kaoalex escreveu:MOR_AL,
Isso faria o pot funcionar invertido né!?
Eu posso manter o moc3022 aterrado e usar o R5 (680R) na saída do 555.
........
No circuito original, durante o período em que a saída do 555 estiver em '1', a tensão de coletor estará em '0', não deixando passar a corrente pelo led do MOC. Ao final deste período, a saída do 555 retorna para '0', cortando o transistor Q1. Neste instante haverá corrente no led do MOC, disparando o triac.
No circuito sugerido por mim, quando a saída do 555 estiver em '1', não haverá caminho para a corrente no led do MOC, consequentemente, o comportamento será igual ao circuito anterior.
Quando a saída do 555 estiver em '0', haverá corrente no led do MOC, disparando o triac, consequentemente, o comportamento será igual ao circuito anterior.
ELFS
Neste circuito o triac atua nos dois semi-ciclos. Como a retificação atua nos dois semi-ciclos, haverá pulsos de disparo em ambos semi-ciclos.
O disparo iniciará com um ângulo em cada semi-ciclo, definido pelo instante em que o pulso do monoestável terminar. É de se supor que o período deste monoestável poderá variar entre 0 (condução total do triac) e 180 graus, ou 8,333ms (triac totalmente cortado).
Aliás, acho que estou vendo outra falha neste circuito. Se não me falha a memória, o trigger do 555 ocorre com uma tensão abaixo de 1/3 de Vcc.
O que se deseja é que o pulso com transição negativa aplicado ao trigger deva ocorrer no início de cada semi-ciclo, para que, com um pulso bem estreito na saída do 555, haja o disparo com máxima condução do triac. Já com um pulso de 8,3ms ocorre que o triac vai ficar quase que totalmente cortado. Portanto, RV1 deve ser ajustado para uma tensão um pouco superior a mínima tensão retificada. Desta forma o comparador envia uma transição para disparo do monoestável, no início de cada semi-ciclo. O problema é que os sinais estão entrando nas entradas erradas. Para haver uma transição NEGATIVA no início de cada semi-ciclo, deve-se trocar as entradas do comparador.
Assim, no início de cada semi-ciclo, deverá ocorrer uma transição negativa na saída do comparador. Isso acontecerá quando a tensão retificada ficar maior que a tensão da outra entrada (ainda nos primeiros ângulos do semi-ciclo). A tensão retificada deve ser conectada na entrada NEGATIVA e a tensão do center-tape de RV1 deve estar conectada na entrada POSITIVA.
Mais outros dois detalhes:
1 - O LM339 é um comparador quádruplo. Isso quer dizer que os outros três comparadores devem ser forçados a possuir uma condição bem definida na saída, ou seja, as duas entradas devem possuir tensões DIFERENTES para que não fiquem a mercê dos ruídos eletromagnéticos.
2 - Eu não deixaria que qualquer entrada pudesse ter uma tensão igual a Vcc. O comparador pode funcionar de modo errado. Em todas as "Aplicações Típicas" do manual a tensão de nenhuma entrada alcança a de alimentação. Em consequência, talvez seja interessante abrir a ligação entre os catodos de D1 e D4 com R1 e a entrada NEGATIVA do comparador e intecalar um resistor de 2k2 Ohms.
As formas de onda principais encontram-se no link a seguir:
http://i100.photobucket.com/albums/m36/MOR_AL/555e1.jpg
Meu conselho: Se você entende um pouco de eletrônica, evite copiar circuitos da internet. Pode até baixá-los e tentar entender o que está acontecendo, para poder fazer um circuito que atenda às suas necessidades.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain