Limitar corrente máquina solda

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor kaoalex » 20 Dez 2008 19:09

MOR_AL,

Tudo bem.
O esquema é o mesmo do AND8011/D.
Segue no link o esquema que eu desenhei.
http://img150.imageshack.us/img150/6761/dimmer555as5.gif

Eu fiz o layout com o Proteus, no 4shared tem um monte de versões.

Tenho trabalhado com uma tig todo dia, na segunda eu meço a tensão e passo para vc.

O seu projeto parece ser bem interessante, mas ainda não tenho know-how necessário e tão menos um osciloscópio. Mas vou ficar acompanhando de perto.

Obrigado pela ajuda!
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 20 Dez 2008 21:04

kaoalex escreveu:... Como faço para substituir o capacitor de 2u75? ...

Qual capacitor você está se referindo? ... É o C3?

Vamos por partes:

1 - Há um problema neste circuito. Está faltando um resistor que limita a corrente de base do transistor. Coloque um resistor entre 2k2 e 10k Ohms entre o pino 3 e a base de Q1.
2 - Você pode economizar 3 diodos. Retire D5 a D8. Acrescente um diodo, na linha de +12V, entre os catodos de D1 e D4 e C1. Catodo do lado de C1 e anodo do lado de D1 e D4 . Conecte o resistor R1 no catodo de D1 e D4 e anodo do diodo acrescentado.
3 - O 555 está atuando como monoestável. Se você quiser alterar o capacitor C2, coloque um de 1uF e dobre o valor de P1.
4 - Se você quiser valores de resistores normalmente encontrados aqui no Brasil, faça:
R5 = 680 Ohms
R6 = 2k2 Ohms
R7 = 470 ou 560 Ohms.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 20 Dez 2008 23:11

Muito bem, já que aqui está cheio de colegas "pinga fogo" permitam-me fugir um pouco do tema (solda por eletrodos).
Aqui tem um projeto passo a passo de uma maq. de solda ponto bem caseira, ela usa um trafo modificado de microondas, que pelas fotos é facinho de construir. O texto em questão é em inglês mas pelas fotos dá prá sacar. Só faltou um timer de operação mas.....!

Vejam:(click next step)

http://www.instructables.com/id/Homemade-Spot-Welder/

Eu ia adaptar a minha maq. Bambozi de eletrododos para uma ponto, mas vou tentar essa aí. Sucata prá isso não me falta.

Té mais.....
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor kaoalex » 21 Dez 2008 10:17

edison,
Muito bem colocado, já vi vários esquemas usando os transformadores de microondas. Perece ser uma boa para baixas correntes.

MOR_AL,
Pela sua falta de tempo pode ser uma boa idéia usar um desses para soldar materiais menos espessos.

Vou fazer as modificações recomendadas, espero um dia compreender os circuitos tão bem quanto vc.

Precisa mesmo de resistor no BC337? Eu dei uma olhada no datasheet 555 e ele informa que a saída fornece no máximo 200mA e o BC337 trabalha com até 300mA na base. Como regulo o trimpot de 10k?
Obrigado pela ajuda!

dois abraços rs...
kaoalex
Byte

Mensagempor kaoalex » 21 Dez 2008 11:35

Esquema da versão MOR_AL
http://img237.imageshack.us/img237/1323/dimmer555versaomoralhr0.gif

PCI
http://dc106.4shared.com/img/76971217/91872467/_2__DIMMER_555n.pdf

Só falta o mur160, posso substitiur pelo 1n4148?

um abraço
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 21 Dez 2008 13:47

kaoalex escreveu:.... Só falta o mur160, posso substitiur pelo 1n4148? ...

Sim!

... Aliás, com uma pequena alteração, acho que poderiam sair R8, R9 e Q1. Retirar o terra do catodo do led do MOC (pino 2), e conectá-lo à saída do 555 (pino 3).

