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Ruído de alternador/ignição

MensagemEnviado: 28 Dez 2010 20:09
por jeff
Olá pessoal,
Alguem já teve problemas com interferencia de ruidos de alternador/ignicão?

o que poderia solucionar a interferência dos ruídos de alternador/ignição em sistemas embarcados automotivos?
Ferrite no cabo da bateria automotiva resolve?

Abraços

Re: Ruído de alternador/ignição

MensagemEnviado: 28 Dez 2010 20:58
por andre_luis
Tem de se preocupar com as 2 possibilidades de entrada do ruído :
> Alimentação
> I/O da placa

Na alimentação, já resolvi da seguinte maneira num alarme automotivo : Diodo1-Série / Capacitor1-Paralelo / Diodo2-Série / Capacitor2-Paralelo / Regulador. Confesso que não fiz medições mais técnicas, mas as reclamações diminuiram bastante. No caso, o conjunto D1/C1/D2 possui a capacidade de segurar uma pequena carga isolada enquanto a ignição reduz a tensão da bateria dos 12v para até menos de 6v.

Nos I/Os, utilizei resistores em série para o uC PIC; não lembro de que valores.

+++

MensagemEnviado: 29 Dez 2010 06:19
por enigmabox
Tem que analisar se o carro possui velas e cabos resistivos, isso diminui bastante as interferencias. Depois ver se a interferencia vem pelo 12V ou vem de modo indutivo(fios do sistema embarcado passando perto dos fios da bobina/caixa de ignição).
Bom é analisar com um osciloscopio, que tipo de interferencia esta chegando na placa e depois fazer um filtro LC para eliminar estas interferencias.
Dependendo do projeto, o melhor é montar em caixa metalica.

MensagemEnviado: 29 Dez 2010 07:05
por Red Neck Guy
Quando eu trabalhava com equipamentos pra área agricola eu tinha problemas na hora que o trator dava partida. Eu resolvi inserindo um filtro diferencial na entrada do minha cpu que era instalada no trator e da placa de I/O que era instalada na semeadeira. Basicamente meu filtro era composto de um núcleo toroidal com dois enrolamentos de 4mH em modo diferencial. Além disso eu coloquei TVSs na entrada da alimentação.

MensagemEnviado: 29 Dez 2010 21:19
por Andre
Eu sugiro o uso de componentes automotivos. Além dos ruidos onde a tensão de bateria cai abiaxo de 5V pode aparecer pulsos de picos altos ou de load dump.
Capacitores nas I/O`s podem ser utilizados minimizam os ruidos e resistores em serie de 39k ou 47k protegem o uC desses pulsos. Isso ajuda proteger as I/O`s esses valores não podem ser muito altos pois as I/O`s podem sofrer ruidos de indução.

MensagemEnviado: 03 Jan 2011 10:42
por jeff
Valeu pessoal, vou tentar as sugestoes que voces me deram.
Muito obrigado