Moderadores: 51, Renie, gpenga
norad58 escreveu:MorAl,
Procurei o AD9850, mas custa mais de 100 reais nos ladroes da Farnell….
Procura no Ebay. O módulo inteiro, com o filtro passa-baixas frequências, o chip soldado e mais o oscilador de 125MHz (e mais alguns componentes) custa bem menos. Acho que em torno de US$7,00.
Comprei pra experiencias o LTC6903, que é um pouco similar as funçoes do AD9850, mas vai até 68Mhz, pelo menos custa barato, mas pra soldar vai ser soda…..
Quanto a montagem, recomendo montar em sistema modular, faça uma PCB base com conectores e encaixe os modulo/placas nesta placa base. Lembro de ter visto um radio militar antigo onde cada modulo era uma caixinha blindada, encaixada no chassi base.
É uma ideia, mas...
1 - O circuito mínimo precisa de quase tudo para testar. Um frequencímetro, que já está funcionando. Um LCD 2x16, o kit com o AD9850, pois ele compartilha alguns pinos com o LCD (multiplexação no tempo), o teclado com 4 teclas. Só não preciso do amplificador de 40MHz na entrada do frequencímetro, que já foi feito também e está funcionando.
2 - O layout já está assim...Está difícil de entender porque o LCD, o teclado e o kit do AD9850 estão na face do painel frontal e o restante do circuito está embaixo.
Assim fica facil expandir e alterar o circuito. Fazer tudo em uma placa PCB, somente se fosse comercializar o circuito.
É que se fizer em etapas, depois não termino...
Dependendo do modulador, pode se usar um mosfet de porta dupla BFR84/BF980 ou mais novo, fica bem facil o circuito.
O modulador será em frequências de áudio, um operacional dá conta do recado.
E quanto ao CAG, dependendo do circuito pode se usar um par de transistores BF494 ou FETs BFR90, com um jogo de realimentações via resistores. Ou partir para um circuito operacional de alta freq. e baixa distorção.
O CAG vai ter dois diodos retificadores shottky e um operacional.
Ambos os operacionais atuam no pino que teria um resistor (o RSET).
MOR_AL escreveu:Não gosto de deixar o aplicativo rotear automaticamente. A maioria dos meus componentes, criados em um arquivo, possuem medidas justas para otimizar o tamanho da placa. Apesar de poder fazer o roteamento automático, mesmo com estes componentes, ainda assim minha distribuição dos filetes fica melhor que a roteada automaticamente.
andre_teprom escreveu:Exato, mas pra falar a verdade, a utilização de componentes SMD apesar de difucultar para o montador, para o layoutista facilita. Isso porque pelo fato de não haverem tantos furos dos PADs em todos os lugares, o caminho fica mais livre para rotear.
+++
egipts escreveu:Só como referência, dê uma olhada na Elektor 85 (Ano 7) que tem um Gerador DDS de 450MHz.
Nesse link tem o pdf (em inglês): http://www.hamradio.si/~s55z/images/PRO ... eepGen.pdf
Abraço.
egipts escreveu:Eu cheguei a montar ele, mas a Farnell me mandou 2 torrides a menos e acabei não terminando. Cheguei a por outros no lugar mas não deu ajuste... Também, porque não tinha cabos de RF, só de Audio...
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante