Tutorial ASM51 - Chave a Fet

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Tutorial ASM51 - Chave a Fet

Mensagempor MOR_AL » 18 Jan 2013 15:54

Há alguns anos fiz uma chave a fet. O sinal pode ser atenuado de modo analógico.

Imagem

Observar que é possível aumentar-se a atenuação, aumentando-se os valores dos resistores de 1k5 e 2k7, por exemplo, em uma década.

Se quizer usar CI para manter a tensão de controle entre 0V e Vdd, pode-se usar o 4007, ou o 4016, ou 4066.

Fiz testes com o 4016. Depois eu posto.

Em todos os casos a impedância de saída é alta, necessitando um operacional com ganho unitário para baixar essa impedância.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor enigmabox » 19 Jan 2013 20:37

Mor_al.

Bem mais moderno que os 4066, há o DG441, DG221, que também são chaves analógicas. Mas em alguns casos, não é possível usar chaves integradas em um CI, mas sim transistores FET como mostra seu desenho.
Um compatível direto do BF245 que por sinal ainda é fabricado, é o MPF102.
Outro tipo de chave analogica que pode ser utilizada, é um led/lampada com um LDR, montados em um tubo, foi bastante utilizado em circuitos de audio.

http://www.vishay.com/docs/70053/dg441.pdf
enigmabox

Mensagempor andre_luis » 19 Jan 2013 21:51

Seria bacana se pudesse ser feito apenas com alimentação positiva, evitando a necessidade de haver uma fonte simétrica, no caso do circuito.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Jan 2013 22:25

É!
O fet só é interessante quando se dispõe de tensão simétrica. A vantagem é que é só um componente, mas com SMD isso não tem mais sentido.
Coloquei aqui por colocar.
Fiz em janeiro de 1987.
Qualquer fet serve. Esse é o que eu tinha, na época.
Esse circuito não é de uma chave analógica (o 4016 e 4066 são). Esse circuito é de um atenuador variável.
Aqui eu quis mostrar os limites.
André!
O 4007 tem mosfets canal N e P. Não testei mas acho que dá para fazer atenuadores variáveis (CAG) com a tensão de gate.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor enigmabox » 20 Jan 2013 11:48

Mor_Al,

O 4007 tem mosfets canal N e P. Não testei mas acho que dá para fazer atenuadores variáveis (CAG) com a tensão de gate.
MOR_AL

Eu ainda trabalho com umas placas analógica/digitais com DG441/DG442 onde comutam vários resistores em serie num amplificador operacional OP249, para controlar ganho de amplificação. Também tenho placas que usam para comutar sinais analógicos de varias fontes.
Funciona sim com CAG, também tenho uma placa com com circuitos integrados chaves a Fet.
enigmabox

Voltar para Circuitos Diversos