Gerador de Funções com DDS

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Re: Gerador de Funções com DDS

Mensagempor norad58 » 19 Fev 2014 12:52

MorAl,

Procurei o AD9850, mas custa mais de 100 reais nos ladroes da Farnell….
Comprei pra experiencias o LTC6903, que é um pouco similar as funçoes do AD9850, mas vai até 68Mhz, pelo menos custa barato, mas pra soldar vai ser soda…..
Quanto a montagem, recomendo montar em sistema modular, faça uma PCB base com conectores e encaixe os modulo/placas nesta placa base. Lembro de ter visto um radio militar antigo onde cada modulo era uma caixinha blindada, encaixada no chassi base.
Assim fica facil expandir e alterar o circuito. Fazer tudo em uma placa PCB, somente se fosse comercializar o circuito.
Dependendo do modulador, pode se usar um mosfet de porta dupla BFR84/BF980 ou mais novo, fica bem facil o circuito. E quanto ao CAG, dependendo do circuito pode se usar um par de transistores BF494 ou FETs BFR90, com um jogo de realimentações via resistores. Ou partir para um circuito operacional de alta freq. e baixa distorção.
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 19 Fev 2014 16:55

norad58 escreveu:MorAl,

Procurei o AD9850, mas custa mais de 100 reais nos ladroes da Farnell….

Procura no Ebay. O módulo inteiro, com o filtro passa-baixas frequências, o chip soldado e mais o oscilador de 125MHz (e mais alguns componentes) custa bem menos. Acho que em torno de US$7,00.

Comprei pra experiencias o LTC6903, que é um pouco similar as funçoes do AD9850, mas vai até 68Mhz, pelo menos custa barato, mas pra soldar vai ser soda…..
Quanto a montagem, recomendo montar em sistema modular, faça uma PCB base com conectores e encaixe os modulo/placas nesta placa base. Lembro de ter visto um radio militar antigo onde cada modulo era uma caixinha blindada, encaixada no chassi base.
É uma ideia, mas...
1 - O circuito mínimo precisa de quase tudo para testar. Um frequencímetro, que já está funcionando. Um LCD 2x16, o kit com o AD9850, pois ele compartilha alguns pinos com o LCD (multiplexação no tempo), o teclado com 4 teclas. Só não preciso do amplificador de 40MHz na entrada do frequencímetro, que já foi feito também e está funcionando.

CircuitoParcial_zps2d118c0c.jpg

2 - O layout já está assim...Está difícil de entender porque o LCD, o teclado e o kit do AD9850 estão na face do painel frontal e o restante do circuito está embaixo.

LayoutParcial_zpsce22d8c4.jpg

Assim fica facil expandir e alterar o circuito. Fazer tudo em uma placa PCB, somente se fosse comercializar o circuito.

É que se fizer em etapas, depois não termino...

Dependendo do modulador, pode se usar um mosfet de porta dupla BFR84/BF980 ou mais novo, fica bem facil o circuito.

O modulador será em frequências de áudio, um operacional dá conta do recado.

E quanto ao CAG, dependendo do circuito pode se usar um par de transistores BF494 ou FETs BFR90, com um jogo de realimentações via resistores. Ou partir para um circuito operacional de alta freq. e baixa distorção.

O CAG vai ter dois diodos retificadores shottky e um operacional.
Ambos os operacionais atuam no pino que teria um resistor (o RSET).

O que quero dizer, é que quase terei que colocar tudo só para testar...
Vou tentar fazer as coisas por parte, mesmo que uma das partes seja grande.
MOR_AL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 23 Fev 2014 11:57

Bom.
Ao tentar montar apenas as partes mínimas para ver se estou no caminho certo, concluí que sairia muito pouco circuito da placa. Por este motivo vou fazer toda a placa e não incluir apenas os poucos componentes, que podem ser dispensados em testes preliminares. Funcionando aquela parte, incluo os outros componentes. O detalhe é que este complemento não apresenta dúvidas.

Ao descobrir que é possível incluir a modulação AM no AD9850, decidi incluir esta parte. O que ocorre é que a placa já estava espremida de componentes, inclusive sem algumas regras básicas de montagem em HF. Tudo para caber na caixinha originalmente escolhida. Em função desses detalhes, decidi usar uma caixa maior, tanto para caber os novos circuitos, como para melhorar o layout em HF. Com a caixa maior nas três dimensões a distribuição dos componentes melhorou muito, apesar de alguns locais ficarem com componentes apertados. Tudo para manter a modularidade.

