Página 1 de 3

Lâmpada fluorescente

MensagemEnviado: 10 Fev 2011 19:35
por styg
Sei que é um assunto recorrente, mas queria algumas opiniões para melhorar a imunidade do meu circuito a interferencias.

Com o circuito que tenho hoje, a imunidade já melhorou bastante, pois posso ligar/desligar a lampada que não da pau.

O problema é nas vezes que vai ligar a lâmpada e ela faz aquele zumbido (todo mundo deve conhecer), parece que ta oscilando e talz, quando isso acontece não tem jeito, dá pau no lcd.

Os circuitos:

Imagem

Imagem

MensagemEnviado: 11 Fev 2011 06:56
por andre_luis
Procura isolar melhor a alimentação 3,3V do MOC. No seu lugar, eu tentaria usar o 5V, mas com diodo+capacitor+diodo entre o U6 e a alimentação do mesmo, pois uma parte do ruído pode estar sendo induzida por aí.

Tenta uma abordagem igualmente diodo-capacitiva na base do Q5.

Mas....será que o circuito da fonte ( 5V / 3,3V ) também não pode estar sendo a porta de entrada desse ruído ? Dá uma verificada também.

+++

MensagemEnviado: 11 Fev 2011 07:37
por enigmabox
Acho que esta vindo alguma interferencia por indução, veja se os cabos do LCD não estão proximos ao circuito da lampada.
Também vale aquela regrinha antiga de usar varios capacitores de desacoplamento cerâmicos(47nf a 220nF) e eletroliticos(10uF a 100uF), o mais próximos possível dos terminais de entrada +V do Lcd, microcontrolador, etc. Isto elimina um monte de problemas.
Outra coisa também é ver como foi feito o oscilador do microcontrolador, geralmente quando é utilizado oscilador interno RC da MCU, também as vezes dependendo do layout do PCB, pode apresentar instabilidades e em algum momento perder a comunicação com o LCD.

:wink:

MensagemEnviado: 11 Fev 2011 08:20
por xultz
Eu sugiro mudar o MOC para um com zero-cross detector, como o MOC3081.
Eu não vi no esquema nenhum capacitor de desacoplamento nas alimentações do display, isso é caixão na certa.
Se puder postar o circuito inteiro, fica melhor de analisar o que pode estar acontecendo na fonte, porque ou o problema está sendo conduzido pela fonte para o display, ou induzido em seus terminais. Esses módulos de display são bem suscetíveis a ruídos.

MensagemEnviado: 11 Fev 2011 09:55
por styg
Então,

- inicialmente seria usado o moc3041 (com zerocross) mas depois de nao funcionar, vi que a tensão reversa do led dele era muita alta entao tive q ficar com o moc3021 mesmo.

- oscilador usado é com cristal, com carcaça aterrada.

- realmente não tem caps de desacoplamento exclusivos para o display, somente para o barramento 5V: 100nf pol + 3.3uf elet

- o interessante que notei é que ele só da pau no display msm, o codigo continua rodando normal

MensagemEnviado: 11 Fev 2011 10:23
por xultz
- inicialmente seria usado o moc3041 (com zerocross) mas depois de nao funcionar, vi que a tensão reversa do led dele era muita alta entao tive q ficar com o moc3021 mesmo.

Hein???

- realmente não tem caps de desacoplamento exclusivos para o display, somente para o barramento 5V: 100nf pol + 3.3uf elet

Mal sapão... Coloque capacitor prá todo mundo: um prá cada pino de alimentação do PIC, pro display, e assim por diante. Se o problema persistir, colocar um indutor em série pode ajudar bastante.
Já tive problema do display travar o tempo todo porque estava ligado via flat cable de uns 15cm de comprimento. E o comportamento era exatamente este: travava o display, mas o PIC continuava rodando.
Eu fiz um produto que teve que passar por ensaio de descarga de estática (acho que de 8kV), e era chegar perto do display que ele travava. A solução foi controlar a alimentação por um transístor comandado pelo PIC, e a cada 5 segundos reiniciava completamente o display e reescrevia a tela dele, porque a norma aceitava que o display ficasse por até 5 segundos travado. Xunxo dos grandes, mas pelo menos o produto passou (e quase não dá prá ver o display sendo reiniciado).

Ou cheja: esses módulos de display é ter problemas de EMC, então tem que tomar todos os cuidados possíveis.

MensagemEnviado: 11 Fev 2011 11:17
por andre_luis
Pode não ter ficado claro acima, mas coloca os capacitores de desacoplamento 'na cara' dos pinos de alimentação de cada dispositivo.

+++

MensagemEnviado: 11 Fev 2011 12:55
por styg
Então, sei da importÂncia dos caps e dessa 'regra' de um cap pra colado com cada pino alimentação de cada componente, foi mancada mesmo o cap de desacoplamento do lcd, não sei como passou batido, os outros componentes todos tem...

xultz, acabei de conferir o DS do moc3041, viajei, a forward voltage é igual pros 2, sabe como é quando as coisa tao dando muito pau você ja nao sabe mais o q pode ser, ai li o DS e entendi errado.. mas q m****, pois o desgraça nao tava funfando de jeito nenhum, ai troquei com o 3021 funcionou.

MensagemEnviado: 11 Fev 2011 21:51
por MOR_AL
styg.
Só confirmando. O pino 1 de P6 não vai à fase e sim para um terminal da lâmpada, certo?!
O outro lado da lâmpada (reator, etc) vai à fase, ok?!
O neutro vai ao pino 2 de P6, certo?!

A lâmpada fluorescente que você está usando é de partida lenta (com starter), ou de partida rápida?

"O problema é nas vezes que vai ligar a lâmpada e ela faz aquele zumbido (todo mundo deve conhecer), parece que ta oscilando e talz, quando isso acontece não tem jeito, dá pau no lcd.""

Se o problema ocorre quando a lâmpada for ligada, observe que independente de ser partida rápida ou não, vai ocorrer sempre um transiente, pois mesmo que ela seja ligada no zero crossing, ela só conduzirá quando houver uma ddp suficiente para romper o dielétrico do gás interior.

Se você pensar que o circuito com a lâmpada seja um transmissor e o circuito com o LCD um receptor, então você poderá:
a) Reduzir a irradiação da lâmpada com uma blindagem em forma de tela metálica ligada ao neutro ou, idealmente, ao terra da rede (Gaiola de Faraday).
b) Aumentar a distância entre o circuito com a lâmpada e o o circuito com o LCD.
c) Reduzir a captação da interferência no circuito do LCD com filtros na fonte e, se for o caso, um plano de terra na trazeira do circuito com o LCD.
[]'s
MOR_AL

MensagemEnviado: 12 Fev 2011 23:01
por ELFS
Este circuito é incompativel com uma lampada fluorescente, como fica o reator, sem reator como dar ignição inicial na lampada e como controlar a corrente na lampada?

ELFS

MensagemEnviado: 13 Fev 2011 19:27
por jrmanke
Esse problema é cavernoso...

1 - Existe a possibilidade de aterrar a carcaça do LCD?
Se sim, tenta fazer este teste..

2 - Uma opção seria utilizar um transformador de pulso 1:1 no lugar do moc, e tmb tomar cuidado no layout isolando o controle do acionamento, um plano de terra no circuito de controle é sempre bem vindo..

Espero ter ajudado de alguma forma..

att

MensagemEnviado: 13 Fev 2011 20:35
por styg
Moral, o pino 1 do P6 vai ligado fase, e o pino 2 no reator que ta ligado no neutro.
Uso a lampada com um reator eletronico, sem starter.

elfs ?? Tem um reator alimentando as lampadas, e eu controlo o liga/desliga desse reator, nao tem controle de corrente, que eu saiba nem é possível.

jrmanke, vo tentar aterrar a carcaça, quanto a mudar a forma do acionamento sem chance, placa ja pronta, é mais facil eu mudar a fluorescente por leds...

Olhem só como é o layout e a montagem da placa+ display.

Imagem

Imagem

MensagemEnviado: 14 Fev 2011 07:39
por andre_luis
styg,

Posso não estar enxengando direito, mas não consegui localizar o uC na placa. Estava tentando avaliar a distancia entre o cristal e o uC ( ao menos voce já disse que o cristal está aterrado, o que é uma boa providencia ).

+++

MensagemEnviado: 14 Fev 2011 10:25
por MOR_AL
styg.
Não trabalhei com esse LCD, portanto, caso eu esteja falando bobagem, desconsidere (é claro, hehe! :lol: ).
O pino Enable do LCD não é uma entrada digital? Se sim, não está faltando colocar um nível lógico nele? No diagrama consta apenas C15 de 1nF ao terra.
Também não tem um capacitor de desacoplamento no circuito, entre VDD e VSS do LCD.
PS: A entrada RS também é digital e está "aberta"!
MOR_AL

MensagemEnviado: 14 Fev 2011 11:43
por xultz
Moral, a linha não está aberta, ele colocou uma netname na linha e ligou no microcontrolador. O Altium permite esse tipo de coisa, em qualquer ponto da linha coloca um netname, e se tiver outra com o mesmo nome, ficam conectadas.
Eu particularmente uso isso com muita cautela, eu sempre puxo um toco de linha do esquemático e coloco o nome na ponta. Já vi vários erros de projeto por causa desse treco, sem contar que o esquemático não fica evidente sobre quem está ligado com quem, como acabou de acontecer com você.
Só que esse é um tipo de assunto sem fim, onde cada um defende sa opnião até a morte. Eu, por exemplo, já vi discussões homéricas sobre o que fazer com pinos de alimentação de CI: uns defendem que eles devem ficar ocultos (que eu acho detestávelmente horrível), outros que devem estar no bloco do CI (também não gosto muito), e outros que acham devem estar num bloco a parte. Eu uso esta última, e por este (e mais alguns motivos) não uso componente nenhum da biblioteca do Altium e desenhei todos os componentes que preciso...