Reator Queimando

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Reator Queimando

Mensagempor ÁgioFelipe » 04 Jan 2013 09:31

Pessoal, estou com o seguinte problema no meu aquário:
Tenho 6 lampadas fluorescentes T8 de 30w cada, ligadas em 3 reatores de 2x40W para T10/T12 pois não encontrei reatores especificos para os modelos de lampadas que tenho, além das lampadas tenho 2 bombas para filtros de aquario de 8w cada.
Só estou energisando 1 reator por vez, e este quando ligado acende as lampadas normalmente mas vai esquentando até queimar-se. Resolvi dá uma verificada no circuito do reator danificado e vi que o problema estava logo na entrada. O circuito começa com aquele filtro indutivo que é normal em eletronicos e logo depois tem 4 diodos formando uma ponte retificadora. Notei que a trilha antes do filtro indutivo estava partida e 2 diodos da ponte em curto, mostra que houve uma grande corrente na entrada.
Quando ligo os outros reatores eles vão esquentando tb, só que desligo antes que queimem.
Estou desconfiando das bombas, são cargas indutivas e todo o conjunto está conectado na mesma tomada.
Vi tb que esse é um problema de vários aquaristas, alguns até trocaram toda a iluminação por compactas.

Aguardo sugestões.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor fabim » 04 Jan 2013 10:14

Agilio.
Um reator eletrônico é projetado para uma DADA carga em sua saida, de forma que ele funciona 100% como um conjunto sintonizado.
Isto tanto em frequencia, quanto em tensão sobre o LC da saida.
Se você aplicar uma carga maior ou menor em sua saida, ocorre uma má sitonia o que força o circuito a aumentar a sua corrente!!!
Sim, armônicos danificam a entrada!! Mas não da forma que você informou !!!

Como disse tudo tem que ser sintonizado !!!

Coloque o reator e as lâmpadas de mesmo valor e não terá mais o problema !!!

Abraços !!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 04 Jan 2013 10:36

BLZ Fabim, vou procurar reator para 30W. E o fato de o reator ser para T10/T12 e eu estar utilizando para T8?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor fabim » 04 Jan 2013 10:58

cara eu sei que T8 é genérico, e T10/12 se não me engano tem a jogadinha do starter lento além do reator ser específico.
fora isto, que esta causando os problemas, tem o problema da potencia conforme eu informei.

Abraços

http://www.osram.com.br/osram_br/Profis ... index.html
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 04 Jan 2013 11:22

O negócio é conseguir reator eletrônico de 30w.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor jorgeluiz » 05 Jan 2013 01:12

reatores chineses vem sempre faltando alguma coisa pra diminuir custos de fabricaçao.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 06 Jan 2013 10:44

O que tenho aqui é da marca INTRAL, não sei se é xing-ling.
ÁgioFelipe
Word

Re: Reator Queimando

Mensagempor daniellp » 25 Mar 2013 10:27

Não sei como estão os da Intral hoje, mas há algum tempo (uns 7 anos) tive que trocar todos os reatores de casa, que eram da intral, pois estavam "explodindo". Os capacitores estufavam, vazava aquela gosma do eletrólito, queimava dois diodos e abria o fusível... No início troquei os capacitores, diodos e fusível, mas começou uma sequencia destrutiva, até que estavam queimando dois por semana... E o período diminuía entre um reparo e outro... Os reatores tinham menos de 1 ano de uso...

Entrei em contato com a intral que solicitou que eu enviasse os mesmos para analise. Eu concordei, desde que eles me mandassem outros em substituição antes. Como se recusaram a mandar eu troquei por minha conta, pois não podia ficar no escuro, e destruí, a marretadas, os intral, para evitar que alguém quisesse usar de volta...

A pessoa da intral que me atendeu perguntou se eles haviam sido instalados por uma pessoa qualificada. EU perguntei se 5 anos de engenharia elétrica, além de trabalhar em uma grande empresa do setor elétrico, me qualificariam para instalar. A pessoa, um pouco relutante, disse que sim. Tá certo, eu conheço alguns engenheiros eletricistas que não teriam nenhuma dificuldade para incendiar suas casas se tentassem mexer na instalação.

Hoje eu evito esta marca. Não sei se melhoraram, mas cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça %/fica estranho sem o trema%/.

Forte abraço.

Daniel.
Sat-freak....

Visite meu blog e deixe um comentário:
http://antenasesatelites.blogspot.com
daniellp
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 25 Mar 2013 15:08

Poisé, foram aos poucos quiemando todos os meus. Agora uso OSRAM!
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor dandrade » 12 Abr 2013 10:00

RGC é pior, alguns explodem após instalar.

Marca Eletromar, é um dos mais antigos em operação. O INMETRO, foi aprovado 20% das marcas, mas infelizmente o relatorio somente identifica os fabricantes com letras.

Atualmente, o reparo e melhoria que faço nos reatores é trocar o capacitor e adicionar os varistores. Praticamente, após colocar vários varistores, inclusive permanente na rede em série com fusível. As queimas se anularam, os danos agora por envelhecimento ou solda fria

Alguém, conhece reatores estrangeiros, digo americano e europeu? As normas são mais rígidas, seria bom conhecer o circuito.
dandrade
Nibble

Voltar para Circuitos Diversos