por xultz » 07 Jan 2007 14:38
Uma placa DIP passa por algumas etapas:
Primeiramente, os componentes discretos são formatados, ou seja, eles passam por uma máquina (chamada pré-formatadora) que entorta os pinos de forma a ficarem certinhos para serem inseridos na placa.
Depois, eles são todos inseridos (manualmente). E por fim, são inseridos os componentes que não precisam formatação (CIs, conectores, etc).
Existem alguns processos de soldagem. Para lotes pequenos como o seu, o mais comum é usar um cadinho de solda. Primeiro a placa é pincelada com um líquido chamado fluxo de solda (ou então encosta a parte que vai ser soldada numa bacia cheia de fluxo), e depois a placa é tocada numa superfície cheia de estanho derretido, que é o cadinho. O tempo necessário que a placa fica encostada na solda depende da qualidade da solda, da temperatura, tipo de placa, etc, ou seja, vai um pouco de tentativa e erro.
Depois, é feito o corte dos terminais.
Quando o lote é maior, a placa pode ser soldada por onda de solda, que é um cadinho que fica jorrando solda como numa cascata (é lindo de se ver), a qualidade da solda fica um pouco melhor.
Particularmente, eu recomendaria terceirizar a produção, existem muitas fabriquinhas que fazer esse serviço.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.