Motor ou Buzina ?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Motor ou Buzina ?

Mensagempor sergiotronic » 29 Nov 2011 16:02

Pessoal, um colega meu fez um código para o PIC 18f252 pois a idéia era controlar a velocidade de um motor tipo CEP da Bosh 24 volts utilizado também em limpador de parabrisa de caminhão. O código funcionou e o esquema do PWM é o que segue abaixo, porém o motor fica zumbindo igual uma buzina. Já tentamos diversas frequencias no código mas muda muito pouco. Em contrapartida eu tenho um controlador (PWM) da marca holotron, é uma pequena caixinha, que controlando este mesmo motor faz um controle completo sem zumbido algum. Já tentei alimentar tudo com baterias só para testar mas nada acaba com o irritante zumbido. E também eu queria saber se pode queimar o motor se deixar assim. Alguém pode me ajudar a acabar de vez com este zumbido ? ....obrigado pessoal

A linha mais grossa na imagem é a ligação para o motor, e do motor vai para os 24 volts da fonte. O foto-acoplador é um 4N35.

Imagem
sergiotronic
Byte
 
Mensagens: 114
Registrado em: 01 Out 2011 17:18

Mensagempor ELFS » 29 Nov 2011 16:43

1- A tensão de gate esta muito baixa, "Gate to Threshold Voltage = 4V", embora utilizando PWM com 5V ele opera na região linear o ideal seria acima de 10V ate 20V.
2- Ou o bararulho é pela frequencia baixa do PWM para não escutar acima de 15K.
ELFS
Byte
 
Mensagens: 371
Registrado em: 16 Ago 2007 14:10
Localização: Brasil- Pr- Curitiba

Mensagempor sergiotronic » 29 Nov 2011 17:32

ELFS escreveu:1- A tensão de gate esta muito baixa ...


Caro ELFS já testamos códigos com frequencia de 20 Khz, 10 Khz, 400 Hz, 300 Hz, não adianta. Quanto a tensão, talvez eu possa pôr 12 volts ali aonde é 5 volts. O que vc acha ?
sergiotronic
Byte
 
Mensagens: 114
Registrado em: 01 Out 2011 17:18

Mensagempor ELFS » 29 Nov 2011 19:44

faz a seguinte modificação/ teste, alimentação 12V no lugar do 5V, retira o resitor de 22k que esta entre a base do transistor e 5V, reduza o valor do resistor de 22K que esta entre a base do tr e o foto acoplador para uns 4k7 ou menos , coloque um resistor de 22 a 33 ohms entre o coletor e o gate do IRF, reduza o resistor de 2k2 para 470 ohms. Porque? a injeção de uma corrente maior no gate melhora as caracteristicas de chaveamento on/off do MOSFET, menor tempo de carga e descarga das capacitancias do MOSFET.
Editado pela última vez por ELFS em 29 Nov 2011 19:46, em um total de 1 vez.
ELFS
Byte
 
Mensagens: 371
Registrado em: 16 Ago 2007 14:10
Localização: Brasil- Pr- Curitiba

Re: Motor ou Buzina ?

Mensagempor andre_luis » 29 Nov 2011 19:45

Sergio,


No teu circuito, não está representado o motor.
Voce também colocou capacitor de desacoplamento na saída ?


+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Re: Motor ou Buzina ?

Mensagempor sergiotronic » 29 Nov 2011 20:19

andre_teprom escreveu:Sergio,


No teu circuito, não está representado o motor.
Voce também colocou capacitor de desacoplamento na saída ?


+++


Não coloquei capacitor, como seria esta inclusão ? qual valor ?

ELFS, farei as alterações e colocarei os resultados, obrigado.
sergiotronic
Byte
 
Mensagens: 114
Registrado em: 01 Out 2011 17:18

Mensagempor EDSONCAN » 30 Nov 2011 07:01

A tensão de disparo esta errada;
Quando voce corta o mosfet o motor tem uma energia armazenada e gera uma força contra eletromotriz que se dissipa em calor e ruido.
Seu circuito não tem resistor de gate e nem capacitor de speedup.


Edson
EDSONCAN
Word
 
Mensagens: 876
Registrado em: 11 Out 2006 14:11

Mensagempor sergiotronic » 30 Nov 2011 10:53

Removido
Editado pela última vez por sergiotronic em 01 Dez 2011 16:50, em um total de 1 vez.
sergiotronic
Byte
 
Mensagens: 114
Registrado em: 01 Out 2011 17:18

Mensagempor EvandrPic » 30 Nov 2011 14:12

EvandrPic
Dword
 
Mensagens: 2116
Registrado em: 31 Mar 2010 15:05

Mensagempor ELFS » 30 Nov 2011 14:50

sergiotronic
O resistor de 33R esta na possição errada, deve ser entre o coletor do BC,junto com o 470R e o gate do IRF540, espero que seja só erro de desenho.
ELFS
Byte
 
Mensagens: 371
Registrado em: 16 Ago 2007 14:10
Localização: Brasil- Pr- Curitiba

Mensagempor ELFS » 30 Nov 2011 14:56

Só mais um palpite troque o IRF540 pelo IRFZ44, ele é "Fully Avalanche Rated", suporta os picos de tensão causados pelo chaveamento em carga indutiva e tem diodo de proteção para tensão reversa.
ELFS
Byte
 
Mensagens: 371
Registrado em: 16 Ago 2007 14:10
Localização: Brasil- Pr- Curitiba

Mensagempor RobL » 30 Nov 2011 15:34

Você tem o tempo morto (dead time) entre as comutações ?
Se não tiver isto também gera ruído e calor.
RobL
Dword
 
Mensagens: 1546
Registrado em: 20 Fev 2007 17:56

Mensagempor sergiotronic » 30 Nov 2011 16:27

Pessoal, tentei as alternativas sugeridas e vejam:

EvandrPIC = Coloquei o filtro entre o PIC e o foto mas não acionou o foto, baixei o resistor mas o resultado no motor ficou pior.
ELFS = Troquei pelo IRFZ 48 N, é o único da família que tenho, não mudou muita coisa, e coloquei o resistor entre o coletor do BC e o gate do IRF mas aí voltou a zumbir legal. Estranho é que se deixo o resistor como está no diagrama funciona sem zumbido, controlo a velocidade porém percebo que já começa numa velocidade um pouco elevada não me permitindo ajuste até zero (tipo 4,5 rpm). O motor vai até 48 RPM, 24 volts.
RobL = Não sei responder sobre dead time pois quem fez o código pra mim foi um colega meu, e que também não saca tanto ainda.

Tá osso.
sergiotronic
Byte
 
Mensagens: 114
Registrado em: 01 Out 2011 17:18

Mensagempor EvandrPic » 30 Nov 2011 16:40

sergiotronic escreveu:Pessoal, tentei as alternativas sugeridas e vejam:

EvandrPIC = Coloquei o filtro entre o PIC e o foto mas não acionou o foto, baixei o resistor mas o resultado no motor ficou pior.


Antes do opto não... depois.
testa antes do IRF...
Se bem que PWM em motores DC não costumam-se colocar filtros. Dizem que o próprio motor filtra.
Mas enfim, você calculou a frequência de corte do filtro?
Qual a frequência de PWM que você está usando?
Talvez você tenha que testar com outras frequências de PWM para a faixa de rotação que você quer trabalhar com este motor.

PS. se você quer 4 RPM direto no eixo do motor acho que só com motor de passo. Ou então usa motor com caixa de redução.
EvandrPic
Dword
 
Mensagens: 2116
Registrado em: 31 Mar 2010 15:05

Mensagempor ELFS » 30 Nov 2011 17:19

Faz mais uma experiencia coloca um diodo com o catodo ligado no 24Vcc e o anodo ligado no Dreno do IRF "1N4002, 3.....7 " e veja o comportamento.
Tambem tem a questão da resposta do motor em função do DT " ciclo de trabalho do PWM que não é linear.
Quanto ao dead time para o caso não é relevante, somente se oacionamento do motor for em ponte.
ELFS
Byte
 
Mensagens: 371
Registrado em: 16 Ago 2007 14:10
Localização: Brasil- Pr- Curitiba

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x