ainda hj um osciloscopio não esta a um valor acessivel a todos, um exemplo é o de 10Mhz que se encontra no valor minimo de 800 reais, disconciderando os osciloscopios para computador, que muitos criticam por não ter a mesma qualidade que um osciloscopio digital e analogico... por isso e com o intuito de unir todo o pessoal do forum, estou comecando a projetar um osciloscopio digital mas que seja todo open source ou seja fonte aberta, sendo assim qualquer um pode obter ou modificar seu codigo, esquema ou placa, mas sem nenhum tipo de fim financeiro.
OSHW -> http://en.wikipedia.org/wiki/Open-source_hardware
FOSS -> http://en.wikipedia.org/wiki/Free_and_o ... e_software
não entrarei abordar dados importantes para se entender o projeto, pq nem eu mesmo tenho todo o conhecimento necessario, mas lendo os post desse topico todos poderão entende-lo melhor, caso alguem resolva fazer esse informativo e so me enviar via PM ou email ( rodrigocabral.rc@gmail.com ) que eu atualizo aqui.
O mcu que irei utilizar de inicio é um LPC2478, pelo simples fato de telo aqui parado e teria um resultado melhor que utilizar um PIC ou AVR, mas futuramente é certo de utilizar outro que de uma melhor performace para o projeto, como um FPGA ou blackfin que foi comentado aqui...
para se ter os dados iremos usar um ADC externo, assim teremos uma resposta melhor e mais rapida, mas como sua forma de comunicação é um pouco complexa e eu não tenho experiencia com MCUs ARM, irei aproveitar esse projeto para comecar a aprender sua linguagem e modela o osciloscopio com tudo que ele ira ter usando o ADC interno, como frequencimetro, voltimetro e exibição grafica da forma de onda que está sendo analisada, assim, posteriormente so sera necessario adaptar o codigo pronto para o ADC externo.
Toda a ajuda é bem vinda, não so fisicamente como programando, ou elaborando esquema e a PCB, mas tambem sua opnião, sujestão e criticas, pois o maior objetivo desse projeto é unir todos do forum... ( sem contar que isso me da mais estima de continuar )...
ESTADO ATUAL:
Bom a fonte não está com perfeição, variando de 3,28 a 3,26 até aonde eu medi com o passar do tempo ligado... entao deve ser feito mais testes para ver se o problema é so a temperatura ou o IC...
segue o esquema da fonte em jpg... eu montei ela com o altium, mas como não sei quais os arquivos que realmente intereca ainda, não vou compartilha ainda....