Não gosto de deixar o aplicativo rotear automaticamente. A maioria dos meus componentes, criados em um arquivo, possuem medidas justas para otimizar o tamanho da placa.
Apesar de poder fazer o roteamento automático, mesmo com estes componentes, ainda assim minha distribuição dos filetes fica melhor que a roteada automaticamente. Bom. Isso também porque não me aprofundei demais em roteamento de circuitos e na hora decido qual seria a largura do filete. O mesmo filete estreita para passar entre os pinos do CI (DILP), ora aumenta para percorrer um caminho maior e solitário, quando um filete fino poderia dar problema com o método da transferência térmica, etc.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 23 Fev 2014 13:45

MOR_AL escreveu:Não gosto de deixar o aplicativo rotear automaticamente. A maioria dos meus componentes, criados em um arquivo, possuem medidas justas para otimizar o tamanho da placa. Apesar de poder fazer o roteamento automático, mesmo com estes componentes, ainda assim minha distribuição dos filetes fica melhor que a roteada automaticamente.

Acredito que apenas os profissionais em Layout de placas consigam configurar as ferramentas próprias pra isso de modo a poder confiar nelas. O auto-router na maioria dos casos fica tão mal-feito que é possível saber que foi feito desse modo apenas olhando pra placa.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 23 Fev 2014 14:23

É verdade André!
Fazer um layout profissionalmente, onde é necessário o uso de componentes do tipo SMD, exige mais homem-horas de estudo. No meu caso, costumo usar componentes through hole e CIs DILP em circuitos hobbystas. Fica bem mais fácil de montar e permite tender à placa de face única.

As vezes eu faço o roteamento só para descobrir uma distribuição dos filetes. Depois eu analiso e vejo o que dá para melhorar. Jogando um pad mais pra lá, alterando o tamanho do pad, mudando o componente de posição ou girando ele. Mas é raro. Normalmente já tento fazer na mão mesmo.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 23 Fev 2014 15:10

Exato, mas pra falar a verdade, a utilização de componentes SMD apesar de difucultar para o montador, para o layoutista facilita. Isso porque pelo fato de não haverem tantos furos dos PADs em todos os lugares, o caminho fica mais livre para rotear.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 23 Fev 2014 15:31

andre_teprom escreveu:Exato, mas pra falar a verdade, a utilização de componentes SMD apesar de difucultar para o montador, para o layoutista facilita. Isso porque pelo fato de não haverem tantos furos dos PADs em todos os lugares, o caminho fica mais livre para rotear.

+++

Não têm furos, mas tem ilhas maiores mesmo que os pads. Essa vantagem de não ter furos só é válida no caso de duas faces com circuito impresso. Com componentes não SMD, dá até para colocar o pad um pouco mais para lá para poder passar um filete.
Eu até tentei usar componentes SMD em um circuito, mas o maior impedimento foi mesmo a impossibilidade em passar filetes entre as ilhas de solda dos componentes. O circuito quase que exige mais de uma face de circuito impresso. Isso eu tento evitar ao máximo. Quando não dá para fazer em apenas uma face, eu coloco jumps com fios encapados na face dos componentes.
Sei lá. Cada um sabe onde aperta o calo.
Quando terminar a tal placa eu posto a foto dela aqui.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 28 Jun 2014 22:19

Esta semana terminei a conferência do layout com o circuito. Este layout está me consumindo muito mais horas de trabalho, que eu previra.
É chato quando ficamos presos a detalhes como layout, enquanto nossas mentes desejam ver o resultado de nossos projetos.
Segue o layout. Falta tentar aumentar as larguras dos filetes propensos a possíveis falhas na confecção da placa.
PCB0 - Placa principal. Contém o kit do LCD, do gerador AD9850, os conectores BNC, o uC, o pré amplificador do frequencímetro e o amplificador do sinal senoidal.
PCB1 - Contém o led indicando que o circuito está energizado, e as quatro chaves para controlar o gerador.
PCB2 - Contém o circuito modulante. senoidal, triangular FSK e sem modulação.
PCB3 - Contém a fonte de alimentação entre 8V e uns 18Vcc para os 5Vcc.
A necessidade de tantas placas é devido ao fato de que alguns componentes, com acesso ao exterior, possuem alturas diferentes. Outro caso é que se o número de placas fosse menor, além da precisão dos furos em apenas uma face da caixa, seria necessário precisão entre os componentes de uma face com a de outra face da caixa.

Imagem

Está dando muito trabalho... O circuito possui 4 placas, além dos kits do AD9850 e do LCD. Tudo isso porque quis colocar o circuito dentro de uma caixa, para ficar mais apresentável.
Em tempo:
Com a chegada de mais um aniversário, aliado à disponibilidade, me dei de presente um gerador de funções GF-400, da Instrutherm, mas o projeto continua.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor egipts » 02 Jul 2014 10:20

Só como referência, dê uma olhada na Elektor 85 (Ano 7) que tem um Gerador DDS de 450MHz.
Nesse link tem o pdf (em inglês): http://www.hamradio.si/~s55z/images/PRO ... eepGen.pdf

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2014 13:16

egipts escreveu:Só como referência, dê uma olhada na Elektor 85 (Ano 7) que tem um Gerador DDS de 450MHz.
Nesse link tem o pdf (em inglês): http://www.hamradio.si/~s55z/images/PRO ... eepGen.pdf

Abraço.

Nossa!!!
Este eu acho que não teria condições de projetar, hehehe.
Mas voltando ao meu gerador. Hoje corroí 3 placas. Para a terceira usei uma das placas virgens compradas há cerca de um ano. A qualidade do cobre é péssima. Até postei um novo tópico em "Assuntos Gerais". Terei que comprar novas placas para CI, pois com estas que comprei não está dando certo. :(
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor egipts » 02 Jul 2014 15:53

Eu cheguei a montar ele, mas a Farnell me mandou 2 torrides a menos e acabei não terminando. Cheguei a por outros no lugar mas não deu ajuste... Também, porque não tinha cabos de RF, só de Audio...
egipts
Byte

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2014 18:41

egipts escreveu:Eu cheguei a montar ele, mas a Farnell me mandou 2 torrides a menos e acabei não terminando. Cheguei a por outros no lugar mas não deu ajuste... Também, porque não tinha cabos de RF, só de Audio...

Poxa!
Isso é que é nadar e morrer na praia, né?
Porque você não importou estes componentes outra vez. O difícil é o restante. Cabos de antena de TV por assinatura respondem bem até GHz.
Em tempo: o circuito é também de um analisador de espectro até 450MHz. Meu próximo sonho de consumo.

Consegui recuperar minha placa com cobre de baixa qualidade. O toner tinha uma camada grossa e os filetes aguentaram com mínimas escoriações.
Próximo passo. Fazer a última placa de CI. A maior e a mais complexa, com filetes de até 0,3mm de largura.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 04 Jul 2014 11:21

Mais uma etapa concluída. As PCB!!!

Imagem

Próximo passo!
Furação das PCBs e montagem.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 30 Out 2014 17:29

Mor_Al,

Já terminou a montagem das placas, fez algum teste?

Eu ja testei a placa DDS com o AD9835 que eu mesmo fiz, funcionou bem. Agora estou bolando a placa base. Com o MCU Atmega via SPI programei o AD9835 em duas frequencias como 7Mhz e 1Khz e verificando com o osciloscopio a saída do AD9835, o sinal de 1Khz é gerado com uma senoide boa sem distorção aparente. No caso da geração em 7Mhz notei que a senoide continha algum harmonico, como uma pequena sombra, vista pelo osciloscopio e o frequencimetro do TDS220 estava variando alguns Khz. Mas até agora nem utilizei filtro nem amplificador, ainda estou medindo diretamente a saida do AD9835.
Na montagem estou usando um Atmega16, Display 4x16 Texto, encoder/Pot da Burns entre outros componentes. Falta ainda elaborar melhor o firmware para leitura do encoder da Burns.
Para amplificar o pequeno sinal do Ad9835 estou pensando em usar um circuito integrado operacional que usam em amplificadores de video. Tenho um OP de 10Mhz mas fica limitado, vou ver se acho algum de 30mhz ou 50mhz de banda.
O AD9835, com oscilador de 50Mhz, poderei no maximo gerar sinais a 20Mhz, pois acima disso ja deve gerar bastante harmonicos.
norad58
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos