Geladeira - Proteção

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Geladeira - Proteção

Mensagempor MOR_AL » 23 Fev 2012 10:59

Quando a energia elétrica falta, ela pode retornar com diversos comportamentos.
Às vezes com diversas idas e vindas, às vezes logo após a falta.
Normalmente o motor/compressor da geladeira é projetado para iniciar o seu trabalho com baixa pressão no compressor. Neste caso o motor trabalha sem esforço anormal. Com o retorno da energia no ciclo de compressão, o motor parte com esforço anormal, e isso pode queimá-lo. Já ocorreu isso com a minha falecida geladeira.
Por diversas vezes, ao faltar energia elétrica, corria para a geladeira e desligava na tomada. Após uns 10 minutos do retorno da energia, com o compressor já sem pressão, eu ligava a geladeira na tomada.

Há um ano encontrei e comprei um aparelhinho, que desliga a geladeira, por cerca de 7 minutos, quando a energia elétrica retorna. É do tamanho de uma caixa de fósforos, porém mais espesso. Isso automatizou o processo, o que foi bom, porque às vezes faltava luz enquanto eu estava fora de casa.
Essa semana o aparelhinho queimou. Tentei abri-lo para consertar, mas era hermético. Quando consegui abri-lo, quebrou a PCI.
Ao tentar comprar outro na única loja que encontrei, em outra cidade, a caixinha estava em falta.
Ela custara R$ 35,00.
Resolvi projetar um aparelho com a mesma função. Somei os custos do material e chegou a R$ 20,00. Por R$ 15,00 de economia eu preferiria comprar pronto, caso encontrasse. Daria muito trabalho projetar a PCI e montar os componentes.
Aí decidi alterar o projeto. Retirei a caixa e alguns componentes mecânicos e pensei em colocar dentro da caixa 4”x 2” da tomada da geladeira. O custo do material caiu para cerca de R$ 10,00.
Aliás, ao projetar o meu circuito, cheguei a um impasse. O relê consome 30mA. Quando ele não está acionado, que ocorre na maior parte do tempo, essa corrente é direcionada para o zener. Acho que foi isso que queimou primeiro. Então incluí um circuito que desvia essa corrente para um resistor e um resistor com um led em série.

Procurei na internet, mas encontrei algo apenas parecido. Que leva em conta a sobre tensão e sub tensão. O pior é que os fabricantes vendem apenas aos milhares.
Vou tentar encontrar o tal produto, mas se não encontrar pretendo montar o meu projeto. Hoje mesmo a energia elétrica já faltou três vezes.
Já tenho todas as peças, mas estou demorando em conseguir colocar tudo dentro da tal caixa da tomada. Em último caso eu incluo dentro de outra caixa 4”x 2” e fica por isso mesmo.

Se alguém tiver interesse em participar do projeto, o trabalho seria fazer uma PCI que desse dentro da caixa 4”x 2” que fica na parede (ou outra solução qualquer).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 23 Fev 2012 12:24

Isso seria para geladeiras antigas?
As novas com PWM já tem limitador de corrente para o compressor e um monte de outras coisas.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 23 Fev 2012 12:58

É uma GE.
Igual à que queimou antes... Minha irmã me deu depois que a minha queimou. Ela decidiu comprar outra geladeira.
Não deve ter nenhum circuito eletrônico, além do básico: Descongelamento automático (sensor com chave, resistor de aquecimento e ventoinha), controle da temperatura (outro sensor com chave) e circuito da lâmpada.
Acho que tem também um circuito com sensor térmico, acoplado ao motor/compressor, que desliga o mesmo com sobre-aquecimento. Esse último tem em todas as geladeiras.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 23 Fev 2012 20:01

EDSONCAN escreveu:...........As novas com PWM ..........!
Edson

PWM na alimentação do motor do compressor ??
Interessante.......conta mais!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor FabioSom12 » 24 Fev 2012 06:19

edison escreveu:
EDSONCAN escreveu:...........As novas com PWM ..........!
Edson

PWM na alimentação do motor do compressor ??
Interessante.......conta mais!

PWM em circuito AC?

Exite um tipo de compressor que funciona assim, parte sem carga e o circuito de refrigeração coloca a carga após a partida.
Mas pela potencia, eu imaginava que apenas ar condicionado grandes iam ter algo assim.
FabioSom12
Nibble

Mensagempor EDSONCAN » 24 Fev 2012 06:57

Em 2001 quando tive uma reunião com a Embraco e já havia um protótipo, pois na Europa estava proibido usar sistema on/off direto na rede devido ao desperdício de energia e o ruido gerado.

Lembro também que já se falava em maquina de lavar com célula de carga, hoje parece que faz-se medindo a inercia do motor quando desliga a maquina, por isso que a novas dão um arranque e para sem a água.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 24 Fev 2012 10:59

Projetei o circuito!
Falta montar e testar!
Vou tentar fazer o layout para caber dentro da caixa 4"x 2" da tomada da geladeira. Com isso só vai aparecer a tomada e os dois leds.

Ainda assim vou ver se acho o aparelhinho na loja.

Segue o circuito.

INAGEM DO CIRCUITO APAGADA. CONTINHA ERROS. ADIANTE HÁ O CIRCUITO CORRETO.

MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 06 Mar 2012 15:10, em um total de 2 vezes.
MOR_AL
Dword

Mensagempor enigmabox » 24 Fev 2012 11:40

Mor_al,

Nao seria interessante colocar um resistor de proteção entre os diodos D6 e o Zener de 12V?
Será que o zener aguenta o pico de corrente quando C2 está descarregado?
:wink:
enigmabox

Mensagempor MOR_AL » 24 Fev 2012 18:36

enigmabox escreveu:Mor_al,

Nao seria interessante colocar um resistor de proteção entre os diodos D6 e o Zener de 12V?
Será que o zener aguenta o pico de corrente quando C2 está descarregado?
:wink:

Tem o resistor em série de 100R com o capacitor. O pico de corrente seria de aprox. 1 a 2 A. Isso somente em casos com condições especiais (ligar quando a rede estiver com 150V).
Eu poderia colocar, também, um resistor em // com o capacitor C2 (1uF/250V) para descarregá-lo quando estiver desligado, mas a PCI está lotada, não cabe nem pensamento.
Em tempo: A indicação de alguns componentes está duplicada, mas não acarreta problemas maiores. O que importa são os valores dos componentes. Os diodos são todos 1N4007, excessão para os leds.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Re: Geladeira - Proteção

Mensagempor andre_luis » 24 Fev 2012 18:41

MOR_AL escreveu:...Normalmente o motor/compressor da geladeira é projetado para iniciar o seu trabalho com baixa pressão no compressor...

MOR_AL,

Quando desenvolvi uma placa de controle para uma máquina de fabricar gêlo uns 10 anos atrás, um dos requisitos do circuito, seria o acionamento de uma solenóide em paralelo com o tubo capilar.

Embora o propósito no caso fosse realizar um aquecimento ativo do evaporador, um dos efeitos colaterais, era o aumento drástico do fator de potencia durante os primeiros segundos após ligar o sistema, e a consequente diminuição da corrente de partida.

Sei que o seu objetivo é a criação de um sistema de baixo custo, e por isso não se aplica a solução acima, mas achei que a informação é importante, para o case de aprimorar a solução no futuro, caso haja necessidade.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 24 Fev 2012 19:32

Cara sem maldade.
Porque pobre só tem essas idéia do caramba eim ?!

Meo, eu nunca jamais ví uma geladeira queimar da forma que o moris disse!!! hehehe.

Moris, vai passear com os seus sobrinhos, estudar uCros de 32 bits ou 64..

Para com esse negócio de ficar com pobreza!!! coisa feia meo!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor EvandrPic » 24 Fev 2012 19:58

Tenho que concordar com o Fabim... e não estou muito acostumado a isso.... rs

Também nunca vi motivo para tanta preocupação com interrupção de energia elétrica na geladeira... :lol:
A não ser que aí onde você mora falta energia umas 10 vezes por dia e ela seja bem desregulada... sei lá... :roll:
Mas se for assim deveria queimar as geladeiras da tua vizinhança também o que provavelmente acarretaria em responsabilização da concessionária de energia em assumir o conserto de todos os refrigeradores danificados.

fabim escreveu:Cara sem maldade.
Porque pobre só tem essas idéia do caramba eim ?!

Meo, eu nunca jamais ví uma geladeira queimar da forma que o moris disse!!! hehehe.

Moris, vai passear com os seus sobrinhos, estudar uCros de 32 bits ou 64..

Para com esse negócio de ficar com pobreza!!! coisa feia meo!!
EvandrPic
Dword

Mensagempor andre_luis » 24 Fev 2012 20:20

EvandrPic escreveu:...Também nunca vi motivo para tanta preocupação com interrupção de energia elétrica na geladeira...

MOR_AL escreveu:...Hoje mesmo a energia elétrica já faltou três vezes...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandrPic » 24 Fev 2012 20:25

Pode faltar 3 vezes em um dia e ficar 50 dias sem faltar....
E se há um problema na qualidade da energia ou no fornecimento, acredito que seja possível verificar algum meio da ANEEL fiscalizar isso.
Além do que não seria a única geladeira a correr "riscos"... e comprovada a responsabilidade da empresa num eventual dano a equipamentos dos clientes devido a má qualidade da energia, ela seria responsabilizada pelos danos.

andre_teprom escreveu:
EvandrPic escreveu:...Também nunca vi motivo para tanta preocupação com interrupção de energia elétrica na geladeira...

MOR_AL escreveu:...Hoje mesmo a energia elétrica já faltou três vezes...
EvandrPic
Dword

Mensagempor edison » 25 Fev 2012 01:53

O legal da idéia é que (com um delay menor) pode se usado em qquer aparelho sujeito a danos num retorno rápido da rede pós falta.

Aqui no meu PC eu botei um contator mas o religa é manual.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos