.
Acho que vou tambem fazer um aparelho desses e colocar logo depois do disjuntor do relogio medidor, pra evitar outra catastrofe, que ja' e' a terceira vez. Todo mundo na minha rua ficou interessado

Moderadores: 51, Renie, gpenga
jorgeluiz escreveu:So' foi falar que aconteceu de novo! Ontem durante uma tempestade, um raio entrou na rede eletrica e telefonica da minha rua e me queimou 3 Tv, um pc, um forno de microodas, uma fontes chaveadas ligadas e um radio relogio. A Copel vai investigar e me deu um prazo nao menor que 30 dias pra ressarcimento do prejuizo.
.
Acho que vou tambem fazer um aparelho desses e colocar logo depois do disjuntor do relogio medidor, pra evitar outra catastrofe, que ja' e' a terceira vez. Todo mundo na minha rua ficou interessado
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Moral, esse circuito esta bem semelhante ao NE555
Justamente um Timer
abraço
DJ
jorgeluiz escreveu:So' foi falar que aconteceu de novo! Ontem durante uma tempestade, um raio entrou na rede eletrica e telefonica da minha rua e me queimou 3 Tv, um pc, um forno de microodas, uma fontes chaveadas ligadas e um radio relogio. A Copel vai investigar e me deu um prazo nao menor que 30 dias pra ressarcimento do prejuizo.
.
FabioSom12 escreveu:...Mas isso já é outra coisa, o circuito não vai protejer de raio...
andre_teprom escreveu:FabioSom12 escreveu:...Mas isso já é outra coisa, o circuito não vai protejer de raio...
Pode ser que proteja sim.
Na verdade, o raio pode queimar os aparelhos por descarga ou por indução.
Quando se dá por descarga, costuma não sobrar nem pensamento do circuito; litaralmente vira fumaça, a caixa fica preta por dentro da foligem do material queimado. Já pude observar isso num aparelho que estava pendurado num poste da rede elétrica.
Porém, quando se dá por indução, o nível de agressividade vaira conforme diversos fatores que atenuam a intensidade da interferencia no barramento da rede elétrica ( comprimento da linha de transmissão, energia do raio, ... ). Nesse caso, que é mais comum, uma proteção a mais pode garantir a sobrevivencia do seu circuito.
+++
zazulak escreveu:Olá Morris,
não seria mais simples por em série com a geladeira um disjuntor curva C ou um fusível rearmável ("ac breaker"),...
Técnicamente, pode ser viável. Não sei o custo desse aparelho, mas o aparelho que comprei custa R$ 30,00 e o que eu projetei, uns R$ 10,00.
Praticamente todas geladeiras tem um protetor térmico junto ao motor....mas nada impede que eventualmente trave ligado, o que pode ter sido o seu caso.
Conheço a "peça". Por ser um componente térmico, o tempo de atuação é lento em comparação com o do circuito eletrônico.
MOR_AL
jorgeluiz escreveu:quis dizer um cicuito parecido com o seu, cuja finalidade e' a mesma, de desligar a energia em caso de sobretensao.
FabioSom12 escreveu:...poderia inclur um centelhador a gás.
Parece ser o principio de funcionamentos dos clampers para proteger contra raios...
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante