(Quase) terminei de montar o sensor com reed.
Infelizmente não tenho fotos da montagem.
Cortei um fino pedaço de madeira dura de massaranduba, usada em telhados. Algo com 1m x 0,5cm x 0,5cm. Bem fina!!!
Colei os reeds nas posições com super bonder.
Cortei os lides com 3mm.
Cortei os lides dos resistores com 3mm.
Soldei os resistores nos reeds. Tem que soldar rápido, caso contrário as ampolas racham. Antes tinha lixado os lides e colocado solução de breu com álcool. para "molhar facilmente a solda".
Usei fios bem finos para soldar os reeds e os resistores. Tirei de um cabo de comunicação com a porta paralela em PCs. Cada fio, além de fino, possui diversos condutores no interior. Ha! Também são coloridos, o que facilita o trabalho.
No começo até desencapava os fios nas partes das soldas, mas você acaba cortando um ou outro fio. Depois, simplesmente encostava a ponta do ferro, junto com a solda, na parte encapada. A capa dissolvia e o fio ficava estanhado, pronto para soldar. Claro que antes da soldagem final, eu pincelava o álcool com breu.
Como no início os fios foram descascados e estanhados, não ficavam esticados. Tive que enrolar toda a bagaça com linha fina mas resistente para rede de pesca, que tinha guardada.
Com isso juntei tudo o mais próximo possível da haste de madeira.
Isolei (depois vi que fora desnecessário) todas as partes condutoras com cola do tipo borracha de silicone.
Para proteger tudo e tornar a coisa mais pesada que a água, lembrei que tinha um pouco de resina de poliéster.
Peguei um tubo fino com um metro, para banner (13mm) e fechei e colei uma extremidade.
Coloquei cerca de 70ml de resina de poliéster dentro do tubo.
Coloquei o sensor (madeira, reeds, fios, linhas, resistores, etc) dentro do tubo. A resina transbordou, garantindo a vedação e o isolamento de tudo.
Com outro pedaço de 5cm de tubo para banner, com 15,5mm de diâmetro, colei o (um) ímã de neodímio (10mmx5mmx3mm).
Com um ohmímetro deslizei o tubo com o ímã sobre o tubo com o sensor. Confirmei os valores dos resistores, mostrando que estava tudo em ordem.
Conectei o sensor com o complemento do circuito da protoboard (com o LM3914) e liguei, pronto para desligar tudo.
Para minha surpresa continuava a funcionar.
O detalhe era que há pequenos trechos entre os reeds, em que o ímã não atua, acendendo todos os leds, já que o divisor indica R infinito no lado de baixo. Também não atua quando o ímã fica situado exatamente sobre o contato do reed. Minha nova explicação é que cada uma das lâminas se magnetiza com o mesmo polo e com a mesma intensidade, então elas se repelem. Um pequeno deslocamento é suficiente para haver uma diferença magnética e os contatos voltam a fechar.
Bom.
Com esse detalhe eu não vou montar o circuito com o LM3914, apesar de quase ter terminado de fazer o layout. Só faltando conferir.
Quero aproveitar o sensor para atacar novamente a solução com o PIC12F675 junto à caixa com um transmissor RF, e um PIC16F628A junto à cozinha.
Meus receptores do Ebay, aqueles quase de graça, só devem ser usados com funcionamento quase contínuo, uma vez que apresentam saída ruidosa.
Analisei alguns circuitos e concluí que o circuito comparador (um de dois amplificadores operacionais) deveria possuir uma pequena diferença de potencial entre as entradas. O suficiente para impedir ruído na saída.
PS: Até possuem uma diferença, mas baseada na tensão de saída do operacional (um Schmitt Trigger bem light), quando deveria ser provida parte da alimentação e parte do próprio sinal de entrada deste estágio.
Mas o que ocorre é que com isso, a sensibilidade do receptor cai (e a propaganda da boa sensibilidade também).
Mas pensando bem é até interessante que isso ocorra.
Com a saída sem ruído, ou com uma relação sinal ruído de digamos 7 vezes, o receptor funcionaria otimamente, considerando-se que devemos enviar um trem que pulsos para que o receptor reduza seu ganho, e com isso sua sensibilidade, ajustando a relação sinal ruído.
Acho que já informei quase tudo sobre o circuito com o LM3914. Se alguém desejar maiores informações, é só postar aqui. Posso também disponibilizar o layout, mas não conferi a bagaça.
Agora vou travar nova batalha com a opção dos dois PICs, pois vou considerar um receptor sem a saída com tanto ruído. Aquele que estou projetando e tive que deixar de lado, mas nunca abandona-lo.
Hehehe!!!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain