Chaveiro transmissor

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Chaveiro transmissor

Mensagempor vtrx » 18 Jan 2013 10:58

Não tem experiencia sobre aqueles 'chaveiros' usados em alarmes(sem fio) e queria saber como que eu posso comprar um e como funciona o circuito transmissor/receptor.
Tem circuito que usa um peqeuno controle com fios onde ficam alguns botões,mas me pediram para usar sem fio.
São módulos prontos ou tem que confeccionar os 'chaveiros'?
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 18 Jan 2013 15:08

Eu não tenho experiência com os chaveiros, mas:

1 - Tenho um transmissor de um alarme de carro em chaveiro. 3 volts. O circuito tem dois CIs (SMD) e um transistor SMD (parece). Em um CI consta
HCS200
/SNO332
"Símbolo da uchip" OVQ

No outro CI SMD, mais parrudo, consta
48C
0334F01
O modelo do Tx é Tx2003.

2 - Usei ele para projetar um receptor, que ainda tem que ser melhorado. Aliás só conheço receptores do tipo superregenerativos. Eles possuem um ganho muito grande. Maior que um simples amplificador de RF. Trabalham ora como oscilador, que coloca o ponto de operação para máximo ganho, ora como amplificador. Há uma frequência de transição entre esses dois modos. Algo em torno de algumas centenas de kHz. O receptor possui limitação da taxa de dados. Acho que é devido ao sintonizado com um fator de qualidade altíssimo, possuindo uma largura de banda pequena. Essas características limitam a taxa de dados a pouquíssimos kHz, um ou dois. Por possuir pequeníssima largura de banda e trabalhar em centenas de MHz, a frequência do receptor tem que ser estabilizada. Por isso usam o tal do SAW.

3 - Tenho um equipamento comercial de alarme. Central de Alarme SEG-TRON, modelo CR201M. Ele possui diversos transmissores sem fio (12 V), que funcionam parecido ao outro, mas mais fácil de entender.
O transmissor tem um transmissor a transistor com componentes do tamanho normal. Tem um CI
145026P
CPAB0545
Deve ser um serializador, pois convergem 8 jumps, que a gente pode cortar, formando um código. Já usei e funcionou como esperado.
Consegui que a comunicação de uns 25m entre o transmissor e a base atravessassem duas paredes e uma laje.

O consumo em ambos os transmissores é praticamente zero, uma vez que só há corrente quando o botão do Tx do carro, ou o reed do Tx do alarme é acionado.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 07 Fev 2013 15:39

vtrx,

Conheço dois tipos de CIs usados nesses controles um da Microchip e outro da Holtek.
Já trabalhei com o controle construído com o CI da Holtek aqui tem alguns datasheets http://www.holtek.com.tw/english/products/encoder_decoder.htm

No controle fica o CI encoder e em sua placa fica o CI decoder.
Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Andre_Cruz » 07 Fev 2013 15:40

vtrx,

Conheço dois tipos de CIs usados nesses controles um da Microchip e outro da Holtek.
Já trabalhei com o controle construído com o CI da Holtek aqui tem alguns datasheets http://www.holtek.com.tw/english/products/default.htm

No controle fica o CI encoder e em sua placa fica o CI decoder.
Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor andre_luis » 08 Fev 2013 07:06

Os CIs mais antigos que conheço, e fáceis de comprar no mercado local em cada esquina, são o par MC 145026 / MC 145027.

Sua codificação se baseia num conceito muito interessante : Não utiliza uma lógica binária, mas terciária; ou seja, cada pino de configuração do código no CI não aceita somente o 0v e 5v como níveis de entrada, mas também o "Hi-Z".

Com isso, a quantidade de combinações por pino, aumenta consideravelmente, se fosse feito pela lágica padrão.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Fev 2013 12:52

Então pessoal,o meu probelma não seria a encodificação/decodificação mas sim a embalagem e o circuito transmissor/receptor de pequeno volume.
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Fev 2013 21:11

Você vai precisar elaborar mais a questão...
Não está claro exatamente o que está precisando.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 11 Fev 2013 09:20

Não tem experiencia sobre aqueles 'chaveiros' usados em alarmes(sem fio) e queria saber como que eu posso comprar um e como funciona o circuito transmissor/receptor.
Tem circuito que usa um peqeuno controle com fios onde ficam alguns botões,mas me pediram para usar sem fio.
São módulos prontos ou tem que confeccionar os 'chaveiros'?

Você vai precisar elaborar mais a questão...
Não está claro exatamente o que está precisando.

Os CIs mais antigos que conheço, e fáceis de comprar no mercado local em cada esquina, são o par MC 145026 / MC 145027.

Então pessoal,o meu probelma não seria a encodificação/decodificação mas sim a embalagem e o circuito transmissor/receptor de pequeno volume.
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Fev 2013 16:23

Sem mais comentários da minha parte...
Boa sorte na sua pesquiza.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor hertzing » 27 Fev 2013 19:30

Atualmente estou utilizando o SI4010 da silicon labs.
É um uC com transmissor integrado, que utiliza poucos componentes, opera nos modos FSK e OOK, tem "auto ajuste" para a antena,....
Recomendo o Kit "4010-KFOBDEV-434".
hertzing
Byte

Re: Chaveiro transmissor

Mensagempor edison » 25 Mai 2013 18:20

Vc resolveu essa pendencia ?
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor vtrx » 25 Mai 2013 22:08

Ainda não,estou usando um Ifrared e suas desvantagens.
Projeto em pausa.
Como citei,o problema não é a parte eletronica em sí, a 'embalagem' que eu ainda não encontrei algo de fácil acesso.
vtrx
Dword

Mensagempor edison » 30 Mai 2013 00:57

vtrx escreveu:........a 'embalagem' que eu ainda não encontrei algo de fácil acesso.

Cases p/ controle remoto:

Tem a Patola:
http://www.patola.com.br/index.php?route=common/home .....Baixe o catálogo

ou bem mais específico em busca :

http://www.patola.com.br/index.php?rout ... &search=CR

Imagem
Imagem
Imagem

è só a carcaça vc tem que desenvolver a plaquina.
Seria isso ?
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor vtrx » 31 Mai 2013 18:36

Obrigado pelo Link,ja estou retomando a parte de Hardware de controle pois aproveitei a 'pausa' para programar uma versão do software do equipamento em Java/Android.
vtrx
Dword

Re:

Mensagempor Rodrigo_P_A » 02 Jun 2013 02:15

hertzing escreveu:Atualmente estou utilizando o SI4010 da silicon labs.
É um uC com transmissor integrado, que utiliza poucos componentes, opera nos modos FSK e OOK, tem "auto ajuste" para a antena,....
Recomendo o Kit "4010-KFOBDEV-434".

Olá, você está comprando em qual distribuidor este chip?
---
Rodrigo_P_A
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos