Aumentar a corrente

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Aumentar a corrente

Mensagempor mamp » 07 Out 2010 13:22

Tem como aumentar a corrente que passa por um determinado circuito sem alterar a tensão deste circuito?
Por exemplo, eu tenho um resistor que queimara se por ele passar uma corrente de 10A. A minha tensão, no caso, é de 2000 Volts. O resistor não queima porque a corrente que tá passando por ele é de 5A. Tem como alterar este circuito para que passe por esse resistor uma corrente de 10 amperes, sem que precisemos alterar a DDP deste circuito?
mamp
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Out 2010 13:49

<-------> R = E / I

<-------> E = R . I

<-------> I = E / R

<-------> LEI DE OHM

<-------> P = E . I

<-------> P = E (E/R) // Substiindo I

<-------> P = E² / R

<-------> P = (R.I) I // Substituindo E

<-------> P = R . I²

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor mamp » 07 Out 2010 18:10

Estas formulas todas eu ja conheço, inclusive as que se referem a potencia sao muito interessante para o caso em questao ja que se a tensao e a resistencia (a resistencia de um dos componente pelo menos, que é o resistor pelo qual eu quero que passe mais corrente) nao mudam - e eu quero outra corrente - então a potencia tera que mudar. A minha dúvida não é teórica, é prática. "tem como mudar a corrente que passa por um resistor x (nao variavel é claro), sem que se altere a tensao deste circuito", como fazer? Já perguntei para varias para varias pessoas mas só me respondem com evasivas. (nao que a sua resposta tenha sido evasiva, mas algumas outras respostas foram hehe - a sua resposta foi teorica e eu ja quebrei a cabeca com formulas mas nao cheguei a conclusao nenhuma). sera que é uma questao tao dificil asssim?
mamp
Bit

Mensagempor Iran » 07 Out 2010 18:14

A fórmula diz que não, V= R.I, para R constante o aumento de I implica o aumento de V
Iran
Word

Mensagempor EDSONCAN » 07 Out 2010 18:25

Se voce conseguir tera feito nascer potencia do nada, merecera um premio Nobel, pois colocara todas as leis da Fisica abaixo.
EDSONCAN
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Out 2010 18:29

Li suas msg anteriores

Vamos fazer uma analogia ?

Um grande reservatório de água , ligado através de um registro a um pequeno
reservatório de mesma altura.

O que vc cogita seria ao abrir o registro o reservatório menor transbordar.

mas, isso é impossivel pois, a pressão se iguala

Do mesmo modo a Tensão que é equivalente a Pressão, já que resultada força de repulsão
dos eletrons, se iguala a do Gerador. Dai em diante a Intensidade da Corrente se mantém

As Lâmpadas ( e demais ) aqui estão ligadas a energia de Itaipu, Usina Atomica , e mais uma
porção de Hidroétricas em paralelo

E se queimam não é por isso .

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 07 Out 2010 20:32

Se voce conseguir tera feito nascer potencia do nada, merecera um premio Nobel, pois colocara todas as leis da Fisica abaixo.

pois eh, nisso eu creio ... mas olha, não duvide disso viu ... vai ver que ssó falta encontrar o tal ganhador do nobel ... pois já existem mini usinas audio-elétricas a venda na casa do bahiano ...
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor brasilma » 08 Out 2010 08:39

Se não pode mexer na DDP a outra forma é reduzir o valor do resistor pela metade.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 08 Out 2010 09:38

Outra forma de entender é que o Universo, embora infinito, é um Sistema Fechado

Em um Circuito Elétrico fechado o Somatório das Tensões é igual a Zero

Imagem
Figura 1 – Ilustração da fórmula Sigma V = 0

Leis de Kirchhoff

Fonte:
http://radatec.vilabol.uol.com.br/malhas_cc.htm

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor mamp » 13 Out 2010 17:49

outra forma de entender é que o Universo, embora infinito, é um Sistema Fechado
fiquei interessado mas na fonte citada nao consegui achar nenhuma explicação sobre a relação do assunto com Universo.

Pois bem...
eu tenho um resistor que queimara se por ele passar uma corrente de 10A. A minha tensão, no caso, é de 2000 Volts. O resistor não queima porque a corrente que tá passando por ele é de 5A. Tem como alterar este circuito para que passe por esse resistor uma corrente de 10 amperes, sem que precisemos alterar a DDP deste circuito?

não quero ganhar o nobel não hehe. apesar de que criar energia do nada poder resolver alguns probleminhas "básicos", talvez não resolvesse o problema de como alimentar decentemente um astronauta em uma viagem até marte. se é assim entao eu nao to interessado em nobel nenhum hehe.
Mas a questão é a seguinte, se eu colocar mais um resistor no circuito (um resistor variavel) teria como AUMENTAR A CORRENTE que passa no resistor citado acima (aquele que queima quando passa corrente de 10A) mantendo a tensao do circuito sempre com o mesmo valor? Acredito que não né. pois a medida que eu vou mechendo no resistor variável, a tensao do circuito vai mudando junto né?
mamp
Bit

Mensagempor rcakto » 13 Out 2010 18:23

cara se for so para testar o resistor para ver se ele vai queimar, entao monte uma fonte de CORRENTE, utilizandose a discarga de capacitores na saida... vai sair bem caro essa brincadeira.. mas ele atua como um gerador onde nao depende das cargas para se ter um valor de corrente e tensao... mas de acordo com as cargas a tensao e a corrente irao variar, mas nessa parte e so usar a lei de Ohm...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Out 2010 19:00

mamp escreveu:
outra forma de entender é que o Universo, embora infinito, é um Sistema Fechado
fiquei interessado mas na fonte citada nao consegui achar nenhuma explicação sobre a relação do assunto com Universo.

x = 2 + 5

(2 + 5) - x = 0

Entendeu ?
Tudo pode ser igualado a Zero

-------------------------------------

" Na Natureza (Universo) nada se cria nada se perde.
Tudo se transforma."
(Lavosier)

------------------------------------
O Zero é tão importante que se ja existisse no tempo de Moisés os 10 Mandamentos seriam:
I - Amar a Deus sobre todas as coisas.
II - Não dividirás por Zero

------
Não cobiçar a mulher do próximo teria sido excluido para não ultrapassar 10.
Mesmo porque ninguém obedece.

Agora cá pra nós, então porque a Mulher do Próximo nos parece tão bonita e sedutora ?

rsrsrs
DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor rcakto » 13 Out 2010 19:03

Djalma, pqp... nunca ri tanto na minha vida... mas é verdade, pq será??
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor Iran » 14 Out 2010 00:41

" Nosso Senhor se desiludiu-se dos home, subiu na Cruz, disse adeus pros amigo e se mandou-se de volta pro céu. Mas deixou os dez mandamentos, que são cinco e que se pode muito bem acolherá em dois: não se mata home pelas costa, nem se cobiça mulher dos outros pela frente. "
Iran
Word

Mensagempor mamp » 15 Out 2010 13:01

Acredito que não né. pois a medida que eu vou mechendo no resistor variável, a tensao do circuito vai mudando junto né?

Ninguém me respondeu a respeito disso. Então acredito que eu devo estar certo né?

cara se for so para testar o resistor para ver se ele vai queimar, entao monte uma fonte de CORRENTE, utilizandose a discarga de capacitores na saida... vai sair bem caro essa brincadeira..

Agradeço a resposta, mas eu usei o fato do resistor queimar apenas como uma coisa simbolica de que a corrente alvo foi atingida. no lugar do resistor que queima, eu poderia ter usar um multimetro para medir a corrente por exemplo. ou seja o meu objetivo nao é testar o resistor em si, mas é uma duvida ate mais teorica do que outra coisa.

onde nao depende das cargas para se ter um valor de corrente e tensao...

Putz, corrente e tensão trabalhando independentemente da carga. é melhor nem tentar explicar prá mim que eu já tava confuso, agora mais ainda. (ps:confuso não com a sua resposta mas com o fato em si, ok?!)

Continuo com a questão: Teria como AUMENTAR A CORRENTE que passa no resistor citado acima (aquele que queima quando passa corrente de 10A) mantendo a tensao do circuito sempre com o mesmo valor? (vale incluir outros componentes no circuito)
Se der pra fazer com um circuito muito complicado, tipo usando capacitores, coisas caras etc, legal, mas como a minha duvida é mais teorica, o circuito mais simples de se fazer é o que mais me ajudaria a entender a parada, valeu!
Editado pela última vez por mamp em 15 Out 2010 13:39, em um total de 3 vezes.
mamp
Bit

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos