Matrix de resistores

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Matrix de resistores

Mensagempor albertorcneto » 21 Nov 2012 07:35

Estava querendo montar uma matrix de resistores de potencia de forma que eu possa montar a resistencia equivalente que eu quisesse com a dissipacao de potencia que eu quisesse.

Por exemplo: eu tenho resistores de 0.1 ohm e 1 ohm e 10 ohm. Todos 50W. Vamos dizer que eu queira montar um resistor equivalente de 0.5 ohm. Eu poderia colocar 2 de 1 ohm paralelo ou 5 de 0.1 ohm em serie. Mas vamos supor que eu nao possa colocar os 2 em paralelo de 1 ohm porque a tensao que eu tenho eh 10V e isso dissiparia 200 W. Eu precisaria usar os 5 resistores de 0.1 ohm.

Como as correntes que eu lido sao relativamente altas (10 A ate 130 A) eu gostaria de montar uma matrix de resistores em que eu selecionaria como os resistores seriam ligados entre si (paralelo ou serie) apenas usando mosfets de potencia. Eu gostaria de evitar ficar soldando e dessoldando toda hora o terminal dos resistores.

Em um pequeno esboco, eu pensei que eu poderia criar a matrix de tal forma que eu poderia connectar cada terminal de cada resistor a um de 4 nós. Mas a ideia ainda eh um pouco nebulosa.

Alguem ja fez algo parecido? Ou conhece algum lugar ou literatura que eu possa olhar?
albertorcneto
Byte

Mensagempor RobL » 21 Nov 2012 15:46

Não use os mosfet para ligar seus resistores, use-os como sendo o banco de resistores.

Se não fui claro, use um mosfet como um resistor variável.
Basta certo número em paralelo e dissipadores adequados.
RobL
Dword

Mensagempor tcpipchip » 21 Nov 2012 16:31

cara, eu vi algo parecido...um pessoal montou uma matriz de resistores na saida de um transmissor de radio AM...eu lembro que encandecia de ficar com um flash na retina :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor albertorcneto » 22 Nov 2012 12:55

Valeu Robl,

Eu tinha pensado nessa ideia, mas tinha esbarrado em arrumar um shunt para 130 A. Agora eu achei um de 500 uohm 3W.

Ja que a corrente no mosfet eh regulada tambem pela tensao de gate, vou mandar regular a corrente com base na leitura do shunt.

Mosfet vou usar 3 ou 5 IRF 1405 parafusados a um dissipador de calor de agua (quase um radiador!).

Para quem tiver problema parecido, ta ai a solucao que eu vou usar.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor ze » 23 Nov 2012 12:51

sei lá. sou contra este negócio de mosfet trabalhar na região linear. o legal mesmo seria algo tipo pwm com algo tipo rlc de potência. com este arranjo não sei se a carga se comporta como só R. infelizmente não posso detalhar sob o risco de falar [ainda +] besteira. Mas sópra testar fornecimento/medição de corrente alta, ... sei lá.
ze
Dword

Mensagempor rona123 » 02 Dez 2012 15:45

Alberto,

Não sei sobre sua aplicação, mas usei circuitos que simulava resistencia para teste de fontes. O conceito é de um circuito de corrente constante igual ao encontrado nas notas de aplicações de amplificadores operacionais da National (RIP). Se no lugar da referencia de tensão aplicar um divisor resistivo adequado cria-se o comportamento equivalente ao de uma resistencia (uma reta no grafico de V x I).

Esse mesmo principio é aplicado nas cargas eletronicas e recomendo que pesquise a 6060B da Agilent que aplica 8 celulas em paralelo com transistores MOSFET em TO220 como elemento ativo operando na região linear. O arranjo é feito para compensar as diferenças entre os MOSFETS e equalizar a energia dissipada nas celulas.

Enfim, esse tipo de circuito poderá simular com precisão e repetitividade praticamente qualquer valor de resistor (dependendo das especificações de componentes aplicados no circuito).

Diverta-se! O mundo é linear até 21 de dezembro. Depois disso vira digital 1 = Continua; 0 = Acaba ...
rona123
Byte

Mensagempor albertorcneto » 05 Dez 2012 04:49

oi rona123,

na verdade eu ja estou usando algo parecido com isso. o meu circuito tambem controla a corrente. a unica diferenca eh que, ao inves de 8 celulas em paralelo, eu coloquei 5 mosfets em paralelo. E, para evitar que a corrente cresca muito e queime o mosfet por causa da temperatura, eu coloquei resistores de 10 mohm em serie (na verdade tracos finos na pcb). Mas a ideia de colocar celulas em paralelo e dividir o valor da corrente desejada em valores iguais eh uma ideia mais elegante. como eu vou ter que redesenhar o circuito por erros no layout mesmo, talvez eu coloque celulas em paralelo.

alguem sabe se seria possivel usando o tl074? por que uma vez eu usei o tl074 mas com um npn na saida e nao deu certo. tive que usar um 741. mas como o mosfet eh controlado por tensao e nao por corrente, talvez de certo.

eu uso ja uma carga eletronica mas ela eh barulhenta. entao queria fazer uma resfriada a agua.
albertorcneto
Byte

Voltar para Circuitos Diversos