Chave CMOS com IRF840 e IRF9640

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Chave CMOS com IRF840 e IRF9640

Mensagempor lasfclestat » 01 Out 2010 11:19

Prezados

Estou precisando fazer um circuito habilitara a alimentação de uma bateria ou não, a bateria será de 24 Vcc e fornecera 1,5 A

Estou querendo utilizar um MOSFET para fazer essa chave, porém estou tendo dificuldade para projetar o circuito.

Imagem

Imagem

Eu fiz os dois circuito acima porem, não adianta o que eu coloque no gate que a saida sempre fica em nivel 1 (24VCC)...

Estou usando o IRF840 e IRF9640 ...

Se alguem tiver como me ajudar desde ja agradeço.

[]s
"Se existe algo como repousar em nome da verdade. Então vós e teus amados, qualquer que sejam as dificuldades, não devem ficar separados indefinidamente!"

Ferrari Caim Lestat
lasfclestat
Bit

Mensagempor Sergio38br » 01 Out 2010 11:24

coloque um resistor entre o dreno e gate de valor alto e controla o gate pelo coletor de um transistor NPN, como esta, com 5v no gate ele ja conduz.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor rcakto » 01 Out 2010 11:48

lasfclestat,

obrigatoriamente tem que usar os IRFs?? voce não poderia usar um rele de estado solido por exemplo não??
rcakto
Word

Mensagempor lasfclestat » 01 Out 2010 11:53

rcakto escreveu:lasfclestat,

obrigatoriamente tem que usar os IRFs?? voce não poderia usar um rele de estado solido por exemplo não??

Então, como eu vou usar em um sistema movel e alimentado por baterias, eu preciso consumir pouco, e eu acho que um mosfet consome bem menos que um rele de estado solido... mais não precisa ser necessariamente um IRF pode ser uma outra solução... estou montando o circuito com a recomendação do sergio para testar...

obrigado...
"Se existe algo como repousar em nome da verdade. Então vós e teus amados, qualquer que sejam as dificuldades, não devem ficar separados indefinidamente!"

Ferrari Caim Lestat
lasfclestat
Bit

Mensagempor lasfclestat » 01 Out 2010 15:20

Então eu fiz a montagem como no esquemático a baixo, porém, quando eu coloco a base do transistor no 5vcc tem uma saida total....

Agora quando eu coloco ela em zero, o saida cai para 19.8.

Porem estou sem mais resistores de 10M, vou colocar depois um resistor maior para ver como vai ficar....

Imagem

Ferrari Caim Lestat
lasfclestat
Bit

Mensagempor rcakto » 01 Out 2010 15:31

lasfclestat, o problema e que apos o IRF ser acionado, sempre ira conduzir uma carga pelo resistor ate a base, assim mesmo que o transistor seja desconectado fisicamente do circuito, eu faria uma alteração, iria tirar o resistor de 10M, colocava 5V da fonte ligado na base do IRF e no meio o transistor, assim aciono da forma que voce pretende via base do transistor para os 5V da fonte alimentar o IRF, so lembrese de colocar um resistor para o devido funcionamento do IRF...

se voce utilizar esta imagem que voce posto:

Imagem

basta colocar o transistor entre o resistor e o IRF, e o sinal de operação ira vir na base do transistor, mas so espero que voce tenha uma fonte de 5V para poder usar.... senao meu post so ajudo a ocupar espaco e tempo
rcakto
Word

Mensagempor lasfclestat » 01 Out 2010 16:02

Imagem

Então eu fiz a montagem acima, porem não corta nada...

seria isso mesmo que vc propos, ou entendi errado???

Eu colocando e tirando o sinal da base do transistor eu coloco e tiro 5Vcc no dreno do IRF, porem ele continua conduzindo... Ainda não esta contando....

[]s

Ferrari Caim Lestat
lasfclestat
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Out 2010 16:09

lasfclestat escreveu:Então eu fiz a montagem como no esquemático a baixo,

R2 vai ao 24 Vdc
Ele é o Resistor de Coletor de Q2 que comanda o Gate do Mosfet
4k7 ta de bom tamanho

O contrôle através de R1

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 01 Out 2010 16:22, em um total de 6 vezes.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Sergio38br » 01 Out 2010 16:11

a tensão de alimentação esta conectada ao DRENO e não no source.. e o resistor esta entre o dreno e o gate..

Sergio
Editado pela última vez por Sergio38br em 01 Out 2010 16:11, em um total de 1 vez.
Sergio38br
Word

Mensagempor rcakto » 01 Out 2010 16:11

bom, era isso mesmo, mas com o resitor para controle da corrente no dreno TB, ja tentou tirar fisicamente os 5V do dreno apos ele ter acionado?? talvez o transistor nao esteja cortando quando em 0V, vou baixar o datasheet do IRF e da uma olhada tb
rcakto
Word

Mensagempor lasfclestat » 01 Out 2010 16:15

Bem, eu ja coloquei fisicamente mesmo 0Vcc no dreno para ver se ele corta e não funcionou, coloquei tensão negativa também e nada... estou dando uma olhada no datasheet para ver descubro algo...

Ferrari Caim Lestat
lasfclestat
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Out 2010 16:36

Provávelmente você se equivocou na identificação dos Pinos do Mosfet

Dreno é o pino do meio.

Visto por cima Supridouro a direita

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 01 Out 2010 16:54, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor lasfclestat » 01 Out 2010 16:43

Infelizmente não cara...
Olhando de frente (Lendo o nome dele) para o IRF o pino da esquerda-1 eu estou ligando no gate, o dreno-2 estou conectando a carga e o da direta-3 source estou conectando a tensão de entrada.

[]s

Ferrari Caim Lestat
lasfclestat
Bit

Re: Chave CMOS com IRF840 e IRF9640

Mensagempor msamsoniuk » 02 Out 2010 00:32

lasfclestat escreveu:Imagem

mas isso ae nao eh um inversor CMOS? :)

eu nao olhei o datasheet do seu componente, mas jah brinquei bastante com essas coisas em simuladores de circuitos integrados analogicos e o comportamento tipico de um inversor CMOS operando em 5V eh o seguinte:

Imagem

ou seja, se vc varia a entrada de 0 a 5V, ele nao vai se mexer dos 5V ateh chegar nos 2V. daih entre 2 e 3V ele cai rapido de 5V ateh 0V e entao fica parado nos 0V ateh chegar nos 5V. se vc fizer a proporcao para 24V, uma variacao de tensao entre 0 e 5V nao deve fazer ele se mexer e a saida vai ficar nos 24V sempre!

ele soh vai entrar na regiao linear entre 9.6 e 14.4V, quando vai de 24 para 0V. e entao, entre 14.4 e 24V ele fica parado em 0V.

assim, segundo a teoria do negocio, vc precisa bolar uma forma de somar um offset de 9.5V no seu sinal de controle de 0 a 5V. daih quando vc aplicar 0V (na verdade 9.5V) vc vai ter 24V na saida e quando aplicar 5V (na verdade 14.5V) vai ter 0V na saida.

uma solucao que achei para garantir um offset seria a seguinte:

Imagem

soh que vc pode montar apenas um transistor e um pull-up para 24V, ligando os gates em comum. a ideia eh simples: quando o transistor esta aberto, o pull-up joga 24V no gate e portanto a saida do inversor CMOS eh 0V. quando o transistor comuta, ele forca o gate para 0V e assim a saida do inversor vai para 24V.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor zazulak » 03 Out 2010 16:50

Imagem

DTC114 = Transistor digital, que já possui um resistor em serie com a base e outro da base para o terra. Nada impede de usar um BC qualquer, desde que ponha o resistor em serie com a base

Para tensões menores que 100V, não há porque usar um IRF96xx (VDSMax = 200V), que irá aquecer mais que o IRF9540 (VDSMax = 100V), por ter um RDSOn maior.
zazulak
Nibble

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos