Circuito Usando Ram Dinamica

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito Usando Ram Dinamica

Mensagempor moahrs » 14 Mai 2013 11:58

Pessoal,

Sou leitor do forum, porem não tenho postado.

Eu venho desenvolvendo um projeto usando um 68000 e memoria ram dinâmica. Inicialmente comecei usando aqueles pentes antigos de EDO DRAM, que não possuem clock, são assíncronos.

Bom, fiz o circuito, que eu posso postar aqui sem problemas. O problema é que eu nao estou conseguindo gravar ou ler coisas dessa memoria... Achei que fosse por causa de ser EDO ou FPM e etc... fui atraz e nao tem problema, elas trabalham como uma DRAM normal (tipo 4164). Mas so pra tirar a duvida, fiz um pequeno banco de memoria ram dinamica usando 4 chips 81416 (tipo 4416), totalizando 16 bits.. mas mesmo assim nada...

Olhei o timings, e a principio deveria esta funcionando. A unica coisa quer nao fecha com o timing, é no final, da leitura ou gravacao, que mostra os tempos de subida dos sinais cas e ras, mostrando que o cas deve subir um pouco antes do ras, no meu caso estou fazendo os 2 subirem juntos. Mas os tempos estão até mais que o minimo, pois esto usando 10MHz como base de clock para controlar os sinais ras/cas.

Pelo que eu vi aqui no forum tem alguns projetos com DRAM, mas nao consegui achar uma resposta pro meu problema, ou nao procurei direito.. mesmo postando vou continuar procurando. Ja revirei a internet, achei varios sites bons, mas os timings sao sempre os mesmos. tenho medo de mudar o projeto, pois a placa ja esta impressa, e ter de "gambiarrar" na placa, rssss... Mas se tiver, paciencia.

Desde ja, agradeço pela atenção dispensada.
Grato.
Moacir Jr.
moahrs

Re: Circuito Usando Ram Dinamica

Mensagempor msamsoniuk » 15 Mai 2013 02:32

vc esta fazendo o refresh periodico da DRAM? sem refresh o conteudo dela eh sempre perdido depois de alguns milisegundos.

moahrs escreveu:Pessoal,

Eu venho desenvolvendo um projeto usando um 68000 e memoria ram dinâmica. Inicialmente comecei usando aqueles pentes antigos de EDO DRAM, que não possuem clock, são assíncronos.

Bom, fiz o circuito, que eu posso postar aqui sem problemas. O problema é que eu nao estou conseguindo gravar ou ler coisas dessa memoria... Achei que fosse por causa de ser EDO ou FPM e etc... fui atraz e nao tem problema, elas trabalham como uma DRAM normal (tipo 4164). Mas so pra tirar a duvida, fiz um pequeno banco de memoria ram dinamica usando 4 chips 81416 (tipo 4416), totalizando 16 bits.. mas mesmo assim nada...

Olhei o timings, e a principio deveria esta funcionando. A unica coisa quer nao fecha com o timing, é no final, da leitura ou gravacao, que mostra os tempos de subida dos sinais cas e ras, mostrando que o cas deve subir um pouco antes do ras, no meu caso estou fazendo os 2 subirem juntos. Mas os tempos estão até mais que o minimo, pois esto usando 10MHz como base de clock para controlar os sinais ras/cas.

Pelo que eu vi aqui no forum tem alguns projetos com DRAM, mas nao consegui achar uma resposta pro meu problema, ou nao procurei direito.. mesmo postando vou continuar procurando. Ja revirei a internet, achei varios sites bons, mas os timings sao sempre os mesmos. tenho medo de mudar o projeto, pois a placa ja esta impressa, e ter de "gambiarrar" na placa, rssss... Mas se tiver, paciencia.

Grato.
Moacir Jr.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 15 Mai 2013 08:11

Melhor voce postar as ligações elétricas.
Voce fez um teste no seu prog usando ram estática?
vtrx
Dword

Mensagempor renan-papaco » 02 Nov 2013 16:14

moahrs escreveu:Pessoal,

Grato.
Moacir Jr.

olha... sei q esse tópico tá velho mas é o seguinte.... é mais viável fazer o banco de memórias usando duas SRAM 62256 de 32KB.. se quer mais memória é só coloca-las em cascata...ligando bus de dados em paralelo a cada 8 bits formando dois bancos de 64KB de 8bits... e seus barramentos de endereços podem ser todos em paralelo...mas se quer uma quantidade de ram bem grande...sugiro procurar usar memória cache de placas mãe pentium antigas...ali tem uns 256...512KB de cache... ou procure outra sram com maior capacidade...são bem mais fáceis de manipular
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Voltar para Circuitos Diversos