Também seria bom se fosse colocado um resistor de 1k entre o anodo 1 do triac (pino LOAD A) e o gate do mesmo (pino 4 do MOC). Isso diminui a sensibilidade a ruídos, que podem provocar disparos em instantes indesejáveis.

[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ELFS » 21 Dez 2008 18:25

Só um comentario tentando ajudar

O circuito apresentado atua de 0 a 90°, não seria interesante incluir antes do comparador um gerador de rampa sincronizado com a rede, para ajustar o angulo de disparo de 0 a 180°. Na entrada deste sinal poderia incluir um sinal vindo de um sensor de corrente para mante-la constante.

ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor kaoalex » 21 Dez 2008 19:15

MOR_AL,
Isso faria o pot funcionar invertido né!?
Eu posso manter o moc3022 aterrado e usar o R5 (680R) na saída do 555.

ELFS,
Vou tentar digerir a informação :lol:
Meus conhecimentos ainda não vão tão longe assim... Mas me parece uma ótima idéia!

Até +;
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 21 Dez 2008 20:45

kaoalex escreveu:MOR_AL,
Isso faria o pot funcionar invertido né!?
Eu posso manter o moc3022 aterrado e usar o R5 (680R) na saída do 555.
........

No circuito original, durante o período em que a saída do 555 estiver em '1', a tensão de coletor estará em '0', não deixando passar a corrente pelo led do MOC. Ao final deste período, a saída do 555 retorna para '0', cortando o transistor Q1. Neste instante haverá corrente no led do MOC, disparando o triac.
No circuito sugerido por mim, quando a saída do 555 estiver em '1', não haverá caminho para a corrente no led do MOC, consequentemente, o comportamento será igual ao circuito anterior.
Quando a saída do 555 estiver em '0', haverá corrente no led do MOC, disparando o triac, consequentemente, o comportamento será igual ao circuito anterior.

ELFS

Neste circuito o triac atua nos dois semi-ciclos. Como a retificação atua nos dois semi-ciclos, haverá pulsos de disparo em ambos semi-ciclos.
O disparo iniciará com um ângulo em cada semi-ciclo, definido pelo instante em que o pulso do monoestável terminar. É de se supor que o período deste monoestável poderá variar entre 0 (condução total do triac) e 180 graus, ou 8,333ms (triac totalmente cortado).

Aliás, acho que estou vendo outra falha neste circuito. Se não me falha a memória, o trigger do 555 ocorre com uma tensão abaixo de 1/3 de Vcc.
O que se deseja é que o pulso com transição negativa aplicado ao trigger deva ocorrer no início de cada semi-ciclo, para que, com um pulso bem estreito na saída do 555, haja o disparo com máxima condução do triac. Já com um pulso de 8,3ms ocorre que o triac vai ficar quase que totalmente cortado. Portanto, RV1 deve ser ajustado para uma tensão um pouco superior a mínima tensão retificada. Desta forma o comparador envia uma transição para disparo do monoestável, no início de cada semi-ciclo. O problema é que os sinais estão entrando nas entradas erradas. Para haver uma transição NEGATIVA no início de cada semi-ciclo, deve-se trocar as entradas do comparador.
Assim, no início de cada semi-ciclo, deverá ocorrer uma transição negativa na saída do comparador. Isso acontecerá quando a tensão retificada ficar maior que a tensão da outra entrada (ainda nos primeiros ângulos do semi-ciclo). A tensão retificada deve ser conectada na entrada NEGATIVA e a tensão do center-tape de RV1 deve estar conectada na entrada POSITIVA.

Mais outros dois detalhes:
1 - O LM339 é um comparador quádruplo. Isso quer dizer que os outros três comparadores devem ser forçados a possuir uma condição bem definida na saída, ou seja, as duas entradas devem possuir tensões DIFERENTES para que não fiquem a mercê dos ruídos eletromagnéticos.
2 - Eu não deixaria que qualquer entrada pudesse ter uma tensão igual a Vcc. O comparador pode funcionar de modo errado. Em todas as "Aplicações Típicas" do manual a tensão de nenhuma entrada alcança a de alimentação. Em consequência, talvez seja interessante abrir a ligação entre os catodos de D1 e D4 com R1 e a entrada NEGATIVA do comparador e intecalar um resistor de 2k2 Ohms.
As formas de onda principais encontram-se no link a seguir:

http://i100.photobucket.com/albums/m36/MOR_AL/555e1.jpg

Meu conselho: Se você entende um pouco de eletrônica, evite copiar circuitos da internet. Pode até baixá-los e tentar entender o que está acontecendo, para poder fazer um circuito que atenda às suas necessidades.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 21 Dez 2008 21:35

MOR_AL,

Tem toda a razão, vou ter que queimar mais neurônios do que eu imaginava.
Eu acabei de montar o dimmer e o bendido não funcionou. A lâmpada acendeu e nada mais fez. É claro que não desisti e meti o multímetro no negativo e na saída 3 para medir a tensão. O multímetro mostrava 0v independente da posição do pot. Até que eu acabei de vez com a brincadeira e sem querer dei curto com a ponta de prova nos pinos 3 e 4.
O bichinho rapidinho se desfez em fumaça.

Só de raiva montei um dimmer daqueles mais simples (no inicio do tópico) e o bendito até que funciona, pelo menos para a lâmpada.

Vou seguir o seu conselho e começar do zero o meu próprio circuito.

Só vai me faltar um osciloscópio...

Mais uma vez obrigado pela a ajuda e paciência.
Até breve.
kaoalex
Byte

Mensagempor kaoalex » 26 Dez 2008 05:33

MOR_AL escreveu:...com cerca de 15 a 20Vcc. Parece que é esta a tensão para solda TIG. ...

MOR_AL,
Medi 54 volts em DC na máquina em aberto, já em AC a máquina gera muito ruído que deixou o multímetro louco!
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 26 Dez 2008 09:28

kaoalex .

Ví que cada equipamento tem seu valor de tensão contínua. Em aberto e em carga.
Valeu pela informação.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor ffcprog » 26 Dez 2008 10:29

Kaolex
Você montou este circuito aqui ?
http://i100.photobucket.com/albums/m36/MOR_AL/555e1.jpg

Foi exatamente igual ?:

Observe que os anodos da ponte retificadora não estão ligados a lugar nenhum !!

ffcprog.
ffcprog
Byte

Mensagempor kaoalex » 26 Dez 2008 20:51

ffcprog,

Não, esse só era um detalhe que nosso amigo MOR_AL estava me chamando atenção.
kaoalex
Byte

Mensagempor ELFS » 02 Jan 2009 22:33

MOR_AL
Excelente esclarecimento, obrigado.
Quando comentei o circuito não fiz uma análise de todo o esquema , mas somente do comparador de entrada CA. No meu entender o circuito apresentado tem algumas deficiências, o disparo do TRIAC depende de ajustes não atrelados a freqüência da rede.
Note que o circuito se iniciado com a mudança de estado do comparador que ocorre de 0° a 90° ou de 90 a 180 graus, não vamos considerar qual seria o nível se baixo para alto ou vice versa, em ambos os casos teremos disparos fora do ciclo presente.
Para isto acontecer basta o tempo do monoestavel ser superior a 8,33ms para disparo controlados pelo comparador de 0 a 90° ou maior que 0ms para controle de 90 a 180°.

A consequência são aquelas mudanças bruscas de estado de 0 para 100% de condução.

Estou iniciando desenvolvimento de um controle para a minha maquina segue link do primeiro esboço

http://www.divshare.com/download/6230291-b34

Composto dos seguintes blocos - gerador dente de serra sincronizado com a rede, comparador somador ( ajuste tensão a vazio), astavel para dsipararo do TRIAC, realimentação via TC (controle da corrente) , amplificador de erro

ELFS
ELFS
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos