Problema com Fonte Chaveada

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Problema com Fonte Chaveada

Mensagempor fagovi » 08 Abr 2014 12:12

Pessoal bom dia;
Estou tentando concertar um receptor de parabólica, notei que as tensões não estão saindo....
Verifiquei a fonte e nada... por final notei que não há tensão no chip chaveador da fonte chaveada.
Notei que há 311v no capacitor de vbus, mas não chega nada no pino 7 do ICE165.
A tensão dele viria de um diodo 1n4148(D9) que sai de uma das pontas do transformador , em serie com um resistor(R109) e um outro diodo inversamente polarizado(d10)onde o anodo está no terra.
No trafo, uma ponta esta no terra, outras 3 tem 311v e essa que alimenta o chip 0v.

Obrigado a todos.

PS. O receptor é um LBSat modelo LB300
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Fagovi

"O Homem que deseja fazer algo arranja um meio, quem não quer fazer nada arranja uma desculpa" Provérbio Árabe.
fagovi
Bit

Re: Problema com Fonte Chaveada

Mensagempor andre_luis » 08 Abr 2014 21:41

Sem o esquema elétrico da placa fica praticamente inviável dar um palpite sobre o caminho a seguir.

De qualquer modo, esse CI que você passou o P/N, não consegui localizar na Web nenhuma referencia.
Tem certeza que o código é esse mesmo ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze2 » 09 Abr 2014 12:23

pois eu vou xutar...(minha especialidade)
-R109 aberto
-zener (o inversamente) ou capacitor em paralelo com ele em curto
-1n4148 aberto
-resistor R108 ou R107 aberto. xuto que ele serve pra dar uma préalimentação no ci. Depois ele se alimenta pelo 1n4148/R109
-curto nas saídas do secundário. diodos, capacitores, circuito lógico, etc
-ci ferrado.. aí ferrou
ze2
Byte

Mensagempor fagovi » 11 Abr 2014 00:19

Obrigado a todos pela ajuda...

Consegui o esquema do receptor.... vou dar uma olhadinha melhor esse FDS e volto a postar as novidades...

Para quem quiser, estou disponibilizando o esquemático.

Obraços;

Fagovi
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Fagovi

"O Homem que deseja fazer algo arranja um meio, quem não quer fazer nada arranja uma desculpa" Provérbio Árabe.
fagovi
Bit

Mensagempor marcelo_asm » 12 Abr 2014 09:40

o conjunto R107/R108 servem para que a fonte comece a funcionar, depois que o chaveador entra em funcionamento a alimentação (VCC) deve vir do próprio trafo, via D9/R109.

Se durante a ativação não aparece tensão via R107/R108 pode ser que estejam abertos, e aí o regulador não começa a operar e nunca vai "passar o comando" para a alimentação via D9/R109.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor fagovi » 21 Abr 2014 18:43

Olá Pessoal...
Novamente volto a incomodá-los com a minha "briga" com a fonte chaveada.
Nesse feriadão passei o dia tentando arruma-la mas não tive exito.
Dessoldei todos os componentes e medi cada um deles e nada...todos funcionando bem... o único que achei estranho por não conhecer, é o diodo em sério com o circuito snuber (D109 HER107). Segundo minhas medições, ele fica em bloqueio sempre, não importando o lado que eu coloque minhas pontas de prova...

Com o aparelho conectado a tomada (agora alimentando-o com 127), consegui medir em cima do R7 (470k) 115 vcc, porém na saída dele para R108 (220K) meu multímetro já indica 0Vcc.
Medindo a tensão em cima do zener de 18v, também não há tensão... o substitui por um de 11v 1w, porém nada aconteceu...

Será que o chaveador ICE2A0565 já partiu dessa pra melhor?

Obrigado pela ajuda...

Fagovi
Fagovi

fagovi
Bit

Mensagempor andre_luis » 22 Abr 2014 13:53

Olha, suponho que você tenha se referido ao R107, ao invez de R7, como mencionou acima. Pela medição que voce fez, pareceria realmente que o U100 pode estar queimado ( meu palpite, algum diodo de proteção interna ).

Outra coisa, quanto ao D109, o mais comum no caso de queima de diodos costuma ser ele entrar em curto, e não abrir, como foi o seu caso, mas essa foi a minha experiencia com diodos de sinal, pode ser que com retificadores seja diferente, sei lá...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Circuitos Diversos