conversão de carros de gasolina em alcool

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

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Mensagempor tmarchesi2 » 12 Abr 2009 17:09

Olá Pessoal,

Eu estava desenvolvendo algo parecido para injetar combustível.

Alguém conseguiu terminar este projeto de conversor ?


Abraço a todos !
tmarchesi2
Nibble
 
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Mensagempor fabim » 12 Abr 2009 18:04

ja sim primo...

Só utilizar ao invés de 1 uControlador, você utiliza 4 de 8 pinos,...

fabim
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Mensagempor tecman » 16 Abr 2009 10:55

então manda fabim :

caetch2001@yahoo.com.br

vamos montar !!
tecman
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lenda

Mensagempor tecman » 04 Mai 2009 16:08

esse negocio aqui virou lenda !!!
tecman
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Mensagempor fabim » 04 Mai 2009 16:28

O PRIMO, ...
Qual foi o amigo que me adicionou no msn, pra perguntar como funcava o algoritmo utilizando dois timer´s e eu expliquei? ?

Num lembro agóra..

Fabim

ratificando novamente...

Código: Selecionar todos
FUNCIONA MAIS OU MENOS ASSIM.
  SUPONHA O PIC RODANDO A 20MHZ.
 COM INSTRUÇÃO DE 200 Ns.
 """"o exemplo é para adição de 25%, para mais que isto, aí vai depender da sua imaginação."""""""
 Você vai utilizar dois timer´s.
 timer 1 para medir a larguda do pulso de 1 para 0, que a centralina joga sobre o bico
 o qual pulso, vai ter um adequador de tensão para o nivel de tensão do pino do pic.
 timer 2, vai ser utilizado para medir o tempo de processamento do calculo que eu vou colocar a baixo.

  Com o timer 1,2  ja bunitinho zeradinho e tal´s.

_u  int   tempo_medido, tempo2 , adicionar;


void interrupt(){  Houve uma interrupção na borda de descida do do rb0.




 Set_bit(bico_injetor);VocÊ aciona o pino que alimenta o bico injetor.
 liga_timer_1();
 while(!PORTB.F0);//fica quieto enquanto rb0 = 0; // existem outras formas pra fazer outras coisas enquanto isto
 desliga_timer1();
 liga_timer_2();// este aqui vai medir o tempo aproximado dos calculos
 pega_valor_timer1(tempo_medido); // pegou a largura do pulso que a centralina enviou para o bico.
 adicionar = tempo_medido >> 4; // pega 25% do valor da largura do pulso.
 adicionar = 65535 - adicionar;//maximo valor para estouro - 25%.
 desliga_timer_2();
 pega_valor_timer2( tempo2);
 adicionar -= tempo2; //65535 -  (25% + tempo de calculos)
 seta_valor(timer1); // coloca este valor no timer 1
  liga_timer1(); // liga timer 1
  while(Não_estoura_timer1); // Adição dos 25% do pulso
 Cler_bit(bico_injetor); // desliga bico injetor
 }
 Observe que o maior tempo de processamento foi excluido da largura de pulso que a centralina mandou, o
 restante dos processos ocupa alguns uS, que não são problematicos..
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Mensagempor ELFS » 05 Mai 2009 20:03

Fabim

Só uma perguntinha, quando a saida da centralina for PWM??

ELFS[/url]
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Mensagempor fabim » 05 Mai 2009 20:16

ELFS escreveu:Fabim

Só uma perguntinha, quando a saida da centralina for PWM??

ELFS[/url]


aí faz um curso de carro brasileiro pra descobrir que não existe saida pwm da centralina para o bico, pois a quantidade de combustivél injetada pelo bico é proporcional a pressão sobre o bico e o tempo de abertura, e o diametro do orificio de jatiação da gazoza//arcu..

E mesmo que fosse pwm, que qui tem ? seria o mesmo processo anterior mais ao invés de tu acionar um pininhu, tu liga o pwm....

tomo, papudo!!!rsrs

Fabim
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Mensagempor ELFS » 05 Mai 2009 22:21

Po maguo né

Para injetor de baixa impedancia PWM reduz a corrente por ex. bicos com Zé =1,5 homes os elos unidos =13,8/Zé =9,2 que vezes 4 canecos da 36,8V/R para 25% de DT os esguichos chupam só 9,2V/R.
Onde A=V/R = elos unidos = corrente e Zé é a impedancia de um circuito LR

Bincadeiras a parte mas existem centrais com saida PWM com largura do primeiro pulso igual ao tempo de abertura do bico injetor +- 1,5ms.

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Mensagempor enigmabox » 06 Mai 2009 08:48

Bincadeiras a parte mas existem centrais com saida PWM com largura do primeiro pulso igual ao tempo de abertura do bico injetor +- 1,5ms.

Não mi intrometendo mas me "entrometendo" um pouco....

Sistema que pode trabalhar em "PWM" ou abrindo e fechando o bico de modo constante é quando tem apenas um bico ou injeção monoponto. Assim tem que ficar sempre abrindo e fechando o bico, variando a quantidade de combustivel, conforme a leitura dos sensores.

Quanto tem varios bicos, como uma injeção de combustivel multiponto sequencial, cada bico trabalha por abertura variavel. Não pode deixar o bico em PWM senão joga combustivel em tempo errado aumentando o consumo de combustivel.
Em ambos os casos, é feito um calculo basico da abertura do bico conforme o mapeamento da injeção, depois os valores dos sensores map, lambda, temp ar/agua, criam uma alterações neste calculo basico entre 10 e 20% dependendo do fabricante.
Por exemplo em injeções eletronicas, onde há falha de sensores, fica habilitado somente o calculo basico de abertura do bico, apenas para o carro funcionar, sem ter melhor resposta e economia.
Se quiserem alguns dados e medições de sensores, tenho dois manuais tecnicos, um da Ford e outro da Volks, em espanhol.

Fabim,

Uma curiosidade:
Nesta injeção que fizeram, os PIC dos bicos estão comunicando via SPI? Tem algum MCU master na injeção para fazer os calculos?
enigmabox
 

Mensagempor fabim » 06 Mai 2009 09:21

não amigo, tem não.
Neste caso, na época, eu utilizei 4 pic12f629.
Saiu bem mais barato e simples, se precisar me mais espaço e umas coisinhas a mais utilize o 12f683.

LEmbrando, que.
Utilizando um pic por bico, tu pode fazer pra 2, 4 , 6 , 8 bicos, apenas aumentando a quantidade no layout..

fabim

obs. sobre o segundo timer, tu pode usar o timer0 por exemplo.
Rodando sem o preescaler, em 256 pulsos para estouro.
com 200nS instrução.
Tu consegue 5 * 256 = 1280 contagens, mais que o suficiente para efetuar os calculos.

fabim novamente
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Mensagempor enigmabox » 06 Mai 2009 10:43

Fabim,

Interessante, então dá pra fazer uma injeção eletronica pra um V12, com este tipo de expansão? :twisted:
Estão utilizando todos os sensores como o map, lambda, posição, temp?
Em qual motor já provaram o sistema?
enigmabox
 

Mensagempor brasilma » 06 Mai 2009 10:47

Deixa eu me intrometer um pouco, tenho um amigo que fabrica e comercializa esses conversores, realmente a questão do acionamento dos bicos é chatinho ele usa FTEs nas saídas e no começo teve muita dor de cabeça com queima, mas depois resolveu o problema com a mudança do modelo e pequenas alterações no circuíto, isto na minha opinião é o mais complicado e o segredo da coisa, no mais é receber o pulso da centralina e incrementar sua duração em 25-30% - qualquer porcaria de controlador e rotininha faz.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
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Mensagempor fabim » 06 Mai 2009 12:00

enigmabox escreveu:Fabim,

Interessante, então dá pra fazer uma injeção eletronica pra um V12, com este tipo de expansão? :twisted:
Estão utilizando todos os sensores como o map, lambda, posição, temp?
Em qual motor já provaram o sistema?


O meu, C BEBEU NÉ ?
Esses conversores são "adaptações técnicas" gambiarra pra nós projetistas, que fazem uma adição de 25..30%.
Quem vai enchergar a lambda e aumentar ou diminuir a duração do pulso original é a centralina.

Poxa, pediram o BEABA da história, agóra tão querendo o produto pronto ? Sacanagem eim!!!rsrs

Usem o raciocínio tabajara prático, e observem como eu fiz o negócio, só pra terem idéia, da pra fazer por interrupção, e ainda com tempo de ler a sonda lambda e decidir a % de incremento pra não desperdiçar..

Seus preguiçosos !!! kkkkk
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Mensagempor fabim » 06 Mai 2009 12:01

Dupra Cidade...
Editado pela última vez por fabim em 06 Mai 2009 13:03, em um total de 1 vez.
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Mensagempor enigmabox » 06 Mai 2009 12:40

enigmabox escreveu:
Fabim,

Interessante, então dá pra fazer uma injeção eletronica pra um V12, com este tipo de expansão? Twisted Evil
Estão utilizando todos os sensores como o map, lambda, posição, temp?
Em qual motor já provaram o sistema?


O meu, C BEBEU NÉ ?
Esses conversores são "adaptações técnicas" gambiarra pra nós projetistas, que fazem uma adição de 25..30%.

Atualmente estou a beber alcool de bebidas fermentadas...hehe
Tem que fazer completa...pegar o mapa do motor e desenvolver..heheh
Outra coisa, que fazem nos carros Flex, é alterar a curva de leitura da sonda lambda assim, engana a injeção eletronica para trabalhar com o alcool.
Eu sei como vc deve estar fazendo...somente incrementando a largura de pulso do bico com o conversor. Será que a injeção do carro nao vai dar erro, devido a leitura de mistura rica?
Já fiz uma coisa parecida com um carro monoponto da volks...aumentei a pressão da bomba, assim passa mais combustivel num determinado periodo de tempo.hehe
Brincadeiras a parte, mas quando vai estar pronta para venda o seu adaptador com injeção para V12??hehe :D
enigmabox
 

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