Página 1 de 2

PWM Com Tiristores

MensagemEnviado: 05 Dez 2010 09:53
por menegola
Ola Camaradagem.
Necessito PWM carga Resistiva(onda quadradina,somente circuito de potência)
Fonte VCC 7,5V 25 Amperes frequência máxima 500 HZ.
Tem que ser com Tiristores.

Já que os tiristores após enviar comando GATE ele conduz,mesmo retirando o sinal continua conduzindo devido tensão da fonte VCC.

Tive algumas informações de usar em série com negativo da fonte,(tal comutação forçada) mas da maneira que usei não tive resultado.

Alguém poderia me dar uma LUZ?

MensagemEnviado: 05 Dez 2010 10:24
por _blackmore_
Tiristor ... etc e tal ... conheço allguém que fala assim ...
Já pensou em usar Mosfet?

Re: PWM Com Tiristores

MensagemEnviado: 05 Dez 2010 11:05
por andre_luis
Olá Mengola,

É preciso saber do que exatamente voce precisa.

>> É um conversor AC/DC ?
>> A condição pelo uso do tiristor refere-se ao menor custo, correto ?
>> Qual a faixa de variação na entrada e saida aceitáveis ?
>> A precisão requerida, justifica um controle em malha-fechada, ou atende por um simples trimpot ?

( sugestão : Evita usar acentuação, pois seu editor está inserindo caracteres nas palavras )

+++

MensagemEnviado: 05 Dez 2010 11:43
por MOR_AL
Tiristores ... carga resistiva ... tensão contínua --> Desligar!!? Somente com corrente reversa, superior àquela que estiver passando através dele.
... Particularmente não acho uma solução engenhosa. :(
MOR_AL

MensagemEnviado: 05 Dez 2010 13:00
por proex
Não se usa tiristor nesse tipo de aplicação. O correto seria usar Fets.

.

MensagemEnviado: 06 Dez 2010 10:16
por menegola
Gratos a todos.
O problema que os mosfet não aguenta.

Usei enorme disipador.



http://www.irf.com/product-info/datashe ... 034pbf.pdf

http://www.proesi.com.br/site/component ... e34df5.jpg

Gostaria de uma sujestão

MensagemEnviado: 06 Dez 2010 11:18
por proex
Ja usei esse Fet pra fazer inversor de 3kva.

Com PWM o dissipador fica minusculo.

Vc ta comendo bola ai em alguma coisa.

MensagemEnviado: 06 Dez 2010 11:21
por Milhoci
Tem algum problema no seu circuito. Um mosfet de 200 A não queima com uma corrente de 25A


Milhoci

MensagemEnviado: 06 Dez 2010 15:50
por Djalma Toledo Rodrigues
Para 25 A :

P (mosfet) = A² x Rds

P (mosfet) = 625 A x 1.7 mili Ohm = 1.0625 W

DJ

MensagemEnviado: 06 Dez 2010 17:43
por EDSONCAN
Como voce menciona tiristor não sei se trata de SCR ou TRIAC, mas se for SCR procura por GTO, antes do comentario, não é um carro é sim i SCR preparado para desligamento.

GTO - Gate Turn-Off Thyristor


Edson

MensagemEnviado: 06 Dez 2010 22:08
por chipselect
experimenta usar um driver pro gate do mosfet, como o IR2110 pra ver se continua esquentando muito.

MensagemEnviado: 08 Dez 2010 22:57
por ELFS
Montei uma fonte TIG - PWM 160A usando 16X IRFP240, 2 X IR2110 - 1x IR2153, funciona que uma beleza e esquenta muito pouco. Ponte H para inversão de polaridade com controle PWM.

ELFS

MensagemEnviado: 09 Dez 2010 09:06
por andre_luis
Milhoci escreveu:Tem algum problema no seu circuito. Um mosfet de 200 A não queima com uma corrente de 25A

Milhoci


Somente se estiver dentro da área de operação segura ( S.O.A. )

+++

MensagemEnviado: 17 Dez 2010 22:39
por ky2003
Se a minha memória não estiver me enganando nos idos de 70 quando ainda não se falava em MOSFET os carros do metro que é alimentado por corrente DC usavam (devem usar até hoje nos carros originais) SCRs para fazer a variação de velocidade no que se chamava de chopper (faz tempo que não vejo esse termo)

MensagemEnviado: 25 Dez 2010 10:50
por menegola
Algo desse tipo,como sugeriu colega




http://books.google.com.br/books?id=iB5 ... er&f=false