por MOR_AL » 23 Fev 2012 10:59
Quando a energia elétrica falta, ela pode retornar com diversos comportamentos.
Às vezes com diversas idas e vindas, às vezes logo após a falta.
Normalmente o motor/compressor da geladeira é projetado para iniciar o seu trabalho com baixa pressão no compressor. Neste caso o motor trabalha sem esforço anormal. Com o retorno da energia no ciclo de compressão, o motor parte com esforço anormal, e isso pode queimá-lo. Já ocorreu isso com a minha falecida geladeira.
Por diversas vezes, ao faltar energia elétrica, corria para a geladeira e desligava na tomada. Após uns 10 minutos do retorno da energia, com o compressor já sem pressão, eu ligava a geladeira na tomada.
Há um ano encontrei e comprei um aparelhinho, que desliga a geladeira, por cerca de 7 minutos, quando a energia elétrica retorna. É do tamanho de uma caixa de fósforos, porém mais espesso. Isso automatizou o processo, o que foi bom, porque às vezes faltava luz enquanto eu estava fora de casa.
Essa semana o aparelhinho queimou. Tentei abri-lo para consertar, mas era hermético. Quando consegui abri-lo, quebrou a PCI.
Ao tentar comprar outro na única loja que encontrei, em outra cidade, a caixinha estava em falta.
Ela custara R$ 35,00.
Resolvi projetar um aparelho com a mesma função. Somei os custos do material e chegou a R$ 20,00. Por R$ 15,00 de economia eu preferiria comprar pronto, caso encontrasse. Daria muito trabalho projetar a PCI e montar os componentes.
Aí decidi alterar o projeto. Retirei a caixa e alguns componentes mecânicos e pensei em colocar dentro da caixa 4”x 2” da tomada da geladeira. O custo do material caiu para cerca de R$ 10,00.
Aliás, ao projetar o meu circuito, cheguei a um impasse. O relê consome 30mA. Quando ele não está acionado, que ocorre na maior parte do tempo, essa corrente é direcionada para o zener. Acho que foi isso que queimou primeiro. Então incluí um circuito que desvia essa corrente para um resistor e um resistor com um led em série.
Procurei na internet, mas encontrei algo apenas parecido. Que leva em conta a sobre tensão e sub tensão. O pior é que os fabricantes vendem apenas aos milhares.
Vou tentar encontrar o tal produto, mas se não encontrar pretendo montar o meu projeto. Hoje mesmo a energia elétrica já faltou três vezes.
Já tenho todas as peças, mas estou demorando em conseguir colocar tudo dentro da tal caixa da tomada. Em último caso eu incluo dentro de outra caixa 4”x 2” e fica por isso mesmo.
Se alguém tiver interesse em participar do projeto, o trabalho seria fazer uma PCI que desse dentro da caixa 4”x 2” que fica na parede (ou outra solução qualquer).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain