controlador temperatura

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

controlador temperatura

Mensagempor styg » 28 Nov 2012 23:12

Olá pessoal, to querendo fazer uma interface pra termopar J + PT100 pra integrar em um equipamento.

Atualmente uso controlador de temperatura, mas não serve 100% pro que eu quero, não tem as funções que preciso, quero fazer algo bem específico pro meu caso.

Quero ver se consigo esgotar o assunto nesse tópico (claro que contando com a ajuda de vocês) para ao final ter esse circuito definido.

A princípio uma coisa que tem me encucado: com toda a preocupação em ter precisão na leitura (usando VREFs, ADCs e OPAMPs escolhidos a dedo) me surpreendi com o que vi nos controladores que abri pra fuçar.

Nos 3 modelos que abri: C404 (Contemp), K49P (Coel) e MDH370 (Tholz), nenhum deles achei VREF, ADC ou fonte de corrente pra PT100, o regulador de tensão é simples (tipo LM78xx) e ampop tb (LM358..), o C404 inclusive fala no manual que a resolução é de 16 bits (usa um PIC com AD de 8b senao me engano).

Qual o segredo?
Lucas
styg
Word

Mensagempor brasilma » 29 Nov 2012 07:14

Sty pelo que está dizendo, acho que o segredo é o segredo rsrsrs

O PIC que uso 18F4553 é um dos que possue uma boa resolução no A/D = 12bits e ainda assim não é lá grande coisa (não é estável).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor RobL » 29 Nov 2012 08:08

1-Bom, você olhou por dentro, porém não disse que comparou medidas com um padrão, a fim de verificar se estes componentes estão de acordo com a exatidão e precisão informada.

2- O fato de usar uma referência de tensão popular, não significa muito, pois o maior erro é no valor absoluto da tensão, porém a deriva térmica, mais importante, fica dentro da informada pelo chip. O erro na tensão é fácil corrigir.

3- Caso a comparação com um padrão, calibrado, com rastreamento pela RBC, com o padrão universal, dê a exatidão e precisão informada, devo inferir que o tamanho da flash é grande ou uma gigantesca eeprom é usada a fim de formarem tabelas de correção por faixa, ou ainda, não para um PIC, seria possível o uso de função matemática, certamente tipo polinomial, que descreva toda a faixa utilizada. Isto tomará grande tempo de processamento, mas dependendo do uso, pois a variação de temperatura são lentas, pode ser feito com um simples chip. Esse processo não serve para detetar mísseis térmicos !!!

A mágica está, não tem exatidão e nem precisão (repetibilidade ruim).
Até é simples, em tese (desenhar, projetar), fazer um termômetro ou termostato com exatidão e precisão, mas é extremamente trabalhoso seu desenvolvimento devido aos ajustes no soft.

Há no mercado chips dedicados como referência zero e outros mais completos, não são baratos.
RobL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 29 Nov 2012 13:10

Será que pode ser feito com termopar tipo K? Tem o integrado MAX6675, que facilita a vida.
Fiz um com uma porr... ehr muitos estágios. Condicionador de sinal, fonte de referência específica, compensação de temperatura ambiente e mais algumas coisas. Está no link abaixo. Lá tem muitas informações, vale a pena dar uma olhada.

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 2209&pag=1

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor styg » 29 Nov 2012 13:45

MOR_AL tem que ser PT100 e termopar tipo J mesmo, até por questão de especificação usada em concorrentes...

Robl, não dá pra acreditar que esses controladores são ruins, não é qualquer controlador, Coel e Contemp são grandes fabricantes com certificação ISO, CE e outras q nem sei o que significam..
E em relação aos componentes simples, a deriva térmica geralmente tb é maior nesses modelos mais comuns.
Lucas
styg
Word

Mensagempor RobL » 29 Nov 2012 14:11

O fato de terem certificação ISO, CE e outras nada diz a respeito de exatidão e precisão. Pelos componentes que você narrou...

Seguir normas ISO, CE e outras, qualquer empresa não certificada deve até seguir, uma questão de organização (ISO), por exemplo, não usar chumbo em solda (CE), dentre outras, mas isto não garante que seu produto funcione se quer. Por exemplo, tenho vários reles, de sortidos fabricantes, que possuem 3 certificações em cada e não dá para usar nenhum deles, por serem ruins.
Se quiser exatidão e precisão, penso que o mais fácil são chips dedicados.
Já fiz usando esses chips aí com erro maior que 1*C (de 1 a 3*C) e só consegui 0.5*C em um trabalho para manter água a 36*C, todos com chips comuns, como os citados.
Nota: Grandes fabricantes fazem VW pequenos fazem Ferrari

Startup Texas ADS1247/48 para PT100 e OP instrumentação dedicado
RobL
Dword

Mensagempor styg » 29 Nov 2012 16:27

Realmente, concordo contigo, mas mencionei as certificações para mostrar que eram empresas maiores, que não iriam mentir especificação...

De qualquer forma, se eles conseguem um bom resultado com componentes simples, quer dizer que é possível.

Vou pesquisar uns appnotes aqui e postar um primeiro esboço do circuito para opiniões.
Lucas
styg
Word

Mensagempor styg » 12 Dez 2012 21:33

To pensando em usar o AD CS5550 para converter a leitura do PT100 o que acham?
É um AD fácil de achar e barato e bastante usado em balanças.
Lucas
styg
Word

Mensagempor andre_luis » 24 Dez 2012 16:42

Está trabalhando em que faixa de temperaturas ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor styg » 02 Jan 2013 21:58

Andre, vou usar em 2 aplicações, em uma de -10 a 60°C com PT100 em outra de ambiente a 500°C com termopar J.
Abraço!
Lucas
styg
Word

Mensagempor fabim » 03 Jan 2013 07:24

styg.
Uma questão!!
Porque PT100 e TJ ?

Eu utilizo um AD I2C da uXip, muitissimo bom e estável !!
Ele é duplo e balanceado com Vref interno e tudo mais.
MCP3426, eu utilizo ele para NTC 10K para medição entre -10°C e 60°C com base em calculo polinomial em faixas de 10 em 10°C.
Eu consegui resolução de 0.035°C, e máximo erro de +/-0.1°C em toda faixa.
Para um PT100, tu utiliza o outro canal e um simples I-REF de 100uA ou 1mA dependendo da faixa.

Termo par tu não tem precisão alguma !!

Serve apenas para ter uma noção literalmente !! hehehe
O Termopar varia muito de um fabricante para outro, é estupidamente não linear, suscetivel a ruidos, etc etc.
O T-J é muito utilizado para temperaturas maiores do que uns 800°C pra lá, tipo 1400°C etc.

Fica ai a deixa
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor styg » 03 Jan 2013 14:02

Aí Fabim, blz?

O PT100 é pq equipamentos concorrentes usam e em licitação está lá na especificação, então não da prá fugir..

O TJ é pq pra 500°C pelo que me falaram tem que ser termopar e com isolação mineral para aguentar a temperatura..

Tu ta falando de usar um canal o NTC e no outro o PT100? Pra que o NTC?
Lucas
styg
Word

Mensagempor fabim » 04 Jan 2013 08:23

styg escreveu:Aí Fabim, blz?

O PT100 é pq equipamentos concorrentes usam e em licitação está lá na especificação, então não da prá fugir..

O TJ é pq pra 500°C pelo que me falaram tem que ser termopar e com isolação mineral para aguentar a temperatura..

Tu ta falando de usar um canal o NTC e no outro o PT100? Pra que o NTC?

Mr.
Eu utilizo apenas para NTC 10K.
O 3426 é empregado em um front end em conjunto com um MUX, para aquisição de grandezas do equipamento.
Eu sugeri utilizar para PT100, pois ja o fiz assim e ficou lindo !!

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Voltar para Circuitos Diversos