alguém sabe programar o 6847?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

alguém sabe programar o 6847?

Mensagempor renan-papaco » 12 Nov 2013 14:47

a minha remessa chegou e montei esse circuito de testes como no esquema...http://devster.monkeeh.com/files/mc6847test.png

mas... eu tentei fazer essa VDG escrever apenas determinados caracteres na tela como se fosse um display LCD 16X2 por exemplo...onde colocamos o dado e habilitamos o sinal Enable para que o caractere seja inserido na tela.. tem tbm um modo de comando na qual nele você inicializa o display, limpa a tela, move o cursor, move palavras inteiras e etc. tem como fazer isso no 6847 de forma similar e somente no modo texto?até agora só consegui controla-la como vocês podem ver no esquema mas quando mudo os niveis lógicos de D0 a D5... a tela só muda todos os caracteres, eles ficam repetidos... coloquei D6 e D7 em 0 com resistor pull down e um dip switch bufferizado com 74LS244 em D0 a D5. já que no datasheet diz que a tabela ascii usada neste VDG é de 6 bits... os bits D6 e D7 são para controlar a VDP? cursor e etc?
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Re: alguém sabe programar o 6847?

Mensagempor msamsoniuk » 12 Nov 2013 22:12

ele parece estar funcionando como deveria! note que o 6847 nao tem memoria interna, entao vc precisa realmente conectar ele a uma memoria sram externa. nao tem muito segredo, imagine que o 6847 eh como um processador: ele gera continuamente enderecos e le continuamente dados da memoria, onde cada posicao corresponde a um caractere na tela. bom, daih vc vai perguntar: mas se eu conectar ele em uma memoria, como eu gravo coisas na memoria? simples, vc vai conectar um microcontrolador a mesma memoria... o truque eh justamente o seguinte: no microcontroladro vc vai programar os pinos que estao conectados aos dados e enderecos como entrada, de modo que os pinos fiquem em tri-state, o que vai permitir o 6847 acessar a memoria sem problemas. quando vc quiser atualizar o conteudo da memoria, vc ativa o pino MS do 6847 em nivel baixo e entao ele eh quem vai para tri-state, daih vc pode reprogramar os pinos do microcontrolador como saida e fazer a gravacao dos dados na memoria com o que vc quer que apareca na tela. bom, vc vai perceber que cada vez q atualizar a tela, a imagem vai ficar meio zuada, pq o 6847 nao consegue fazer varredura e atualizar a tela. o truque entao para eliminar esse problema eh vc ler o pino FS, que em nivel baixo indica justamente quando o 6847 nao estah fazendo varredura. entao eh assim simples: o seu proximo passo eh colocar uma 6264 e ligar tudo em um microcontrolador. quanto aos modos de video vc seleciona em pinos de configuracao no 6847 mesmo, mas acho que inicialmente vc pode ficar com o modo que estah no prototipo atual. depois que vc conectar a memoria e conseguir mostrar texto arbitrario na tela, vc se preocupa com isso.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor renan-papaco » 13 Nov 2013 17:10

bem...acho que entendi mais ou menos... mas analizando o esquema do TRS80 eu vi que o VDG não está em uma memória externa... tanto para poder apenas escrever na tela como poder usar o modo gráfico eu precisaria de uma ram externa? poderia por favor dar mais detalhes ´de como mapear a RAM externa do 6847? onde conectar os pinos WR RD, CS0 e CS1 da SRAM 6264( acho que pra ele uma 6116 ja dá de bom tamanho... não vou usa-lo em modo gráfico tão cedo)
renan-papaco
Byte

Mensagempor tcpipchip » 13 Nov 2013 20:07

Mas o olhando o esquema, nao tem que separar dado de endereço com um LATCH ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor renan-papaco » 13 Nov 2013 21:42

pior que não...o data bus vai direto pro 6847 vindo de um 74LS273... e o barramento de endereço nem é ligado em nenhum outro latch ou mux...ele simplesmente fica "aereo", flutuante la... não é usado. acho q o bus de endereços lá é mais pra modos gráficos mais detalhados ou algo assim... pois analizei o datasheet do CI e nem encontrei um circuito com ele com mem externa.
renan-papaco
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 13 Nov 2013 22:48

vc esta confundindo as coisas: o TRS80 utiliza um chip chamado MC6883 e ele funciona como controlador de DRAM e DMA para o 6847. esqueca o TRS80, que nao eh o seu caso, e veja a figura 17a do datasheet do 6847: as unicas coisas conectadas a memoria sao o bus de enderecos e o bus de dados, do qual ele usa apenas 6-bits quando operando em modo texto. na figura ele dah sugestao de ligar um bit no pino INV, assim vc pode armazenar um flag de video-reverso no caractere. bom, como eu comentei, vc vai usar o pino MS para deixar em tri-state o bus do 6847 e vc pode pensar da seguinte forma: o processador soh acessa a memoria durante o retraco vertical (indicado pelo pino FS em nivel baixo), assim vc pode ligar FS no microcontrolador. quando ele ler FS baixo, ele vai ativar MS e WR, de modo que o 6847 fique em tri-state e o microcontrolador escreva na RAM. quando ele sair do retraco vertical (FS vai para nivel alto), o microcontrolador desativa MS e WR e ativa RD. assim, se o microcontrolador nao precisar fazer nada, ele pode manter RD sempre ativo por padrao. quanto ao CS, provavelmente vai sempre estar ativo, pq vc soh vai ter uma RAM e ela vao operar de forma assincrona. assim, a operacao de escrita ou leitura, efetivamente, vai ser realizada por WR e RD.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor renan-papaco » 13 Nov 2013 23:05

msamsoniuk escreveu:vc esta confundindo as coisas: o TRS80 utiliza um chip chamado MC6883 e ele funciona como controlador de DRAM e DMA para o 6847. esqueca o TRS80, que nao eh o seu caso, e veja a figura 17a do datasheet do 6847: as unicas coisas conectadas a memoria sao o bus de enderecos e o bus de dados, do qual ele usa apenas 6-bits quando operando em modo texto. na figura ele dah sugestao de ligar um bit no pino INV, assim vc pode armazenar um flag de video-reverso no caractere. bom, como eu comentei, vc vai usar o pino MS para deixar em tri-state o bus do 6847 e vc pode pensar da seguinte forma: o processador soh acessa a memoria durante o retraco vertical (indicado pelo pino FS em nivel baixo), assim vc pode ligar FS no microcontrolador. quando ele ler FS baixo, ele vai ativar MS e WR, de modo que o 6847 fique em tri-state e o microcontrolador escreva na RAM. quando ele sair do retraco vertical (FS vai para nivel alto), o microcontrolador desativa MS e WR e ativa RD. assim, se o microcontrolador nao precisar fazer nada, ele pode manter RD sempre ativo por padrao. quanto ao CS, provavelmente vai sempre estar ativo, pq vc soh vai ter uma RAM e ela vao operar de forma assincrona. assim, a operacao de escrita ou leitura, efetivamente, vai ser realizada por WR e RD.

bem... acho que entendi agora. quanto ao barramento de dados eu posso conecta-los todos diretamente sem precisar usar nenhum TTL octal ne? tipo um 74LS245... daí se eu ativar o pino MS eu posso ativar também o WR assim escrevendo na VDP o caractere desejado, certo? dá pra fazer um pré teste colocando ele, a memória RAM e apartir daí poder escrever livremente na tela por meio de algum dip switch que irá simular um bus de dados?
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 13 Nov 2013 23:14

renan-papaco escreveu:
msamsoniuk escreveu:vc esta confundindo as coisas: o TRS80 utiliza um chip chamado MC6883 e ele funciona como controlador de DRAM e DMA para o 6847. esqueca o TRS80, que nao eh o seu caso, e veja a figura 17a do datasheet do 6847: as unicas coisas conectadas a memoria sao o bus de enderecos e o bus de dados, do qual ele usa apenas 6-bits quando operando em modo texto. na figura ele dah sugestao de ligar um bit no pino INV, assim vc pode armazenar um flag de video-reverso no caractere. bom, como eu comentei, vc vai usar o pino MS para deixar em tri-state o bus do 6847 e vc pode pensar da seguinte forma: o processador soh acessa a memoria durante o retraco vertical (indicado pelo pino FS em nivel baixo), assim vc pode ligar FS no microcontrolador. quando ele ler FS baixo, ele vai ativar MS e WR, de modo que o 6847 fique em tri-state e o microcontrolador escreva na RAM. quando ele sair do retraco vertical (FS vai para nivel alto), o microcontrolador desativa MS e WR e ativa RD. assim, se o microcontrolador nao precisar fazer nada, ele pode manter RD sempre ativo por padrao. quanto ao CS, provavelmente vai sempre estar ativo, pq vc soh vai ter uma RAM e ela vao operar de forma assincrona. assim, a operacao de escrita ou leitura, efetivamente, vai ser realizada por WR e RD.

bem... acho que entendi agora. quanto ao barramento de dados eu posso conecta-los todos diretamente sem precisar usar nenhum TTL octal ne? tipo um 74LS245... daí se eu ativar o pino MS eu posso ativar também o WR assim escrevendo na VDP o caractere desejado, certo? dá pra fazer um pré teste colocando ele, a memória RAM e apartir daí poder escrever livremente na tela por meio de algum dip switch que irá simular um bus de dados?

e uma outra coisa... para fazer um cursor piscar na tela ou dar espaço entre cada frase. ou deslocar frases inteiras... como isso pode ser feito?
renan-papaco
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 14 Nov 2013 01:37

renan-papaco escreveu:

bom, a resolucao de texto do 6847 eh 32x16 caracteres, o que requer pelo menos 512 bytes de memoria, ou seja, 9-bits de endereco. e como o 6847 esta sujeito a temporizacao de video, ele precisa ler meio que continuamente essa memoria. embora os caracteres tenham apenas 6-bits, provavelmente vc vai querer pelo menos o atributo de video-reverso, o que totalizaria pelo menos 7-bits para dados. assim vc teria um total de 16 pinos para dados e enderecos. daih vc precisa controlar o pino MS, RD e WR (o CS da memoria fica sempre ativo). e a logica eh simples: em operacao normal MS fica desativado, RD fica ativado. quando o microcontrolador precisa escrever, primeiro ele desliga RD, depois desliga MS, depois coloca os dados e enderecos no barramento e entao pulsa WR. e repete o ciclo quantas vezes precisar, mudando os enderecos e/ou dados conforme precisa e pulsando WR para efetivar a escrita. terminado o acesso, desliga MS e religa RD, o 6847 volta a fazer refresh da tela normalmente. ateh daria para fazer tudo isso com logica TTL, mas um microcontrolador eh justamente para integrar essas coisas em um chip unico. por sinal, minha sugestao eh que esse microcontrolador tenha uma serial, de modo que vc implemente uma coisa bem simples: quando chegar algo da serial, vc simplesmente grava direto na memoria de video e incrementa o endereco. assim, conforme vc vai mandando caracteres, eles simplesmente sao impressos a direita dos anteriores. em especial mesmo vc soh vai tratar 3 caracteres: o \n, que corresponde a uma nova linha (soma 32 no endereco atual), o \r que retorna ao comeco da linha (um and com 0x1e0 no endereco corrente deve truncar para o inicio da linha) e \f, que avanca uma tela inteira. nesse caso, teria que colocar o endereco em zere, fazer um loop ateh 512 gravando espaco e entao recolocar o endereco inicial para zero. isso vai apagar a tela e fazer com que os novos caracteres surjam no canto superior esquerdo da tela. e com isso vc tem uma especie de emulador de terminal super-simples. acho mais facil do que fazer com dip-switches.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Nov 2013 01:43

renan-papaco escreveu:
renan-papaco escreveu:

e uma outra coisa... para fazer um cursor piscar na tela ou dar espaço entre cada frase. ou deslocar frases inteiras... como isso pode ser feito?

para o cursor piscar vc precisa ter um timer de um segundo em um microcontrolador e entao vc alterna na posicao do cursor o flag de video-reverso. em alguns controladores de video vc tem isso automatico, mas acredito que no 6847 tem que fazer dessa forma, via microcontrolador. agora, para deslocar as coisas, tipo scroll, a coisa eh um pouco mais complicada. no 6847, ateh onde sei, nao tem como setar um offset de endereco como no 6845, entao acho que nao rola fazer scroll por hardware. isso significa que vc teria que ler a linha 1 inteira e copiar para a linha 0, daih ler a linha 2 e copiar para a linha 1 e assim por diante. daih a ultima linha vc preenche inteira com espaco e seta o cursor para o inicio dessa ultima linha.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor renan-papaco » 14 Nov 2013 08:23

obrigado mestre!!! realmente ajudou e muito. sobre a parada do dip switch seria apenas para um teste prévio... algo como um para ver se vai funcionar..ew usaria um microcontrolador como um pic ou um 89S52 para fazer o controle da VDP... agora só uma ultima duvida... o endereçamento da RAM de vídeo também tem que ser feita por meios externos na hora que o pino MS ficar ativo, né? e esse endereçamento pode ser um contador de progama como um CD4040 configurado para 9 bits(selecionar endereço progressivo) ou dois 74LS161 cascateados de forma a obter-se um contador de 9 bis colocando a saída carry out num 74LS74 formando uma expansão de 1 bit q é resetada quando os dois 74LS161 chegarem a 255 novamente... ou poderia fazer essa seleção de endereçamento de forma aleatória sem usar contador incrementavel?
renan-papaco
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 14 Nov 2013 10:57

renan-papaco escreveu:obrigado mestre!!! realmente ajudou e muito. sobre a parada do dip switch seria apenas para um teste prévio... algo como um para ver se vai funcionar..ew usaria um microcontrolador como um pic ou um 89S52 para fazer o controle da VDP... agora só uma ultima duvida... o endereçamento da RAM de vídeo também tem que ser feita por meios externos na hora que o pino MS ficar ativo, né? e esse endereçamento pode ser um contador de progama como um CD4040 configurado para 9 bits(selecionar endereço progressivo) ou dois 74LS161 cascateados de forma a obter-se um contador de 9 bis colocando a saída carry out num 74LS74 formando uma expansão de 1 bit q é resetada quando os dois 74LS161 chegarem a 255 novamente... ou poderia fazer essa seleção de endereçamento de forma aleatória sem usar contador incrementavel?

a ideia eh essa sim... mas veja que a capacidade de tri-state tem que existir dos dois lados: quando MS esta ativo, o 6847 fica em tri-state para o dispositivo externo acessar a memoria, mas quando MS fica inativo, o 6847 quer acessar a memoria e daih quem tem que ficar em tri-state eh o dispositivo externo. no caso de um CD4040, 74LS161 ou mesmo o dip-switch, eles nao possuem essa necessidade e vao dar conflito quando o 6847 fizer o refresh da tela. por isso eu acho que um microcontrolador eh a solucao mais simples e facil: quando MS estiver ativo, o microcontrolador programa os pinos como saida e grava na ram. quando MS estiver inativo, o microcontrolador programa os pinos como entradas e daih o 6847 tem acesso a ram. e claro, com o microcontrolador vc pode enderecar aleatoriamente qq byte, enquanto que com os contadores vc teria que preencher sequencialmente a memoria.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor renan-papaco » 14 Nov 2013 15:07

sim...mas dá pra selecionar aleatóriamente tudo com dip switch? sendo um de 8 vias pro bus de dados num 74LS541 e outro de 10 vias também com tree state para que este sirva pra selecionar o endereço da RAM de vídeo... não tenho muita experiência com microcontroladores. se bem que no caso os pinos conectados aos barramentos D0 a D7 e os pinos de A0 a A10(vou usar uma 6116) q forem ligados ao microcontrolador serão sempre pinos de saída, já que estou projetando um periférico de saída q é o VDG... o único pino de entrada q vou ter no uC será o pino MS que irá dizer ao microcontrolador o momento certo de se fazer uma escrita na RAM... posso projetar um circuito combinacional simplificado para essa tarefa... ou terei q ler alguma coisa do barramento de dados mesmo se for apenas para escrever na tela?

é valido lembrar que o que quero fazer é apenas um circuito de testes...sabendo como funciona aí sim posso partir pro software em C para 8051 ou para um PIC16F877 ... sabendo tudo isso eu projeto uma interface de teclado e uma interface serial podendo até criar uma arquitetura vintage de um microcomputador ótimo para estudo... não é uma boa ideia?
renan-papaco
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 14 Nov 2013 15:40

renan-papaco escreveu:sim...mas dá pra selecionar aleatóriamente tudo com dip switch? sendo um de 8 vias pro bus de dados num 74LS541 e outro de 10 vias também com tree state para que este sirva pra selecionar o endereço da RAM de vídeo... não tenho muita experiência com microcontroladores. se bem que no caso os pinos conectados aos barramentos D0 a D7 e os pinos de A0 a A10(vou usar uma 6116) q forem ligados ao microcontrolador serão sempre pinos de saída, já que estou projetando um periférico de saída q é o VDG... o único pino de entrada q vou ter no uC será o pino MS que irá dizer ao microcontrolador o momento certo de se fazer uma escrita na RAM... posso projetar um circuito combinacional simplificado para essa tarefa... ou terei q ler alguma coisa do barramento de dados mesmo se for apenas para escrever na tela?

é valido lembrar que o que quero fazer é apenas um circuito de testes...sabendo como funciona aí sim posso partir pro software em C para 8051 ou para um PIC16F877 ... sabendo tudo isso eu projeto uma interface de teclado e uma interface serial podendo até criar uma arquitetura vintage de um microcomputador ótimo para estudo... não é uma boa ideia?

acho que dah para fazer com o dip-switch sim, mas para simplificar vc pode colocar em cada linha de dados e endereco com pull-ups de 4K e com o dip-switch vc comuta para uma linha que possui uma chave que conecta essa linha em GND. assim, quando MS estiver ativo, vc seleciona o endereco e dados pelo dip-switch e entao pulsa o pino WR para fazer a escrita. daih antes de desativar o pino MS vc desativa a conexao do dip-switch em GND e ela fica em cima dos resistores de pull-up, o que nao interfere em nada no funcionamento do 6847 quando estiver controlando o barramento. ter uma logica que automatiza tudo isso eh interessante, mas se tiver mais fiacao ainda nao sei se eh vantagem. normalmente as pessoas usam um microcontrolador justamente para substituir logica TTL simples e diminuir o numero de componentes e simplificar a fiacao. sobre a leitura, depende do que vc vai implementar. se vc quiser fazer scroll da tela, por exemplo, vc precisa mover linhas na tela, o que significa que vc tem que ler e escrever pelo microcontrolador. mas se o microcontrolador tiver memoria suficiente, vc pode simplesmente ler isso de uma copia que vc jah tenha na memoria interna do microcontrolador e apenas escrever diretamente na memoria de video. daih a memoria interna do microcontrolador funciona como uma especie de cache: quando vc escreve, escreve em ambas as memorias, mas quando le, le apenas da memoria interna.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor renan-papaco » 14 Nov 2013 17:06

eu tenho um circuito com dip switches e leds no qual eu irei usar pra simular os barramentos. ele ja tem resistores pull up num buffer 74LS541 na qual eu posso optar por pulsar os dados na saída dele ou deixar sempre ativo... eu que projetei essa placa e dispensa você ter que armar tudo isso na protoboard .

acho que com oq ja foi explicado aqui já dá pra fazer alguma coisa... ao menos vou poder usar o flag inverter para fazer o cursor...quero fazer o scroll de frases depois.
renan-papaco
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos