Moderadores: 51, Renie, gpenga
rcakto escreveu:Sam,
1º vejo que não sou o unico a fazer livros aqui no forum XD~
2º vamo ao assunto...vai seguindo as citações minhas que voce entende melhor...
o LPC é como o ADC08, sua variação depende dos referenciais que vao de 0 a 3,3V sendo que no adc08 voce pode variar esses valores de tensão... ja no LPC acredito que ja seja fixo, o problema e que não tem detalhe nenhum sobre o Vref dele que esta inteiramente ligado aos dados que irei receber do ADC interno... saberia me falar mais sobre a função do Vref?? pois se comparar com ADC externo, o Vref tem a função de dizer qual é o zero ou qual é o limite de tensão pico a pico que ele suporta na sua entrada que no caso do ADC08, vai de 0 a 3,3V sendo o 3,3V configuravel... isso ja indica que vou precisar de um dobrador de onda, mas com a função de elevar a onda para ficar entre 3,3V e 0V em vez de V+ e V- se é que voce me entende...
agora como eu descubro o passo da contagem?? tipo a cada quantos mV aumenta o valor?
o cristal da entrada tem valor minimo tanto para o PLL interno ativo quanto desativado, mas o problema em si e que indiferente do cristal externo ele concegue ter os 200MSPS... mas eu nao li todo o datasheet para saber se da para variar esses msps, estou me baseando nos graficos que tem no datasheet la fala tem uma relacao de distorção da onda com relação a frequencia do clock...e caso seja possivel ter essa variação, pode até colocar uma função de variar os MSPS, assim poderia ter uma amostra mais rapida para o trigger e uma menor para os canais.. pois o valor do clock interfere diretamente na corrente concumida pelo ADC...
"mesmo com o ADC interno, vc vai aproveitar varios circuitos se quiser usar o ADC externo: atenuador de entrada, shift-level, logica de sincronismo e trigger, logica de clock do ADC, interface com o display e logica para processar a janela amostrada e plotar as imagens."
rapaz to entendendo so a metado do que voce disse... mas eu acho que sei o que é esse shift-level...tenho que procurar mais informações a comecar pelos limites de operação do AD interno, so assim eu posso comecar a desenvolver o circuito em blocos, entao poderei me dedicar parte por parte....
sobre o LCD, me indica um que eu compro, pelomenos vamos ter certeza de que vai dar tudo certo...
sobre o teste, eu tenho um multimetro que so mostra o valor da frequencia, sendo assim metade do caminho ja foi percorrido, e pelo valor de tensão e frequencia, é possivel fazer o grafico no papel... so não lembro de cabeca a função, mas tem tudo no meu caderno....e para ter certeza disso é so usar a rede eletrica, 60Hz, usando um transformador com saida de 5v ta otimo para comecar a fazer os testes....
bom infelizmente o meu LPC2368 está bem soldado ao kit entao vou ter de usar o 2478... mas tem um lado bom, eu acho que o modulo dele podera ajudar a dar um buffer extra na plotagem da onda... bom assim mesmo eu vou comecar fazendo o frequencimetro, pois o "voltimetro" ja ta na cara onde ta os valores...e caso seja necessario poderia ate dar os valores de Vpp, Vrms e media, sendo que isso tudo são calculos matematicos com base de um no outro....
esqueci de comentar, como eu vou usar minha fonte da bancada, ela tem uma saida fixa 5V e 2 variaves de 0-20V... para ter 3,3V direito, alguem tem com me arruma um circuito para montar em protoboard de 5V para 3,3V??? tenho 3 dessa , so não é desse fabricante
mastk escreveu:Como blackfin eh barato...
Marcelo Samsoniuk escreveu:o blackfin eh um DSP bem interessante para aplicacoes de video pq possui uma interface paralela especialmente projetada para interfacear com um ADC ou DAC de video. no caso desse blackfin ae, a interface de video possivelmente deve conseguir trabalhar ateh a 50MHz e o clock do core deve chegar a 400MHz. como ele eh superescalar, consegue atingir o pico de 800MMAC/s!
acho que a unica deficiencia desse modelo eh a falta de ethernet.
eu trabalhei com outro modelo rodando com clock de core de 600MHz e o bichinho boot no uclinux com 1200 MIPS, ou seja, almoca varios ARMs ferrados no cafeh da manha com bastante folga hehehe. a parte eletronica dele eh relativamente similar a um coldfire em termos de complexidade e frequencia, pq mesmo com 600MHz no core, o bus da SDRAM nao passa dos 133MHz.
e obvio, como eh um DSP, o assembler dele eh de outro planeta!mastk escreveu:Como blackfin eh barato...
rcakto escreveu:Marcelo Samsoniuk escreveu:o blackfin eh um DSP bem interessante para aplicacoes de video pq possui uma interface paralela especialmente projetada para interfacear com um ADC ou DAC de video. no caso desse blackfin ae, a interface de video possivelmente deve conseguir trabalhar ateh a 50MHz e o clock do core deve chegar a 400MHz. como ele eh superescalar, consegue atingir o pico de 800MMAC/s!
acho que a unica deficiencia desse modelo eh a falta de ethernet.
eu trabalhei com outro modelo rodando com clock de core de 600MHz e o bichinho boot no uclinux com 1200 MIPS, ou seja, almoca varios ARMs ferrados no cafeh da manha com bastante folga hehehe. a parte eletronica dele eh relativamente similar a um coldfire em termos de complexidade e frequencia, pq mesmo com 600MHz no core, o bus da SDRAM nao passa dos 133MHz.
e obvio, como eh um DSP, o assembler dele eh de outro planeta!mastk escreveu:Como blackfin eh barato...
entre em mais detalhes sobre isso, pq pelo que eu entendi ele combina perfeitamente com o "nosso" ADC e não precisamos do ethernet XD, talvez para projeto final ele atenda o objetivo do projeto....
A TODOS, DEPOIS EU MUDO O PRIMEIRO POST PARA TER UMA BASE MELHOR SOBRE O PROJETO....
Marcelo Samsoniuk escreveu:dah uma olhada nesse video de demonstracao:
http://www.youtube.com/watch?v=fKyQOntPEFs
eu tenho que admitir: o blackfin eh (f pra c )
Aquino escreveu:Se fosse pra fazer algo bom mesmo o legal seria utilizar aquele ADC com buffer e um mcu com USB e livra-se do LCD. Fazer a visualização no PC(ou MAC) fica mais barato. Assim também se economiza os pila que ia gastar nesse treco.
Aquino escreveu:Se fosse pra fazer algo bom mesmo o legal seria utilizar aquele ADC com buffer e um mcu com USB e livra-se do LCD. Fazer a visualização no PC(ou MAC) fica mais barato. Assim também se economiza os pila que ia gastar nesse treco.
Marcelo Samsoniuk escreveu:para fazer algo realmente bom, nao teria como fugir de uma FPGA, mas daih jah estamos falando em um algo realmente avancado demais!
entao o negocio eh o rcakto ignorar os comentarios seguintes!
no caso de um ADC de 1 Gsample/s precisaria receber o fluxo de dados como dois barramentos diferenciais de 500 Mbps cada, sendo que cada linha diferencial no barramento precisa abrir em pelo menos 4 bits, para reduzir o fluxo para 125 MHz. entao as 16 linhas de entradas jah viram 64 linhas e eh dessa forma que precisaria ser processado para poder mastigar 1 Gsample/s.
daih na FPGA a vida fica facil, pq alem de ter capacidade de interfacear com um ADC hi-speed, tem como bufferizar em dual-port SRAM e processar usando multiplicadores on-chip. daih para fazer a saida o negocio era jah meter ficha em um monitor normal 1280x1024 ou entao vetorizar e fazer saida por um GbE para receber via rede em um X server qualquer.
eu acho que se o rcakto comecar com o ADC on-chip do LPC mesmo, com o tempo ele vai acabar entendendo o que estou dizendo!Aquino escreveu:Se fosse pra fazer algo bom mesmo o legal seria utilizar aquele ADC com buffer e um mcu com USB e livra-se do LCD. Fazer a visualização no PC(ou MAC) fica mais barato. Assim também se economiza os pila que ia gastar nesse treco.
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante