Campinas).
Total R$125,00

Custo: Fonte AT/ATX
Fonte - None
Circuito de controle cerca de R$40,00 nas lojar locais (Campinas).
Total R$40,00

Ou seja, se não for pela eficiencia, vale pelo custo, e eu ainda posso disponibilizar as saidas de tensão fixas para uso simultaneo com a fonte variavel.

Sobre minhas perguntas:
1- Quis dizer que, caso pretenda utilizar uma fonte linear (trafo+ponte+filtro), o circuito regulador teriam os mesmo incovenientes, que a fonte chaveada AT/ATX (Claro se usado dessa forma burra, apenas para fornecimento de DC), ou seja, teria transismtores parrudos, polarizados na região linear dissipando uma potencia do cão, ou seja, do estagio de regulagem para frente nada mudaria. Agora isso traz algum incoveniente para uma fonte chaveada? (Além do consumo de corrente desnecessaria).

2- Existe alguma outra forma de regular tensão que não seja colocando um transistor na região linear, ou seja, desperdiçando potencia no transistor?
Vou pesquisar sobre proteção "fold back". pareceu interessante.

Caro Rota:
Me interesso por estes circuitos sim, se não conseguir upar os arquivos poderia disponibilizar o link?

Att.

Ricardo Franco
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor fabim » 17 Nov 2009 08:54

esta fonte variavel seria em qual range de tensão ?

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 17 Nov 2009 10:19

Caros:
Mor_al, obrigado pelo up dos arquivos, vou analisar hoje a noite.

Fabim, Estou limitado a tensão fornecida pela fonte (sem qualquer tipo de alteração), vou variar apenas os 12VDC, pois disponibilizam maior corrente (teoricamente até 18A, mas não irei usar tudo isso).
As demais tensões: -12, -5, 3V3 e 5, terei disponivel apenas como tensão fixa.

Ricardo Franco
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor fabim » 17 Nov 2009 10:30

hehe, não se esqueça que o trafo é apenas um.
Se por exemplo você romper a realimentação do controlador pwm que é alimentado pelos 5V, e utilizar os 12V com uma simples adaptação.. você irá alterar todas as tensões, sem excessão...

fabio
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 17 Nov 2009 18:42

hehe, não se esqueça que o trafo é apenas um.
Se por exemplo você romper a realimentação do controlador pwm que é alimentado pelos 5V, e utilizar os 12V com uma simples adaptação.. você irá alterar todas as tensões, sem excessão...
fabio

Sim eu sei.
Mas na verdade eu irei "forçar", uma regulagem de tensão com transistor na saida fonte, não irei modificar a fonte(ja desisti dessa idéia), o maximo que pode acontecer, e a fonte desarmar, e todo mundo cair (e não apenas os 12VDC regulado).
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor albertorcneto » 18 Nov 2009 05:39

A solucao mais facil seria talvez fazer uma fonte step-down depois dos 12V ou um low-drop com regulador depois.

Low-drop eh uma fonte buck sem indutor, mas com maior ripple na saida. Ai voce so regula dos 4V +/- 0,5V para 3,3V, por exemplo.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos