MONTAGEM DE PLACAS EM SERIE ?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

MONTAGEM DE PLACAS EM SERIE ?

Mensagempor TEC_AUTOMAÇÃO » 06 Jan 2007 16:43

alquem pode me dar um toque de como fabricar placas DIP convencional ? como e feito a solda ? quero porduzir umas 300 peças mes qual e o processo indicado ?
TEC_AUTOMAÇÃO
Bit

Mensagempor xultz » 07 Jan 2007 14:38

Uma placa DIP passa por algumas etapas:
Primeiramente, os componentes discretos são formatados, ou seja, eles passam por uma máquina (chamada pré-formatadora) que entorta os pinos de forma a ficarem certinhos para serem inseridos na placa.
Depois, eles são todos inseridos (manualmente). E por fim, são inseridos os componentes que não precisam formatação (CIs, conectores, etc).
Existem alguns processos de soldagem. Para lotes pequenos como o seu, o mais comum é usar um cadinho de solda. Primeiro a placa é pincelada com um líquido chamado fluxo de solda (ou então encosta a parte que vai ser soldada numa bacia cheia de fluxo), e depois a placa é tocada numa superfície cheia de estanho derretido, que é o cadinho. O tempo necessário que a placa fica encostada na solda depende da qualidade da solda, da temperatura, tipo de placa, etc, ou seja, vai um pouco de tentativa e erro.
Depois, é feito o corte dos terminais.
Quando o lote é maior, a placa pode ser soldada por onda de solda, que é um cadinho que fica jorrando solda como numa cascata (é lindo de se ver), a qualidade da solda fica um pouco melhor.

Particularmente, eu recomendaria terceirizar a produção, existem muitas fabriquinhas que fazer esse serviço.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

o

Mensagempor TEC_AUTOMAÇÃO » 07 Jan 2007 15:49

Oi Xults , valeu pela dica , o que eu quero e montam uma pequena empresa de produção mesmo , pois estou negociando p/ montar estas placas a um cliente meu , quem comercializa estas maquinas e cadinho , vc conhece ?
TEC_AUTOMAÇÃO
Bit

Mensagempor xultz » 07 Jan 2007 18:35

O cadinho a Optek tem alguns modelos. Você pode ver com eles algum fornecedor de barras de estanho.
A pré-formatadora eu realmente não tenho idéia de quem forneça.

Eu tenho um amigo que montou uma linha de montagem, mas por problemas internos (sócios...) ele parou de trabalhar com isso, e vendeu o maquinário, mas na época ele me falou que esse é um negócio bom e dá um bom dinheiro.

Um site legal de visitar é o a Quart, ela vende bastante material para linhas de montagem (suportes de placa, carrinhos, etc). Particularmente eu recomendo investir também em proteções contra ESD (se você não sabe o que é direito, dá uma pesquisada, isso é importante) e deixar tua linha com um nível razoável de proteção de ESD não fica muito caro. Eu por exemplo fui numa empresa aqui na minha cidade contratar a montagem de placas, e quando perguntei qual era a proteção contra ESD deles o dono da empresa me olhou e disse apenas "ahn?", e eu fui em outro lugar (e também desrecomendei a várias pessoas por esse motivo).
Eu digo isso porque depois que tua linha estiver funcionando, vai ser irrestível ir atrás de mais clientes para fazer mais montagens. Se você projetar tua linha desde já levando em conta procedimentos de controle de ESD, fica muito mais fácil. E se você contrata um funcionário e desde o primeiro dia diz que ele deve seguir aqueles procedimentos, ele vai seguirl Se depois de alguns meses você disser que ele deve seguí-los, ele só vai fazê-lo na tua frente. E as empresas que estiverem certificando ou certificadas com ISO9000, exigem que empresas terceirizadas respeitem os mesmos padrões da qualidade, e controle de ESD é imprescindível.
A Quart também vende materiais de controle de ESD.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor McGyver » 07 Jan 2007 22:23

Olha o link de máquinas para componentes eletrônicos:

http://www.omtec.ind.br/

Já trabalhei com estes equipamentos, recomendo.
McGyver
Bit

Mensagempor guest2003 » 08 Jan 2007 00:08

Esse pessoal tem uma maquina que é tipo um cadinho "semi-automatico" pois não tem onda mas automatiza do processo de encostar a placa no cadinho (ela tem correia de tranporte)

Agora tudo depende da sua ideia de investimento... pois nestas quantidades você pode contratar alguem para fazer solda manual inclusive...

http://www.prosolder.com.br/index.asp?language=BR

[]´s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor TEC_AUTOMAÇÃO » 08 Jan 2007 05:58

CLAREOU , VALEW PELAS DICAS
TEC_AUTOMAÇÃO
Bit

Mensagempor andre_luis » 08 Jan 2007 09:03

Vale lembrar que o acdinho só é recomendado quando o tamanho da placa é muito pequeno, porque de alguma maneira, a soldagem de placas maiores não fica boa, tornando a montagem ineficiente devido à necessidade de retrabalho placa-a-placa.

A propósito, a terceirização da montagem eu tenho percebido ser a melhor opção, principalmente porque muitas dessas empresas montadoras também realizam toda a etapa logística do gerenciamento da compra dos materiais.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor TEC_AUTOMAÇÃO » 08 Jan 2007 11:26

Andre , mas se não usar cadinho tem de soldar manualmente pino a pino ?
TEC_AUTOMAÇÃO
Bit

Mensagempor pbernardi » 08 Jan 2007 12:18

TEC_AUTOMAÇÃO,

tem sim, mas dá muito mais trabalho.

Imagine uma placa com 50 componentes. Se você soldar pino a pino, vai ter que colocar um componente por vez e soldá-lo. É um trabalho quase que artesanal.

Já com o cadinho, todos os componetes são colocados de uma vez só e passados na solda.

Faça uma estimativa de tempo necessário para cada um e multiplique por 300 placas (que você quer) pra vc ver o desperdício de tempo que é soldar manualmente.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor sandei » 08 Jan 2007 12:40

Aproveitando o assunto!

No caso da utilização do cadinho é necessário o uso de uma máscara de solda para que somente os terminais do componentes sejam soldados quando a placa entrar em contato com a solda Liquida correto ?

Antes disso tb é necessário o uso da pasta nos locais a serem soldados ?

Fabio
sandei
Byte

Mensagempor otavio luiz » 08 Jan 2007 12:45

De preferencia tem que ter mascara de solda sim, mas não use pasta de solda não, use fluxo de solda liquido no clean.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor guest2003 » 08 Jan 2007 17:47

Bom, já trabalhei com soldagem manual / cadinho / onda...

A mais complicada de todas eh a de CADINHO ! desculpe discordar de quem esta dizendo que soldar em cadinho eh "baba"... o tempo gasto em revisao / retrabalho não compensa (claro que dependendo da quantidade)

Quando vai soldar com cadinho tem que ter suportes para as placas, pois tem que montar varias antes de comecar a solda-las para o trabalho render, portanto um esbarrão nas placa e tchau hehehe cai tudo fora... (apesar de isso ser apenas um detalhe do dia a dia, com cuidado isso pode deixar de ser problema...)

A soldagem por CADINHO depende enormemente do operador... ou seja, se a mulher do cara dormir de calça jeans você vai saber facilmente no dia seguinte... :)

etc etc etc... depois conversamos mais... vamos trocando ideias...

Andre você mencionou terceirização, pelo que entendi a TEC quer ser provedora deste serviço para quem quer terceirizar ;)

eh isso...

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor TEC_AUTOMAÇÃO » 09 Jan 2007 13:53

quest e isso mesmo , irrei fazer o serviço de montagem p/ um fabricante de maquinas .
TEC_AUTOMAÇÃO
Bit

Mensagempor Marc » 21 Jan 2007 22:39

A propósito, podem me informar empresas que fazem montagens de placas :?:
Estou com necessidade deste tipo de serviço em minha empresa.
Marc
Bit

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos