norad58 escreveu:Neste site diz que usam lampadas UV de media pressão, assim deve ter algum componente tambem na casa dos 550 a 580nm.
As minhas lâmpadas geram um azulado bem fraco, assim como consta no primeiro gráfico que evidenciei. Ele possui uma componente de uns 3% em 430nm e 1 a 2% em 315nm.
http://fremplast.com.br/blog/2012/08/ti ... a-violeta/
Semana que vem consigo falar com um pessoal que trabalha com estes tipos de lâmpadas. Vou ver se eles tem mais informação. Depois posto aqui.
Outra coisa que pensei, além do problema da viscosidade da tinta, será que quando foi polido e limpo o cobre da PCB, este não ficou muito liso, tanto que nao aderiu a tinta de silk que estava muito viscosa?
Olha! Para você ter uma ideia, eu seco o cobre das minhas placas COM ÁGUA!!!. A superfície, esfregada vigorosamente com Bombril e sabão, ou detergente, fica extremamente lisa. Após enxaguar, eu reduzo a vazão da água até ficar saindo um filete. Vou deixando cair no cobre com um ângulo inclinado. Começo na parte de cima e vou descendo até chegar no vértice inferior da placa. O cobre fica SECO. Depois passo papel higiênico mais para secar a parte da base de fenolite ou fibra. Então não é problema de viscosidade e sim de aderência e tensão superficial.
Segundo, será que esta emulsão UV para telas de silk não tem boa aderencia a metais?
Acho que o problema é mais do cobre, mas parece que é necessário que a tinta deva ter algum ingrediente para torná-la "espalhável". Lembra daquele produto para fazer com que as gotas da chuva não deixem ficar no para-brisa? A água simplesmente escorre e o vidro fica sem gotas, mas com a água lisa? Pois é! Tentei adicionar muitos produtos que tinha em casa (muitos mesmo) e em diversas percentagens, para obter o mesmo efeito do produto do para-brisa, mas não tive sucesso. Não experimentei o tal produto por achar caro e já começava a me desinteressar. Por outro lado, o tonner adere excelentemente no cobre muito liso.
Eu tive problemas similares com o PRP da Electrolube na aplicação, apesar deste já vir na viscosidade correta, alem de limpar com palha de aço a PCB, usei solvente thinner pra retirar as impurezas e dei uma pre-aquecida(+-50 graus C) na PCB antes de aplicar o PRP. Sem fazer este procedimento, ou seja, somente limpar com palha de aço, apresentava problemas como efeito "casca de laranja" como em pintura automotivas e as vezes a emulsão não ficava bem fixa na PCB.
Nunca tentei aquecer a placa antes. Começa a virar mais uma guerra pessoal que uma solução prática.
Também vi na net esta novidade, impressora inkjet com secagem UV a LEDs, diz que pode imprimir em metais:
http://www.agabedigital.com/
Lendo o forum antigo do asm51 uma soluçao paliativa para nao soltar a emulsao pva ou de silk apos a revelação é passar novamente uma camada do Diazo ou trioxido cromico.
Sim, isso forçaria polimerizar a parte que desejamos. Depois faça uma sobre-exposição com UV, para polimerizar tudo que vai proteger o cobre.
http://www.asm51.eng.br/forum/topic.asp ... IC_ID=1628
Observe que fica muito mais trabalhoso, demorado e caro, que a opção do toner na placa, usando o ferro de passar.
MOR_AL