Medir area peça

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Medir area peça

Mensagempor menegola » 29 Nov 2012 12:43

OLA..... nobres colegas.

Tentei fazer uns testes para medir area quadrada(100 até 500 mm2 peca material cobre)totalmente inregular,mas não deu muito certo.

Coloquei a peca em um um balde cobre com liquido condutivo, apliquei uma tensão de 24V na carcaca do balda e a peca(peca nao encontando no balde).
Resultado:
A com area de 100mm2 tive uma corrente de 10A.
A com area de 200mm2 tive uma corrente de 12A.

Como eu dobrei a area da peca a corrente tambem nao devria ser o dobro?
menegola
Word

Mensagempor RobL » 29 Nov 2012 15:49

No caso de uma solução condutora, a distância entre as placas terá maior influência. Por exemplo, mantendo duas placas planas quadradas paralelas, variando a distância a corrente circulante varia muito (não me recordo o comportamento). A temperatura também é um fator determinante. Conforme vai passando o tempo o meio aquece e muda bastante a corrente.
Você fala em um balde !!! A forma não é boa.
Tente isolar variáveis, usando uma cuba qualquer (balde), mas não ligue nada no balde. Coloque uma placa plana com dimensões conhecida e outra paralela ao plano da placa a ser medida, mantendo a mesma distância para os testes. Observar a temperatura da solução.
Não estou dizendo que esta seja uma forma adequada de medir área.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 29 Nov 2012 15:54

No caso de uma solução condutora, a distância entre as placas terá maior influência. Por exemplo, mantendo duas placas planas quadradas paralelas, variando a distância a corrente circulante varia muito (não me recordo o comportamento). A temperatura também é um fator determinante. Conforme vai passando o tempo o meio aquece e muda bastante a corrente.
Você fala em um balde !!! A forma não é boa.
Tente isolar variáveis, usando uma cuba qualquer (balde), mas não ligue nada no balde. Coloque uma placa plana com dimensões conhecida e outra paralela ao plano da placa a ser medida, mantendo a mesma distância para os testes. Observar a temperatura da solução.
Não estou dizendo que esta seja uma forma adequada de medir área.

Um possível método seria com efeito pelicular, corrente de alta frequência.
RobL
Dword

Mensagempor menegola » 30 Nov 2012 07:09

Concordo com o SR:
Mas coloquei as duas pecas com a mesma temperatura,mesma tensão,mesma distancia,mas com areas difarentes, a corrente não foi proporcional as areas.

Não deveria ser?
menegola
Word

Mensagempor RobL » 30 Nov 2012 07:27

Conforme lhe disse, não me recordo do comportamento da corrente em função da distância ou área. Este tópico se encontra mais facilmente em eletrodeposição.

Mas adianto que no caso do balde, sendo uma das placas (polo), a forma(do balde) torna a previsão mais difícil. Por exemplo, no centro das placas planas, o campo é uma linha reta, nas extremidades não, imagine isso em um balde!!!
Como pode ter colocado uma peça com o dobro da área em um balde sem alterar a distância entre a placa e o balde?

Faça a experiência em relação a uma placa plana, como referência sem usar o balde como polo. Coloque-as na vertical e vai entrando com elas na solução e veja a variação da corrente em função da área para ter uma ordem de grandeza em função da área.
RobL
Dword

Re: Medir area peça

Mensagempor andre_luis » 01 Dez 2012 12:17

menegola escreveu:...
A com area de 100mm2 tive uma corrente de 10A.
A com area de 200mm2 tive uma corrente de 12A.

Como eu dobrei a area da peca a corrente tambem nao devria ser o dobro?

Na verdade, a partir dessa informação, você agora tem as equações que podem modelar a resistencia da peça e do líquido condutor :

24v / ( 2*R_peça + R_líquido ) = 10A

24v / ( 1*R_peça + R_líquido ) = 12A

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Circuitos Diversos