circuitos diversos com lógica fixa:

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

circuitos diversos com lógica fixa:

Mensagempor renan-papaco » 07 Jan 2014 19:26

decidi compartilhar aqui com vocês esse circuito aqui:

Imagem

esse é o controlador de teclado matricial discreto... vc pode interfacea-lo no arduino ou em qualquer MCU facilmente... com ele é possível por exemplo...controlar muitas teclas usando apenas um uC pequeno como um PIC16F628, um 89S2051...qualquer outro q aceite entrada paralela... da até pra fazer um teclado serial...

o 74LS245 só libera os bits na saida quando uma tecla é pressionada, ele fica no tri-state quando não há nenhuma tecla pressionada. ao apertar uma tecla a varredura parará na sua coluna correspondente travando assim o contador 74LS161, e a combinação gerada por essa "pausa" vai ao bus de dados junto com o bit da linha q corresponde tbm a essa tecla, isso ocorre pq quando o pino q habilita o congelamento da contagem vai a 0, o pino q permite a passagem de dados no 245 tbm vai a 0... liberando os bits na saída. pode-se apertar mais de uma tecla da mesma linha q ela tbm será lida.
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Re: circuitos diversos com lógica fixa:

Mensagempor andre_luis » 07 Jan 2014 19:38

Renan,

Segue no link abaixo uma rotina interessante de interface de teclado, mas que no seu caso teria de fazer algumas modificações:
http://www.asm51.eng.br/phpbb/blog.php?action=view&article_id=8

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renan-papaco » 07 Jan 2014 19:46

a sua ideia e ótima...mas no meu caso prefiro o meu circuito até pq basta um switch case pra poder ler as combinações de bits geradas ao apertar alguma tecla
renan-papaco
Byte

Mensagempor tcpipchip » 07 Jan 2014 23:26

Podes usar tsmbem o 74xx922
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor renan-papaco » 08 Jan 2014 08:30

o 74LS922 é ótimo mas ele só é limitado a um teclado 4X4... meu circuito pode ser facilmente alterado pra QUALQUER TECLADO! da pra controlar facilmente até 256 teclas.(dependendo do teclado em questão)
renan-papaco
Byte

Mensagempor andre_luis » 08 Jan 2014 11:20

renan-papaco escreveu:...mas no meu caso prefiro o meu circuito até pq basta um switch case pra poder ler as combinações de bits geradas ao apertar alguma tecla

Tem razão, e na topologia do seu circuito, ainda dá pra implementar parte do conceito proposto naquele artigo, mas apenas nas colunas.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renan-papaco » 08 Jan 2014 11:36

andre_teprom escreveu:
renan-papaco escreveu:...mas no meu caso prefiro o meu circuito até pq basta um switch case pra poder ler as combinações de bits geradas ao apertar alguma tecla

Tem razão, e na topologia do seu circuito, ainda dá pra implementar parte do conceito proposto naquele artigo, mas apenas nas colunas.

+++

qual artigo?
renan-papaco
Byte

Mensagempor andre_luis » 08 Jan 2014 18:38

Me refiro ao Blog cujo link posti mais acima.
Ok, foi pouca modestia chamar aquilo de artigo...

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor renan-papaco » 08 Jan 2014 19:26

andre_teprom escreveu:Me refiro ao Blog cujo link posti mais acima.
Ok, foi pouca modestia chamar aquilo de artigo...

+++

bem...vocês também tem uns projetos seus? postem aqui tbm! pode ser com microcontrolador, CPU, discrete logic, FPGA... mandem ver!
renan-papaco
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 09 Jan 2014 16:51

Se for pra fazer algo que utilize poucos pinos do mcu, a melhor opção é um 4021.
Se for pra fazer uso do barramento do externo do 8051, a melhor opção é utilizar um decoder, e diodos.
Se for algo chiquê, utiliza um teclado usb.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor renan-papaco » 09 Jan 2014 17:59

Aquino escreveu:Se for pra fazer algo que utilize poucos pinos do mcu, a melhor opção é um 4021.
Se for pra fazer uso do barramento do externo do 8051, a melhor opção é utilizar um decoder, e diodos.
Se for algo chiquê, utiliza um teclado usb.

olha não é tirando onda não...mas ainda acho meu circuito bastante versátil diante dessas opções...pelo simples fato q com poucos componentes pode-se fazer um periférico inteiro destinando apenas um port pra controla-lo...sem falar que to reaproveitando um teclado majestoso de 11 linhas por 4 colunas... esse circuito aí de cima usa outro teclado q nem esta comigo mais...me disfiz dele por ele estar em mau estado já enquanto ao uso do 4021... ele é um registrador de deslocamento q converte de paralelo pra serial... ele é usado no controle do NES e no SNES(no caso do SNES usa dois desses) o lado bom do 4021 é q ao menos dá pra extender pinos de entrada fazendo uma espécie de "controle remoto" a cabo como se fosse um joystick... I/O mapeado pode ser uma boa tbm... um latch de saída pra fazer a varredura das colinas e um tri state pra ler as linhas(o teclado do MSX funciona desse jeito, via 8255 que basicamente está alí funcionando como portas de entrada e saída) e teclado USB... nem rola... o chip FT245BM ou o 232BM são em SMD...eu ainda nem dominei muito dessa area devido ao fato de eu ser hobbysta e gostar de circuitos antigos usando peças que já tenho. pois meu negócio é fazer algo novo com oq muitos consideram descarte.
renan-papaco
Byte

Mensagempor renan-papaco » 09 Jan 2014 18:10

outro classicão desenterrado do fundo do baú(nem tanto tbm...) esquema feito em 2009... época q comecei a estudar e mexer com sistemas micro processados pra valer...

Imagem

essa aí é uma interface de controle usando um 8255 via porta paralela de PC...era o q eu usava antes de aprender a programar 8051...
renan-papaco
Byte

Mensagempor MOR_AL » 10 Jan 2014 14:30

renan-papaco escreveu:outro classicão desenterrado do fundo do baú(nem tanto tbm...) esquema feito em 2009... época q comecei a estudar e mexer com sistemas micro processados pra valer...

essa aí é uma interface de controle usando um 8255 via porta paralela de PC...era o q eu usava antes de aprender a programar 8051...

... O diodo está invertido.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor renan-papaco » 10 Jan 2014 17:54

MOR_AL escreveu:
renan-papaco escreveu:outro classicão desenterrado do fundo do baú(nem tanto tbm...) esquema feito em 2009... época q comecei a estudar e mexer com sistemas micro processados pra valer...

... O diodo está invertido.
MOR_AL

kkkk e mesmo agora q reparei... erro de edição.
renan-papaco
Byte

Voltar para Circuitos Diversos