Chaveiro transmissor

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Chaveiro transmissor

Mensagempor vtrx » 18 Jan 2013 10:58

Não tem experiencia sobre aqueles 'chaveiros' usados em alarmes(sem fio) e queria saber como que eu posso comprar um e como funciona o circuito transmissor/receptor.
Tem circuito que usa um peqeuno controle com fios onde ficam alguns botões,mas me pediram para usar sem fio.
São módulos prontos ou tem que confeccionar os 'chaveiros'?
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 18 Jan 2013 15:08

Eu não tenho experiência com os chaveiros, mas:

1 - Tenho um transmissor de um alarme de carro em chaveiro. 3 volts. O circuito tem dois CIs (SMD) e um transistor SMD (parece). Em um CI consta
HCS200
/SNO332
"Símbolo da uchip" OVQ

No outro CI SMD, mais parrudo, consta
48C
0334F01
O modelo do Tx é Tx2003.

2 - Usei ele para projetar um receptor, que ainda tem que ser melhorado. Aliás só conheço receptores do tipo superregenerativos. Eles possuem um ganho muito grande. Maior que um simples amplificador de RF. Trabalham ora como oscilador, que coloca o ponto de operação para máximo ganho, ora como amplificador. Há uma frequência de transição entre esses dois modos. Algo em torno de algumas centenas de kHz. O receptor possui limitação da taxa de dados. Acho que é devido ao sintonizado com um fator de qualidade altíssimo, possuindo uma largura de banda pequena. Essas características limitam a taxa de dados a pouquíssimos kHz, um ou dois. Por possuir pequeníssima largura de banda e trabalhar em centenas de MHz, a frequência do receptor tem que ser estabilizada. Por isso usam o tal do SAW.

3 - Tenho um equipamento comercial de alarme. Central de Alarme SEG-TRON, modelo CR201M. Ele possui diversos transmissores sem fio (12 V), que funcionam parecido ao outro, mas mais fácil de entender.
O transmissor tem um transmissor a transistor com componentes do tamanho normal. Tem um CI
145026P
CPAB0545