Estava querendo montar uma matrix de resistores de potencia de forma que eu possa montar a resistencia equivalente que eu quisesse com a dissipacao de potencia que eu quisesse.
Por exemplo: eu tenho resistores de 0.1 ohm e 1 ohm e 10 ohm. Todos 50W. Vamos dizer que eu queira montar um resistor equivalente de 0.5 ohm. Eu poderia colocar 2 de 1 ohm paralelo ou 5 de 0.1 ohm em serie. Mas vamos supor que eu nao possa colocar os 2 em paralelo de 1 ohm porque a tensao que eu tenho eh 10V e isso dissiparia 200 W. Eu precisaria usar os 5 resistores de 0.1 ohm.
Como as correntes que eu lido sao relativamente altas (10 A ate 130 A) eu gostaria de montar uma matrix de resistores em que eu selecionaria como os resistores seriam ligados entre si (paralelo ou serie) apenas usando mosfets de potencia. Eu gostaria de evitar ficar soldando e dessoldando toda hora o terminal dos resistores.
Em um pequeno esboco, eu pensei que eu poderia criar a matrix de tal forma que eu poderia connectar cada terminal de cada resistor a um de 4 nós. Mas a ideia ainda eh um pouco nebulosa.
Alguem ja fez algo parecido? Ou conhece algum lugar ou literatura que eu possa olhar?