como funciona um frequencimetro?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

como funciona um frequencimetro?

Mensagempor renan-papaco » 21 Abr 2014 19:14

podem me descrever detalhadamente como funciona um contador de pulsos? como um determinado clock serve para base de tempo e como o frequencimetro vai a 0 quando não recebe pulsos?
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Re: como funciona um frequencimetro?

Mensagempor ze2 » 22 Abr 2014 09:02

detalhadamente não dá. parcialmente serve? imagine uma porta and de duas entradas. numa, o sinal a ser medido. noutra, um pulso positivo de 1 segundo. a saída num contador com latch que é zerado na subida do pulso é acionado na queda do mesmo. Deu pra entender? Ou sem entender mesmo?
ze2
Byte

Mensagempor xultz » 22 Abr 2014 09:11

Simples: pegue uma base de tempo. O mais comum é de 1 segundo. Monte um contador que é ressetado por esta base de tempo, e no instante que faz o reset, também mostra o valor do contador num display.
E faça com que o sinal a ser medido incremente o contador.
Assim, se você tiver um sinal de, por exemplo, 150Hz, isso quer dizer que o sinal varia 150 vezes por segundo. Ao ligar no contador, ele vai incrementar até 150, quando será ressetado e esse valor vai para um display, que mostrará 150.
Aí você varia a frequência desse sinal de alguma forma para, por exemplo, 80Hz. O contador vai contar até 80, ressetar, e mostrar no display.
Aí você não liga nada no frequencímetro. O contador não vai contar, após passar 1 segundo ele vai ressetar e mostrar zero no display.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 22 Abr 2014 18:01

Mensagem apagada.
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 23 Abr 2014 12:21, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor renan-papaco » 23 Abr 2014 00:08

xultz escreveu:Simples: pegue uma base de tempo. O mais comum é de 1 segundo. Monte um contador que é ressetado por esta base de tempo, e no instante que faz o reset, também mostra o valor do contador num display.
E faça com que o sinal a ser medido incremente o contador.
Assim, se você tiver um sinal de, por exemplo, 150Hz, isso quer dizer que o sinal varia 150 vezes por segundo. Ao ligar no contador, ele vai incrementar até 150, quando será ressetado e esse valor vai para um display, que mostrará 150.
Aí você varia a frequência desse sinal de alguma forma para, por exemplo, 80Hz. O contador vai contar até 80, ressetar, e mostrar no display.
Aí você não liga nada no frequencímetro. O contador não vai contar, após passar 1 segundo ele vai ressetar e mostrar zero no display.

vamos supor q eu tenha um CD4040... contador de 12 bits.. então se eu injetar um clock com base de tempo de 1 segundo, liga-lo ao reset ele irá resetar uma vez por segundo... no espaço que ele resetar, ele vai contar os pulsos que são injetados na entrada de clock deste CI... e se agora.. se o meu frequencimetro possuir 4 contadores CD4029? neste caso, terei que dividir minha base de tempo ou ela pode permanecer sempre de 1Hz? se sim...acabam de me dar uma baita luz!!! obrigadão aí gente!

no caso pelo q entendi, cada vez que houver um reset do contador, o latch do display deverá estar habilitado para "segurar" o numero nele né?
Sabe quem mais programa um 8051 com ROM externa? MINHA MÃE! HOOOOOOOOOOOOOOOOOO
renan-papaco
Byte

Voltar para Circuitos Diversos